FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 14 de abril de 2020

Ministério da Saúde distribui 54 mil testes que identificam o coronavírus



Devido ao aumento dos testes que detectam o coronavírus, o registro de casos da doença no Brasil deve crescer a partir de abril. A informação foi dada por autoridades do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto na última semana.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, possivelmente há uma subnotificação de casos da Covid-19 no país, pois, até agora, não havia testes que atendessem à demanda da população.

O ministro explica que o aumento de ocorrências do coronavírus pode ocasionar queda de mortes pela doença, pois o aumento do número de óbitos está diretamente relacionado à baixa testagem da Covid-19.

“Vocês vão ver muitos casos confirmados. E isso vai fazer o quê? Se você aumenta o número de casos confirmados, você diminui a letalidade, pois a letalidade é o número de óbitos versus o número de casos confirmados. Hoje, o número de casos notificados está muito menor que o número de casos confirmados na nossa sociedade.”

Ao todo, o Ministério da Saúde distribuiu 54 mil testes que identificam o coronavírus a todos os estados do país. Os testes RTP-CR são utilizados para o diagnóstico da Covid-19 já em estágio avançado. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Oliveira, explica.

“Os laboratórios estão ganhando, cada vez mais, velocidade e capacidade de produção. Nós tivemos, no final de fevereiro, a capacitação dos profissionais de laboratório que ainda não tinham realizado os testes RTP-CR, então eles estão fazendo com mais frequência.”

Além desses, a mineradora Vale doou 5 milhões de testes rápidos para profissionais de saúde e de segurança, que já começaram a ser distribuídos por todo o Brasil.

Para mais informações, acesse: saude.gov.br/coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.