FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Energia de Belo Monte já chega às casas dos consumidores

A energia elétrica da Usina Hidrelétrica Belo Monte está chegando às casas de milhões de consumidores brasileiros desde o último domingo (3), informa a empresa Norte Energia, concessionária do empreendimento.

A primeira turbina a entrar em operação, na Casa de Força Principal (sítio Belo Monte), iniciou a sincronização com o Sistema Interligado Nacional (SIN) no domingo (3), com capacidade de gerar até 611,1 Megawatts (MW). Uma outra turbina menor, de 38,9 MW, foi sincronizada na Casa de Força Complementar (Sítio Pimental) na última segunda-feira (4).

As duas unidades geradoras estão na fase de pré-operação comercial. Na próxima etapa, elas receberão a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar a operação comercial. Nessa fase de testes, a energia já é remunerada pelo sistema elétrico, mas os contratos de venda firmados em 2010, data do leilão da usina, com 27 empresas distribuidoras de 17 Estados, só começam a vigorar na fase de operação comercial, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Belo Monte é formada por duas casas de força, sendo a principal dotada de 18 turbinas tipo Francis, com capacidade de 611,1 MW cada uma, totalizando 11 mil MW. Quando concluída, essa casa de força responderá por 97% da energia do empreendimento.

A casa de força complementar terá seis turbinas do tipo bulbo, com 38,9 MW, e capacidade total de 233 MW. Ou seja, toda a energia que será gerada na casa de força complementar corresponderá a apenas 38% da capacidade de uma única turbina da casa de força principal. Quando se fala em atraso no fornecimento de energia da Usina de Belo Monte, a referência é apenas a essas seis turbinas, ou 3% da energia a ser gerada, destaca a Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.