FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Orkut chega ao fim

Orkut chega ao fim nesta terça-feira: “falta de comprometimento do Google foi determinante”, analisa estrategista de marketing

Para Gabriel Rossi, a empresa não inovou e menosprezou a crescente popularidade do Facebook

O Google desativa nesta terça-feira, 30 de setembro, o Orkut - rede social que fez muito sucesso no Brasil e que estava em alta até agosto de 2011. Mas o que levou à morte da Orkut? Para o especialista em marketing Gabriel Rossi, diversos fatores levaram à queda de popularidade do Orkut. Entre eles está o fato de que a rede ficou parada, sem apresentar algo de novo para os usuários. “O Google menosprezou seu principal concorrente, o Facebook. Faltou comprometimento da empresa com seu produto”, afirma.

Segundo Rossi, em relação ao Orkut, o Facebook flexibilizou a navegação e melhorou a customização. “Sem falar que se tornou um fenômeno cultural na maioria dos países. A estratégia da rede social de Mark Zuckerberg sempre foi a de construir uma internet dentro da internet. E isto atrai os usuários, que encontraram várias vantagens no Facebook”, avalia.

O especialista também lembra que o Orkut não respeitou o conceito mais importante da web: autenticidade. “Havia um grande erro na concepção do Orkut: não se preocupar com a autenticidade dos perfis na rede. A quantidade de fakes desmoraliza o ambiente e cria uma massa grande de irrelevância e ofertas promocionais abusivas”.

Mas para ele o fator principal de queda do Orkut foi a linha seguida pelo Google. “A culpa é exclusivamente da falta de criatividade e dinamismo da organização com relação à identidade da rede social. O Google já não é uma empresa tão nova e sua missão como marca deixa bem claro a irrelevância do Orkut em sua estratégia corporativa – a de organizar a informação do mundo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.