FIQUE POR DENTRO

sábado, 25 de agosto de 2012

Grande sucesso a 1ª seletiva do MISS INDIGENAFRO, em São Miguel Paulista


 A primeira seletiva regional do Concurso Miss Brasil TRIBUTO INDIGENAFRO UNIDOS PELA VIDA 2012, realizada na Casa de Cultura Antonio Marcos, em São Miguel Paulista, no último dia 29 de julho, foi um grande sucesso.
O espaço Oficinas, do equipamento municipal, foi a passarela por onde desfilaram mais de 40 jovens, com idade entre 06 e 25 anos, representando a beleza, a graça e a comunicação das raças Indigena e Afro da região Leste de nossa cidade. Com platéia lotada, as candidatas desfilaram em dois horários. Pela manhã foi a vez das crianças dominarem os palcos com sua graça e pureza características. Logo em seguida, às 16 horas, cederam lugar às jovens teens e adultas, que mostraram sua desenvoltura e graciosidade na passarela da beleza, com o compromisso real de representar a grande miscigenação cultural, existente em todos cantos do nosso Município.
Um belo desfile para um grande juri, composto por profissionais da mídia, ações sociais, empreendedores, defensores das causas e modelos, a exemplo dos senhores: David Indígena Guarani, Dinaldo Luiz, Ubirajara Indígena Pataxo, Sonia Xucuru, sra Janete , Gigi Monteiro, Emily Monteiro, dra Fátima Feitosa e Sra Lourdes Wolff. Á tarde, além das três últimas nominadas no juri matutino, também compuseram a bancada de jurados os senhores Marcos Belisário, Indigena David Martin, dr. José Carlos, Alan Rocha, jornalista Edson Marques e Carla Cruz.
Organizado e idealizado pelo Instituto Nacional para a preservação da Cultura Indigena e do Meio Ambiente-ITA -PRODIGI e Agito Cultural, o evento trouxe uma grande variedade de apresentações e coreografias típicas que deixaram, literalmente, sem fôlego, todos os presentes. As danças reproduziram os sentimentos, alegrias e expectativas daquilo que, cada raça ali tratada, tinha se objetivado fazer. Um resgate à cultura, a força e à natureza do povo do Brasil. Simplesmente lindo.
A decoração e a culinária apresentadas, regadas a muita fruta e água de coco, deram a tônica da refeição indígena e o respeito aos costumes de um povo, conforme explicou a idealizadora e presidente do Instituto, sra. Ita Venâncio.
O sub prefeito de São Miguel, sr. Luis Massao Kita, se fez representar pelos senhores Robson Bertoloto, Silvinho Silva e Pedro Moreira, respectivamente, supervisor de cultura, coordenador da Casa de Cultura Antonio Marcos, e agente cultural, que colaboraram com total atenção à infra estrutura e realização da Seletiva.
No final da tarde o evento foi encerrado com a classificação de mais de 20 jovens, que já estão inscritas, para a próxima fase, onde disputarão com as vencedoras das outras quatro regiões do município de São Paulo. A segunda etapa da Seletiva Zona Leste do MISS INDIGENAFRO 2012, está marcada para o próximo dia 16 de setembro, na mesma Casa de Cultura Antonio Marcos. Vale a pena conferir. Participe.
Acompanhe as imagens e conheça as vencedoras desta bela e inesquecivel festa...

Por: Malucy Nogueira - Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FESTIVAL DE CINEMA - LESTE 3


Diretoria de Ensino Leste 3 recebe até amanhã vídeos produzidos por alunos para festival de cinema

A zona leste é o tema a ser abordado pelos estudantes neste ano

Os alunos da rede estadual interessados em participar da 3ª edição do Festival de Cinema da Diretoria Regional de Ensino Leste 3 têm até amanhã, 21 de setembro, para enviar à instituição os vídeos. Os filmes devem ter como tema “Zona leste: presente, passado e futuro”. Os materiais podem ser produzidos por estudantes que cursem a partir do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas da região abrangida pela Diretoria de Ensino Leste 3. O festival será realizado em outubro.
Os alunos devem entregar os trabalhos produzidos à direção das escolas em que estudam para que as equipes gestoras encaminhem o material à diretoria de ensino.
Para a dirigente de ensino da região Leste 3, Maria Helena Tambellini Faustino, o festival é uma ótima oportunidade para os estudantes expressarem sua opinião sobre o bairro onde vivem. “Itaquera vai sediar a abertura da Copa do Mundo em 2014. É um grande passo para a região. É importante que os alunos conheçam e, principalmente, demonstrem o que bairro pode oferecer”, avalia a educadora.
As categorias dos vídeos, que devem ter duração de no máximo um minuto, são divididas em animação e curta-metragem. Em ambas, os materiais produzidos e selecionados na unidade escolar para envio ao núcleo pedagógico da diretoria têm de contemplar a expressão em língua portuguesa e em língua estrangeira, podendo ser inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês (idiomas ensinados no CEL da Escola Estadual Fadlo Haidar, localizada na região).
As produções podem ser feitas utilizando qualquer dispositivo que permita a criação de obras audiovisuais digitais. Todos os alunos que enviarem filmes receberão certificado e terão os trabalhos publicados no site da Diretoria de Ensino Leste 3 e no YouTube. O Festival de Cinema premiará os participantes com troféus e medalhas.

