FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 23 de abril de 2013

A SUA PROFISSÃO É DE TIRAR O SONO?



Pesquisa americana revela as cinco carreiras mais privadas de sono e os riscos que um repouso de baixa qualidade pode causar à saúde

O que advogados, policiais, médicos, economistas e profissionais da saúde que trabalham em casa, como enfermeiros e cuidadores, têm em comum? Segundo a última pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção e Pesquisa Nacional de Saúde americanos, as cinco carreiras foram classificadas como as mais privadas de sono, com uma média em torno de sete horas de descanso por noite – uma hora a menos do que recomendam os especialistas.

Para a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, os turnos de trabalho irregulares ou muito longos, o acúmulo de tarefas, assim como as preocupações geradas devido ao exercício de atividades de risco, vão minando a regularidade do sono do indivíduo dia após dia. Com isso, os níveis de estresse crescem, vem o aumento de peso e a predisposição do organismo a algumas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras. “Quando há privação de descanso, ocorre uma série de alterações no organismo, que contribuem para o surgimento de estresse e dores no corpo, devido a diminuição na secreção de substâncias, como a serotonina e a endorfina, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar. Além disso, ter um sono escasso aumenta o risco de doenças, pois o sistema imunológico precisa de um descanso adequado para responder às ameaças com eficiência”, explica.

A consultora recomenda às pessoas que façam um balanço dos seus hábitos cotidianos a fim de garantir que, as inquietações próprias de cada profissão, não impactem negativamente na qualidade de vida e de seus relacionamentos. “Dormir em um ambiente escuro e arejado, corrigir sua postura e aumentar o seu conforto utilizando travesseiros adequados ao seu biótipo e ao gosto pessoal, reduzir o consumo de café e demais alimentos que contenham cafeína, praticar regularmente exercícios físicos, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo, além de manter uma alimentação balanceada, são atitudes que ajudam a ter um sono realmente reparador, independentemente da sua ocupação. O sono desempenha um importante papel em nosso organismo, além disso, repousar de forma insuficiente afeta funções primordiais, como a atenção, a memória, a concentração e o humor”, finaliza.


Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há mais de 20 anos no mercado. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável. Site: www.duoflex.com.br

AGENDA SESI A.E. CARVALHO - ABRIL 2013

EUDÓXIA DE BARROS
Data: 26 (sexta) de abril / 20h

Eudóxia de Barros é uma das mais renomadas pianistas brasileiras e neste recital variado de solo de piano pretende enfatizar os 150 anos de Ernesto Nazareth, mas também em seu repertório estão obras de grande relevância, compostas por Zequinha de Abreu como Brejeiro (tango), Apanhei-te Cavaquinho (polca), mas tambem tocará compositores clássicos e contemporâneos como Mozart, Chopin, Debussy, Albeniz, Liszt, Oswaldo Lacerda e Lorenzo Fernandes.
L — Livre para todos os públicos
Erudito e Popular, 60 min
Piano: Eudóxia de Barros

CHICO TEIXEIRA
Data: 27 (sábado) de abril / 20h



Compositor e cantor, Chico Teixeira representa a nova geração da boa música brasileira. Nascido em São Paulo, criado no mato, sua música sobrevoa o campo. Canta sobre a vida e seu jeito de entender o mundo. Chico trás à tona sentimentos que de certa forma foram esquecidos nessa atmosfera saturada, que é o cenário cultural e artístico no Brasil. Descrever qual a sua linha musical e por onde navega as melodias de Chico, foi seu próprio pai, o músico Renato Teixeira, mestre conhecedor de sua trajetória que o fez em uma conversa informal. “Chico é Folk; brasileiro.
L — Livre para todos os públicos
Popular, 60 min
Voz e Violão: Chico Teixeira / Violão de sete cordas: Luciano Barros / Contrabaixo: Daniel Doctors / Percussão: Valquíria Plaza

SERVIÇO
Local: Teatro do SESI A.E. Carvalho - r. Deodato Saraiva da Silva, 110. Parque das Paineiras
Capacidade: 125 lugares e 04 para cadeirantes
Informações e agendamentos: (11) 2026-6021
ENTRADA GRATUITA – os ingressos serão distribuídos 60 minutos antes do início da apresentação. 



