Nossos Vídeos

sábado, 2 de maio de 2015

MDS participa de encontro sobre segurança alimentar em Teresina (PI)

28/04/2015 18:40

Foto: Ana Nascimento/MDS


Encontro é preparatório para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivo é auxiliar gestores e sociedade civil a entender a importância das políticas de segurança alimentar e nutricional

Brasília, 28 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa de encontros preparatórios para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em novembro deste ano, em Brasília. Organizados pelos governos estaduais e municipais, os eventos preparatórios são oportunidades para destacar o quanto o Brasil avançou no combate à fome e que o principal desafio agora é promover a alimentação saudável.

Nesta quarta-feira (28), a analista técnica de políticas sociais da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS Ana Flávia Souza fala sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no I Encontro de Conselheiros Estaduais e Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí, em Teresina. "O objetivo é apresentar o Sisan e sensibilizar os municípios quanto à importância da segurança alimentar e nutricional para a população", afirma.

O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí (Consea/PI) e pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/PI). O objetivo é auxiliar gestores e sociedade civil a entender a importância das políticas de segurança alimentar e nutricional e de realizar as conferências locais. Também serão discutidas as responsabilidades legais e limitações e a intersetorialidade do Sisan. Além disso, os municípios vão apresentar suas limitações, conquistas, estratégias e planejamento de ações em segurança alimentar e nutricional.

Sisan – Criado em 2006, o Sisan coordena as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articula a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito à alimentação adequada. A adesão ao sistema reforça duas ações que ainda devem ser enfrentadas no Brasil e no mundo: garantir o acesso à alimentação, por meio da busca ativa ao número de famílias que ainda estão em insegurança alimentar, e promover a qualidade dos alimentos que são ingeridos pela população.

Todos os estados já aderiram ao Sisan e os municípios começaram a aderir. A partir da adesão, eles podem formular e implementar suas políticas de forma mais integrada e promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação da situação de alimentação e nutrição local e ainda podem verificar o impacto dos programas federais na sua população.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0