Sobre o festival

O tema “Zona leste: presente, passado e futuro” tem como foco a despertar entre os alunos o interesse pelo local em que residem. Segundo a docente Ligia Mara, da Escola Estadual Silvana Evangelista, que teve participantes vencedores nas duas edições anteriores, o enfoque deste ano incentivará não somente a criatividade, mas também levará os estudantes a explorar histórias que eles não conheciam. “A cada ano que passa, a maturidade adquirida pelos nossos alunos é representada nos vídeos produzidos por eles”, comenta a professora de química e ciências, que auxilia os alunos na produção dos filmes.
Em 2011, o tema do festival foi “Diversidade e Inclusão”, cuja dimensão contemplou diferentes aspectos da diversidade cultural, étnico-racial, religiosa, biológica, física e psíquica. Na segunda edição do projeto, mais de 40 vídeos foram produzidos por alunos de 19 escolas da Diretoria Regional de Ensino Leste 3.
Em 2010, o festival privilegiou a temática socioambiental e a criatividade, buscando premiar os trabalhos que apostaram na conscientização para o cuidado com o meio ambiente.

sábado, 18 de agosto de 2012

Senac Vila Prudente oferece bolsas de estudo na área de administração e negócios



Vagas estão disponíveis para o curso livre em Auxiliar de Escritório

O Senac Vila Prudente está com vagas para bolsas de estudos no curso de Auxiliar de Escritório. A iniciativa integra a Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo, que ao longo do ano tem oferecido oportunidades de capacitação gratuitas.

Para participar, basta ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais (R$ 1.244) e não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsas na instituição. As inscrições já podem ser realizadas e encerram cinco dias úteis antes da data de início dos cursos, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro. Os interessados devem se inscrever diretamente pelo portal www.sp.senac.br/bolsasdeestudo.

Sobre o Senac São Paulo
Para atender à demanda de formação profissional, o Senac São Paulo oferece cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais ou a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Já empresas públicas e privadas têm à disposição o Atendimento Corporativo, com equipe especializada em desenvolver cursos sob medida para as necessidades das organizações.

O Senac São Paulo oferece ainda acesso à profissionalização para a população economicamente desfavorecida com a Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. O programa, que já concedeu mais de 130 mil bolsas de estudo, contribui para a inclusão social e proporciona o desenvolvimento por meio da educação.

Com programação distribuída em 55 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, a instituição conta também com três campi do Centro Universitário Senac e os hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão, além da Editora Senac São Paulo, que publica livros didáticos e de mercado.

Sob a gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o Senac São Paulo reúne a força de 1,8 milhão de empresas e promove a difusão de conhecimento e empreendedorismo há 66 anos.

Serviço:
Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo
Inscrições: www.sp.senac.br/bolsasdeestudo
Gratuito

Curso oferecido:
Auxiliar de Escritório
Local: CEU Meninos – Rua Barbinos, 111 – Ipiranga – São Paulo
Data: 20/8/2012 a 6/11/2012
Horário: das 14h30 às 17h30
Vagas: 30

Mais informações pelo site: www.sp.senac.br
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PRIMEIRO CURSO DE MEDICINA DE ITAQUERA TEM INÍCIO NO DIA 1 º DE AGOSTO


Faculdade Santa Marcelina e Hospital celebram a abertura do curso, 100 anos da Congregação Marcelina e 50 anos de atuação na área da saúde.

O curso de Medicina, que representa um marco na história da zona leste com uma concorrência de candidato\vaga de 44,5 e nota máxima no MEC, atraiu estudantes de diversas partes do país terá grandes diferenciais.
O principal deles será o campo de estágio no Hospital Santa Marcelina, que é referência no estado de São Paulo nas diversas áreas de atuação e níveis de complexidade. Os pacientes têm acesso à medicina de alto nível em todas as especialidades, nas áreas diagnósticas e terapêuticas. “Hoje o Hospital já conta com 42 programas de residência médica e de aperfeiçoamento, o que comprova nossa larga experiência na formação de médicos”, diz o Dr. Pedro Vital, coordenador do curso.
O curso é semestral e possui em sua grade curricular, além dos componentes obrigatórios, grandes inovações.“Nós vamos inserir o aluno no Programa Saúde da Família, que acompanhará o estudante durante toda a sua formação. Tivemos também o cuidado de inserir algumas disciplinas que fazem parte da vida do médico e não estão inclusas na formação clássica, como gestão da saúde, introdução à pesquisa científica emedicina baseada em evidencia”, explica.
Outro diferencial é a humanização na assistência, com a participação dos Doutores da Alegria. “O nosso objetivo é mostrar uma face mais humanizada do médico com o paciente, principalmente na faixa etária pediátrica, na qual os Doutores da Alegria mais desenvolvem assuas atividades”, finaliza.
O Hospital Santa Marcelina tem mais de 700 leitos, sendo 77 voltados à terapia intensiva em estrutura comparável aos melhores centros médicos do País. Ainda oferece transplantes de órgãos, medula óssea e tratamentos avançados de câncer.

Programação
8h – Recepção
8h30 – Missa celebrada pelo Dom Manuel Parrado Carral, Bispo da Diocese de São Miguel Paulista.
9h30 – Abertura Oficial – Composição de Mesa de Autoridades Governamentais
11h – Cerimônia de Entrega de Jalecos
11h40 – Apresentação Cultural Guri Santa Marcelina
12h – Encerramento
Local: Teatro Luigi Biraghi –Faculdade Santa Marcelina
Rua Cachoeira Utupanema, 40, Itaquera, São Paulo
11 2217 9110