Senac Penha oferece vagas gratuitas para curso Organizador de Eventos



Interessados em atuar em eventos têm à disposição o curso Organizador de Eventos no Senac Penha. O título capacita o profissional a identificar oportunidades na área para realizar eventos com qualidade e alinhados ao desejo do cliente. Com início em 5 de junho, o curso que integra a Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo recebe inscrições no site www.sp.senac.br/bolsasdeestudo até o dia 27 de maio ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.
O curso orienta os participantes a montar e interpretar propostas de acordo com aspectos jurídicos, financeiros e administrativos, além de considerar valores técnicos e operacionais para execução de eventos.
Interessados nas bolsas de estudo devem atender aos pré-requisitos: ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais (R$ 1.356) e não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsas na instituição. Para efetuar a matrícula o candidato deve enviar os documentos por e-mail, via Correios ou pessoalmente na unidade.

Serviço:
Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo
Gratuito
Curso Organizador de Eventos
Local: Senac Penha – Rua Francisco Coimbra, 403 – São Paulo
Data: 5/6 a 1/8/2013; 2ª a 6ª
Horário: das 13h30 às 18 horas
Mais informações pelo site: www.sp.senac.br
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SHOW DE BOSSA NOVA NO VARANDA COPAN - PRAÇA DA REPÚBLICA

























O projeto Bossa Nova Tupiniquim estreia dia 17/4 no restaurante VARANDA COPAN localizado 
embaixo do edifício "Copan" cartão postal de São Paulo.

A noite paulista ganha agora o melhor da BOSSA NOVA interpretada pelos cantores MILENA CASTRO e JONAS BAKER.

O local é muito bem frequentado por executivos e moradores do centro da cidade e já conta com música ao vivo no estilo MPB durante a semana. Agora com a introdução da Bossa Nova, pretendemos levar música de bom gosto para um público selecionado, atraindo os turistas que vem a São Paulo para as feiras de eventos e negócios internacionais.” Declarou Claudionor Costa, diretor executivo da Tupiniquim Entertainment. A empresa é responsável pelo intercâmbio cultural Brasil – Japão com experiência em todos os tramites de relacionamento internacional concernente à documentação e contratos relacionados ao show business.


SERVIÇO:
BOSSA NOVA TUPINIQUIM
DIA 17/04 a partir das 20hs
Local: VARANDA RESTAURANTE & LOUGE COPAN
AV. IPIRANGA, 200 – PÇA DA REPÚBLICA – SP
INFORMAÇÕES: 3120-4442

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Senac orienta o contribuinte para declaração do IR 2013


 
Unidades localizadas na Penha e Itaquera oferecem programação especial para os contribuintes

Dia 30 de abril é o prazo da Receita Federal para que os contribuintes entreguem suas declarações do Imposto de Renda 2013. Para quem ainda tem dúvidas, as unidades Itaquera e Penha do Senac São Paulo oferecem uma programação especial.

O Senac Penha promove a série de palestras Imposto de Renda 2013 - Regras e Dicas com o docente de finanças e contabilidade Edivaldo Gomes de Souza Jr. Na oportunidade, os participantes terão orientações sobre como realizar suas declarações e informações sobre a entrega, deduções, cadastro de bens, pagamentos, dependentes, fiscalização, prazos e demonstração de cálculo para distinguir a declaração completa da simplificada. Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site www.sp.senac.br/penha.

Já o Senac Itaquera oferece plantões gratuitos para esclarecer as dúvidas da comunidade sobre a documentação e o preenchimento dos formulários necessários. As orientações para a declaração correta do IR 2013 serão feitas pelos alunos e docentes do curso Técnico em Contabilidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição com antecedência, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.

Confira a programação das unidades:

Senac Penha
Palestra Imposto de Renda 2013 – Regras e Dicas
Local: Rua Francisco Coimbra, 403 – Penha
Datas: 5/4; 12/4 e 19/4
Horário: das 19h30 às 21h30
Inscrições: www.sp.senac.br/penha
Gratuito

Senac Itaquera
Orientação para a Declaração do IR 2013
Local: Av. Itaquera, 8266 – Itaquera
Inscrições: no Senac Itaquera, por ordem de chegada
Gratuito

Dúvidas sobre documentação:
Datas: 9 e 16/4/2013
Horário: das 19h30 às 21h30

Dúvidas sobre a montagem da declaração:
Data: 18/4
Horário: das 19h30 às 21h30

Data: 27/4
Horário: das 10 às 14 horas

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais


Gravidez pode aumentar ocorrência de distúrbios da visão


Gravidez pode aumentar ocorrência de distúrbios da visão

Durante a gravidez, a mulher passa por mudanças emocionais e físicas. Os olhos não costumam ser poupados, podendo sofrer distúrbios temporários e até mesmo permanentes. Sabe-se que a sensibilidade da córnea diminui em muitos casos, principalmente nos últimos três meses, voltando ao normal pouco tempo depois de o bebê nascer. Também pode ocorrer o espessamento da córnea, bem como um aumento de curvatura e inclinação – prejudicando a visão e podendo resultar na falta de acomodação das lentes de contato. Em algumas gestantes, o problema persiste inclusive durante o aleitamento materno.

