FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FESTIVAL DE CINEMA - LESTE 3


Diretoria de Ensino Leste 3 recebe até amanhã vídeos produzidos por alunos para festival de cinema

A zona leste é o tema a ser abordado pelos estudantes neste ano

Os alunos da rede estadual interessados em participar da 3ª edição do Festival de Cinema da Diretoria Regional de Ensino Leste 3 têm até amanhã, 21 de setembro, para enviar à instituição os vídeos. Os filmes devem ter como tema “Zona leste: presente, passado e futuro”. Os materiais podem ser produzidos por estudantes que cursem a partir do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas da região abrangida pela Diretoria de Ensino Leste 3. O festival será realizado em outubro.
Os alunos devem entregar os trabalhos produzidos à direção das escolas em que estudam para que as equipes gestoras encaminhem o material à diretoria de ensino.
Para a dirigente de ensino da região Leste 3, Maria Helena Tambellini Faustino, o festival é uma ótima oportunidade para os estudantes expressarem sua opinião sobre o bairro onde vivem. “Itaquera vai sediar a abertura da Copa do Mundo em 2014. É um grande passo para a região. É importante que os alunos conheçam e, principalmente, demonstrem o que bairro pode oferecer”, avalia a educadora.
As categorias dos vídeos, que devem ter duração de no máximo um minuto, são divididas em animação e curta-metragem. Em ambas, os materiais produzidos e selecionados na unidade escolar para envio ao núcleo pedagógico da diretoria têm de contemplar a expressão em língua portuguesa e em língua estrangeira, podendo ser inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês (idiomas ensinados no CEL da Escola Estadual Fadlo Haidar, localizada na região).
As produções podem ser feitas utilizando qualquer dispositivo que permita a criação de obras audiovisuais digitais. Todos os alunos que enviarem filmes receberão certificado e terão os trabalhos publicados no site da Diretoria de Ensino Leste 3 e no YouTube. O Festival de Cinema premiará os participantes com troféus e medalhas.

Sobre o festival

O tema “Zona leste: presente, passado e futuro” tem como foco a despertar entre os alunos o interesse pelo local em que residem. Segundo a docente Ligia Mara, da Escola Estadual Silvana Evangelista, que teve participantes vencedores nas duas edições anteriores, o enfoque deste ano incentivará não somente a criatividade, mas também levará os estudantes a explorar histórias que eles não conheciam. “A cada ano que passa, a maturidade adquirida pelos nossos alunos é representada nos vídeos produzidos por eles”, comenta a professora de química e ciências, que auxilia os alunos na produção dos filmes.
Em 2011, o tema do festival foi “Diversidade e Inclusão”, cuja dimensão contemplou diferentes aspectos da diversidade cultural, étnico-racial, religiosa, biológica, física e psíquica. Na segunda edição do projeto, mais de 40 vídeos foram produzidos por alunos de 19 escolas da Diretoria Regional de Ensino Leste 3.
Em 2010, o festival privilegiou a temática socioambiental e a criatividade, buscando premiar os trabalhos que apostaram na conscientização para o cuidado com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.