FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O governador Geraldo Alckmin entregou na manhã desta sexta-feira, 21, mais três composições modernizadas para a frota da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Com a entrada em operação desses veículos, sobe para cinco o número de trens modernizados na Linha 3-Vermelha. O evento de entrega aconteceu na Estação Sé do Metrô.

"Nos novos trens, cada trem tem seis vagões, então são 18 vagões a mais. Nós passaremos o intervalo de 103 segundos para 85 segundos. Esse ganho de 20% é direto em termos de capacidade, porque é 20% a menos no intervalo entre trens, 20% a mais no número de trens e 20% a mais na capacidade de transporte. Então passaremos de 65 mil passageiros por hora para 80 mil passageiros por hora aqui na linha 3 do Metrô", afirmou o governador.

Com ar-condicionado e vários aprimoramentos tecnológicos, as composições, de seis carros, fazem parte do lote de 98 unidades - 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha do Metrô - que passarão por modernização até 2014. Essas mudanças em curso visam obter padrão de desempenho e acessibilidade equivalente ao existente nos novos trens recebidos a partir de 2008.

O trem modernizado ganhou também câmeras de vigilância (quatro internas por carro e outras duas externas nas cabeceiras da composição), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus). As unidades também receberam sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, como sob chuva, além de melhorias no sistema de tração, na ergonomia e iluminação.

As intervenções trouxeram mais eficiência ao sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes, que possibilitam menor consumo de energia). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e mais rápido acesso às informações geradas pela viagem, pois as mais significativas ficam dispostas no console de comando ou na própria cabine.

As normas de acessibilidade estão contempladas com espaços para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas. O interior dos carros traz mapa dinâmico visual das estações, comunicação em braile e dispositivos de emergência para comunicação com o operador.. A modernização também inclui sistema de som mais moderno que permite melhor audição das mensagens sonoras eletrônicas e das mensagens divulgadas pelo operador de trem, além de uma série de "pega-mãos" fluorescentes para pessoas com dificuldades visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.