De acordo com o doutor Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Hospital de Olhos Eye Care, em São Paulo, os principais problemas oculares que podem ocorrer durante a gravidez são quatro: 1) olho seco; 2) visão embaçada; 3) desdobramentos da pré-eclampsia; e 4) desdobramentos do diabetes gestacional.

"Durante a gravidez, a gestante pode perceber que os olhos estão mais secos que o normal. A síndrome do olho seco, neste caso, pode provocar muito desconforto durante o uso de lentes de contato e até irritações nos olhos", diz o médico, indicando o uso de lágrimas artificiais para lubrificar os olhos durante o período. "Vale ressaltar que, dependendo do tipo de lente de contato que se usa, há uma marca de lágrima artificial apropriada e que não vai danificar o material. Também é importante que o médico oftalmologista indique uma substância segura para a gestante". 

O especialista também aponta a retenção de líquidos como um problema comum durante a gravidez e que pode alterar a espessura e o formato da córnea. "Mínimas mudanças desse tipo são suficientes para resultar em visão distorcida ou embaçada, sem foco. Apesar do desconforto, não é preciso se alarmar, já que o problema costuma ser transitório". Caso a gestante sinta uma mudança relevante na visão, seu oftalmologista poderá prescrever lentes apropriadas para o período em questão. "Também as cirurgias corretivas de visão deverão ser adiadas para depois de o bebê nascer, já que haverá uma acomodação natural do grau no período pós-parto", diz Neves.

Os desdobramentos da pré-eclâmpsia também merecem atenção especial e podem ser identificados através dos olhos em 5% a 8% das gestantes.  Na opinião do médico, dois fatores muito importantes da pré-eclâmpsia são o aumento da pressão sanguínea e a presença de proteína na urina. Diante desse quadro, é provável que a paciente grávida se queixe de perda temporária de visão, maior sensibilidade à luz, visão embaçada ou com formação de halos ou flashes. "Na presença desses sintomas, principalmente se a paciente tiver histórico de hipertensão, o médico responsável pelo pré-natal deverá ser imediatamente comunicado, já que essa condição progride rapidamente e pode resultar em sangramento ou outras complicações".

Também o diabetes gestacional costuma apresentar desdobramentos que são considerados graves quando não controlados a tempo. "Altas taxas de açúcar no sangue, quando associadas ao diabetes, podem danificar pequenos vasos sanguíneos que alimentam a retina. O risco, inclusive, aumenta durante a gravidez. Por este motivo, quer a gestante seja diabética, quer tenha adquirido o que chamamos de diabetes gestacional, sua visão poderá apresentar problemas relacionados a nitidez e foco. Sendo assim, é importante contar com um acompanhamento médico especializado durante os nove meses de gravidez, principalmente mantendo os níveis de açúcar no sangue dentro de parâmetros aceitáveis", diz Renato Neves.

Mais informações: Prof. Dr. Renato Neves, médico-oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo – www.eyecare.com.br

MAIS SOBRE O EYE CARE HOSPITAL DE OLHOS

Em 1991, o médico oftalmologista Renato Augusto Neves criou o Eye Care Hospital de Olhos.  Com o sucesso da iniciativa – que já acumula mais de 65 mil cirurgias a laser – dez anos depois resolveu aplicar o conhecimento adquirido na Harvard Medical School  (onde cursou pós-doutorado em Imunologia e se especializou em Córnea e Catarata) na criação da Fundação Eye Care – um projeto social que realizou 50 mil atendimentos gratuitos em sua primeira década de vida, com os projetos 'Meus Olhinhos' e 'Vi o vovô Ver'. Hoje, são principalmente as cirurgias personalizadas a laser que mantêm toda a estrutura da clínica e da fundação. Elas são resultado de um esforço internacional, envolvendo cientistas e oftalmologistas, para utilização da luz do laser na correção de erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Atento oferece cerca de 10.528 oportunidades de carreira em todo o Brasil no mês de abril


Eleita uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo segundo o instituto americano Great Place to Work, a Atento oferece diversas oportunidades de carreira, possibilitando desenvolvimento contínuo na companhia, que emprega mais de 85 mil profissionais em todo o território nacional

São Paulo, 01 de abril de 2013. A Atento, empresa de Contact Center e terceirização de processos de negócios (BPO), abre 10.528 oportunidades de emprego em todo o Brasil, sendo 10.413 para os cargos de teleoperador e 115 para serviços presenciais.

