FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Itaquera comemora 322 anos!




Este mês Itaquera comemora seus 322 anos!


O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". A data de fundação do Bairro ainda é uma incógnita. A primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria.
No entanto, data de 1820 a primeira referência sobre a povoação de Itaquera, onde existia um simples e precário rancho conhecido como a "Casa Pintada". Ali os viajantes paravam para descansar e reabastecer-se de provisões.
A povoação de Itaquera começa a se desenvolver mesmo a partir da inauguração da estação de trem local, no dia 6 de novembro de 1875, data escolhida pela comunidade como a do aniversário, apesar de toda a polêmica em torno da verdadeira idade.
O distrito de Itaquera localiza-se na porção oriental do Estado de São Paulo. A estrutura geológica da área é constituída de rochas muito antigas do tipo cristalino, como granitos da era arqueozóica, rochas metamórficas, gnaissicas e micaxistos micáceos.
Geologicamente a unidade estrutural é representada por um conjunto de superfícies elevadas cristalinas profundamente trabalhadas pela erosão que as reduziu a níveis entre 700 e 800 metros de altitude.
Topograficamente é uma região de morros cujas elevações mamelonares evidenciam o intenso trabalho erosivo das águas superficiais.
O principal rio que banha a área de Itaquera é o Jacu. Hidrograficamente pode-se dizer que a área é bem servida por uma densa rede de rios todos afluentes e sub-afluentes do Tietê. São rios pouco expressivos, sendo os principais eixos: Jacu, Itaquera e Aricanduva.
Em fins do século XIX, a comunidade teve um dia de festa. Chegava ao povoado o sistema de transporte desbravador dos sertões. O progresso ganhava um incentivo maior em Itaquera, quando parou no bairro a primeira "Maria-Fumaça" da antiga Estrada de Ferro do Norte. Estava começando também a era do automóvel,depois vieram o motor a diesel, a explosão, a manivela, a eletricidade , a vapor... como aquele da locomotiva que chegava pela primeira vez em Itaquera e através dos tempos passou a ser símbolo de desenvolvimento do bairro trazendo e levando pessoas através dos trilhos ferroviários que cortaram planícies e montanhas no passado, para chegar ao presente rodeados de casas, casebres, fábricas barracos e favelas.O progresso foi chegando de forma desordenada e na esteira da industrialização paulista, o povoado tranqüilo de Caaguassu se transformou na grande Itaquera de hoje.




Homenagens, música e muita fé na festa de aniversário dos 322 anos de Itaquera05/11/2008 - Itaquera
A Subprefeitura de Itaquera caprichou nos preparativos da festa do 322º aniversário de Itaquera. “Itaquera faz aniversário e quem ganha o presente é a comunidade”, comemora o Subprefeito de Itaquera.
A programação elaborada pela Supervisão de Cultura prevê uma série de atividades culturais e muita atração para os diversos públicos que moram, trabalham ou visitam a região. Entre elas, o tradicional show na Praça Brasil que, este ano, conta com a parceria da Rádio 89 FM.


Confira a programação:



Dia 7/11 (sexta-feira)
Homenagens, Coquetel e Baile
A abertura oficial será realizada, a partir das 19h, no Clube Elite Itaquerense, sito à rua Augusto Carlos Baumann, nº 588. Na ocasião, o Subprefeito e demais autoridades, homenageiam personalidades da região. Após a cerimônia, será servido um coquetel aos convidados. Os mais animados poderão esticar a noite ao som de muito forró.


Dia 8/11 – (sábado) às 10h
Parque na Praça
No sábado, as comemorações continuam na Praça Brasil, situada no coração da Cohab José Bonifácio, onde moram atualmente mais de 200 mil pessoas. Este evento será direcionado, especialmente, para o público infantil que desfrutará de muita diversão em brinquedos infláveis gratuitos.



Dia 9/11 – (domingo)
Inauguração, Show e muita Fé
O domingo de aniversário reserva muitas surpresas. Às 10h, os convidados participarão da solenidade de inauguração das obras de ampliação do novo prédio do Centro Profissionalizante da Obra Social Dom Bosco, situado na rua Álvaro de Mendonça, nº 456, em Itaquera. Serão três andares, numa área de 4.693,87 m2, na qual serão abrigados novos cursos e oportunidades.
Este ano, a Obra Social Dom Bosco atingiu mais uma marca que aponta para o sucesso do caminho escolhido rumo à profissionalização. Com 15 anos de atividade, contabiliza mais de 15 mil formandos, num total de 17 cursos oferecidos aos jovens.


E, para comemorar a data, entre os dias 9 e 11 de novembro realiza, em parceria com instituições sociais e empresas públicas e privadas, o 2° Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, cujo tema será: Profissionalização: Política Pública e Cidadania.
A partir das 14h, a juventude da região será presenteada com o tradicional show de aniversário que, acontece na Praça Brasil, em parceria com a Rádio 89 FM.


Para animar a festa, foram convidados vários talentos, como o irreverente Marcelo D2 e as bandas Caps Lock e Fresno. Esta última, em 2007, ganhou o prêmio revelação na MTV. E, parafraseando um de seus sucessos: desligue o rádio e a TV porque no seu domingo eu vou aparecer.
Às 19h, os evangélicos da região, reunem-se na Igreja Assembléia de Deus, Ministério do Belém, sito à rua Rio Imburana, nº 314, no Jardim Morgante. Para o Culto em Ação de Graças, espera-se a presença de mais de mil fiéis.


Dia 14/11 – (sexta-feira)
Caminhada pela Paz da Obra Social Dom Bosco
A Obra Social Dom Bosco realizará mais uma caminhada pela Paz. O ponto de partida será a Praça Brasil, às 9 horas. E de lá todos comandados pelo padre Rosalvino Moran Vinãyo seguirão para o SESC Itaquera. Anualmente, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todas as idades.
Às 14h, é a vez das mulheres protagonizarem a festa com a inauguração do Anfiteatro do CCMI - Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, sito à rua Ibiajara, nº 495, na Parada XV de Novembro.



Dia 15/11 – (sábado)
Festa de Aniversário de XV de Novembro
Dentre as comemorações, está o 82º aniversário do bairro de XV de Novembro. A festa será realizada a partir das 9h, na Praça Jauarapa, sito à rua Damásio Pinto.
À tarde, a partir das 14h30, acontece o 5º Encontro de Capoeiristas de Itaquera, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo.



Dia 16/11 – (domingo)
Missa de Ação de Graças
Neste dia, os católicos se reunirão na Igreja Nossa Senhora do Carmo para a Missa de Ação de Graças. Conforme a história do bairro, os moradores da Vila Carmosina ergueram, na década de 20, a capela em louvor à Nossa Senhora do Carmo. O primeiro vigário foi o Revmo. Pe. José Bibiano de Abreu, natural de São Paulo, que inaugurou a Matriz em 23 de dezembro de 1928.


Dia 25/11 – (terça-feira)
1º Encontro Cultural dos Idosos
Fechando a programação, em 25/11, às 14 h, acontece o 1º Encontro Cultural de Idosos, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo. “O público da melhor idade será contemplado por um encontro que visa a valorização das pessoas com mais de 50 anos”, esclarece o Subprefeito de Itaquera, um dos defensores das ações que estimulam a conscientização em torno do assunto, por meio da promoção de discussões, bem como o surgimento de propostas e iniciativas concretas favoráveis aos idosos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Subprefeitura de Itaquera

*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.