FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Saúde pesquisará comportamento gay para aperfeiçoar prevenção à Aids

Pesquisadores vão aplicar 1.000 questionários rápidos e oferecer teste de HIV na região central da cidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá realizar, a partir deste mês, uma ampla pesquisa sobre o comportamento de gays, homens que fazem sexo com homens e travestis no centro de São Paulo sobre práticas sexuais e prevenção do HIV. Cerca de 1.000 pessoas deverão ser ouvidas ao longo dos próximos três meses.

Batizado de projeto SampaCentro, o estudo, realizado em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tem como objetivo conhecer melhor os hábitos deste público e possibilitar o aprimoramento das ações de prevenção à Aids.

Dados epidemiológicos do programa estadual de DST/Aids, da Secretaria, apontam que a prevalência de HIV/Aids entre a população geral é de 0,6%, enquanto em gays e outros HSHs (homens que fazem sexo com homens) chega a 10,5%.

A pesquisa, coordenada pelo Centro de Referência em DST/Aids, da Secretaria, será realizada nos bairros da República e Consolação. Serão abordados frequentadores de bares, boates, academias, cinemas e outros espaços da região central. Quem aceitar colaborar voluntariamente com a pesquisa irá responder um questionário objetivo de caráter sócio-comportamental e será convidado a realizar um teste anti-HIV.

O teste de HIV será realizado em um posto itinerante do projeto, que pode funcionar em uma van ou dentro dos estabelecimentos onde os pesquisadores estiverem atuando. Os dias, horários, locais e até as pessoas que serão abordadas serão escolhidos por sorteio para garantir a representatividade do trabalho.

Identificação

Os entrevistadores usarão colete azul e prancheta para abordar o público. Todos são profissionais da área da saúde ou de ciências sociais e são altamente qualificados para o levantamento.

“É importante ainda salientar que todas as respostas fornecidas pelos participantes serão mantidas em sigilo, bem como suas identidades”, afirma a médica Maria Amélia Veras, uma das coordenadoras do projeto.

Para quem tiver dúvidas, é possível acessar o site do projeto (www.projetosampacentro.com.br) para consultar mais detalhes da pesquisa e até conversar com os entrevistadores, se considerar necessário.

Resultados

O resultado do exame anti-HIV não ficará pronto na hora da entrevista. Os voluntários poderão buscá-lo pessoalmente após em 15 dias no CRT (rua Santa Cruz, 81, na Vila Mariana).. A equipe do CRT entregará os resultados e dará orientações, além de disponibilizar outros exames. Nos casos em que o resultado for positivo, os voluntários serão convidados a fazerem a matrícula no centro para que passem a receber atendimento médico especializado.

O estudo foi idealizado porque foi constatada a necessidade de compreensão mais adequada das características pessoais e sociais dos diversos grupos, já que biologicamente, a prática de sexo desprotegida é que coloca os seres humanos em risco e, por isso, todos, independentemente da opção sexual, estão sujeitos à infecção por HIV.


Curso online de Assistência de Enfermagem ao Paciente com HIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.