As vagas para teleoperador estão distribuídas da seguinte forma: 4.374 na capital do estado de São Paulo, 1.297 em São Bernardo do Campo (ABC Paulista), 256 em Santo André (ABC Paulista), 546 em São José dos Campos (SP), 464 em Campinas (SP), 336 em Ribeirão Preto (SP), 936 em Santos (SP), 1.395 no Rio de Janeiro (RJ), 228 em Belo Horizonte (MG), 502 em Goiânia (GO), 31 em Curitiba (PR) e 48 em Porto Alegre (RS).
Para os serviços presenciais, a Atento oferece 115 oportunidades para promotores de vendas I, distribuídas em uma vaga em São Paulo, 18 em Belo Horizonte (MG), 27 em Curitiba (PR), 39 em Florianópolis e 30 em Porto Alegre (RS).  

A companhia é uma das maiores empregadoras do País e foi reconhecida nacionalmente pelo instituto americano Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar nas unidades de Salvador e Rio de Janeiro, sendo que a do Rio também foi classificada na lista das melhores empresas para trabalhar no estado. A empresa se destacou ainda com a central de Goiânia, certificada como a melhor empresa para trabalhar na região Centro-Oeste e no segmento de TI e Telecom no Brasil além de ter conquistado o posto de umas das 25 melhores empresas para trabalhar no mundo.

Além disso, a Atento não exige experiência para o cargo de teleoperador e que os candidatos têm a oportunidade de desenvolver carreira em uma multinacional com presença em mais de 15 países.

Neste sentido, a empresa possui projetos que estimulam continuamente o desenvolvimento de seus funcionários com oportunidades de ascensão da carreira em todo o Brasil. Para isso, a companhia investe fortemente em políticas voltadas a pessoas, como a de Remuneração Variável, uma iniciativa de valorização para reconhecer e recompensar os esforços concentrados na busca pela superação das metas corporativas. Entre os programas destacam-se a Academia Atento (criada em 2007, aprimora a formação e o desenvolvimento das equipes que atuam nas diversas áreas da empresa); o E-Learning (projeto que contempla mais de 50 cursos online, de temas diversos, todos gratuitos e com duração média de 15 horas); Banco de Potenciais (desenvolvimento de funcionários para cargos de gestão) e o Escalada (Programa de recrutamento interno que possibilita desenvolvimento de carreira na empresa).

Perfil e como candidatar-se

Vagas Operacionais

O perfil para o cargo de teleoperador é segundo grau completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação. Para candidatar-se para as vagas de teleoperador, os interessados devem se cadastrar no site: www.atento.com.br.

Serviços Presenciais
Para promotor de vendas I, o perfil exigido pela Atento é segundo grau completo, conhecimentos em informática e tecnologia, dinamismo, objetividade, organização, habilidade para argumentar, pró-atividade, experiência em vendas, além de ser desejável ter experiência no cargo.
Para candidatar-se às vagas presenciais (promotor de vendas I), os interessados devem enviar seu currículo para o e-mail abaixo, de acordo com a localidade:

Rio Grande do Sul: selecaopdvrs@atento.com.br
Santa Catarina: selecaopdvsc@gmail.com

Benefícios
Todas as oportunidades de trabalho na  Atento são em regime CLT. A empresa oferece assistência médica, vale-refeição ou vale-alimentação, seguro de vida, assistência odontológica, vale-transporte, auxílio-creche e auxílio à criança especial.

A remuneração  varia de acordo com o cliente e a carga horária. Além disso, a companhia tem parcerias com instituições de ensino em todo País (em cursos superiores, pós-graduação, MBA, escolas de idiomas e informática) e são descontos que variam de 10% a 50% do valor da mensalidade, sendo que alguns são válidos inclusive para os dependentes. Vale ressaltar que esta parceria é um benefício para todos os funcionários da Atento.

Sobre a Atento

Atento é uma empresa de Terceirização dos Processos de Negócio (Business Process Outsourcing - BPO) no setor de Gestão do Relacionamento com Clientes (Customer Relationship Management - CRM), líder na América Latina e a segunda maior empresa do mundo em sua categoria. A partir de 1999, a companhia desenvolveu seu modelo de negócio em mais de 15 países, onde emprega mais de 150 mil pessoas. A Atento possui mais de 500 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços em plataforma multicanal. Seus clientes são empresas multinacionais líderes nos setores de telecomunicações, bancário e financeiro, saúde, varejista e administração pública, entre outros. www.atento.com

Exageros na busca do corpo perfeito na adolescência pode resultar em baixa estatura e doenças

Exageros na busca do corpo perfeito na adolescência pode resultar em baixa estatura e doenças

Pesquisa norte-americana aponta que 40% dos adolescentes se exercitam visando aumento de massa muscular e 38% já recorrem à suplementação

A ditadura do corpo em forma, com músculos bem definidos, também é uma preocupação dos adolescentes. Mais de 40% dos meninos nesta faixa etária, aponta pesquisa publicada no Pediatrics com mais de 1.300 participantes, exercitam-se regularmente para ganhar massa muscular, sendo que 38% recorrem à suplementação e 6% já experimentaram esteróides anabolizantes.

Como o esporte está associado à saúde, muitos pais incentivam esse tipo de comportamento nos filhos, sem saber o perigo que estão expostos. As lutas (UFC, MMA, Jiu Jitsu, entre outras), hoje na moda, também despertam o desejo desses jovens - prova disso é o anuncio recente de que Ronaldo, 12 anos, filho mais velho do ex-jogador Ronaldo, está se lançando como profissional de MMA. Será que para ficarem fortes a ponte de enfrentar adversários, a musculação pesada é essencial?

Para esclarecer as dúvidas sobre o polêmico tema, o fisiologista Diego Leite de Barros, do HCor - Hospital do Coração em São Paulo, responde as questões abaixo.

A partir de que idade é possível ingressar nas modalidades de lutas? E se for profissional, que exige treinamento pesado e alimentação específica? 

As lutas marciais são atividades recomendadas para crianças a partir de 6, 8 anos, nesta fase, a dominância lateral, força, velocidade e noção espacial começam  a se desenvolver de forma mais acelerada e estímulos do tipo serão de grande ajuda na maturação do equilíbrio e controle de movimentos. Na questão do treinamento  visando alto rendimento, não é recomendado até  que o desenvolvimento do adolescente esteja completo.

É indicado fazer musculação na adolescência?

A musculação feita de forma intensa, de hipertrofia pura, pode prejudicar o desenvolvimento físico do adolescente e interferir no seu crescimento, já que as epífises ósseas não estão "fechadas" e o treinamento de alta sobrecarga interfere nesta área, responsável pelo crescimento da massa óssea.

Quais atividades físicas são recomendadas para esses jovens?

As atividades de movimentação mais ampla e que trabalham diferentes capacidades físicas são as melhores, pois ajudam a desenvolver essas habilidades em um momento propicio, em que passam por um processo de transformação e formação do corpo. É preciso ter cuidado, no entanto, com atividades de altas intensidade e altas sobrecargas, que podem causar lesões e comprometer o crescimento.

Muitos adolescentes sonham com músculos e abdômen definido, é possível alcançar um corpo sarado nesta idade sem se machucar?

Não existe nenhuma razão lógica para querer se adquirir "músculos e abdômen  definidos" nesta idade. As crianças precisam fazer esporte e se divertir durante a pratica de exercícios e não procurar objetivos estéticos. É essencial que aprendem a importância dessas atividades na saúde e como forma de socialização, não para se tornarem musculosos.

Quais os riscos da ingestão indevida de suplementos?

Os suplementos são indicados para quem tem necessidades energéticas acima das convencionais e para aqueles que em sua dieta precisam de algum tipo de complemento. Quando se usa suplementos para acelerar o processo de ganho de massa muscular ou acelerar sua recuperação de algum treino mais intenso, devemos ter muito cuidado e o acompanhamento de um nutricionista. Quando a suplementação não respeita as características e reais necessidades podemos sobrecarregar alguns órgãos como rins e fígado, entre outros.

Por que é perigoso usar anabolizantes?

Como levam à maturação esquelética e puberdade precoce, o adolescente deixa de crescer, fica com baixa estatura. Além disso, aumenta as chances de lesão,  gera infertilidade, dores nas articulações, acne, retenção hídrica, disfunções renais e hepáticas, entre outras complicações. Ainda leva a alterações de humor, quadros depressivos e irritabilidade.