FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CADES Guaianases luta pela preservação do meio-ambiente e promoção da cultura de paz

Há um ano, o CADES Guaianases luta pela preservação do meio-ambiente e promoção da cultura de paz

Um exemplo é o Seminário sobre a biodiversidade local e participação popular, que será realizado em 22/9, na EACH USP Leste, em alusão ao Dia da Árvore

Desde a sua criação, há cerca de um ano, o CADES Guainases vem trabalhando, com afinco, pela preservação do meio-ambiente, por meio de ações educativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e promoção da cultura de paz nos bairros do extremo leste da Cidade de São Paulo.

Todos os meses o CADES Guaianases, presidido pelo Subprefeito Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, se reúne para debater assuntos relevantes, como: a remoção de moradias construídas irregularmente em áreas de preservação ambiental ou de alto risco de deslizamento, conforme laudo do IPT – Instituto de Pesquisa e Tecnologia da USP. A última reunião aconteceu no dia 20/9, das 14 às 16h, na Casa de Cultura, localizada na rua Profº Cosme Deodato Tadeu.

Ainda no mês de setembro, no qual se comemora a Biodiversidade e o Dia da Árvore, o CADES Guaianases participou da organização do Seminário sobre a biodiversidade local, considerando a participação popular e do poder público no enfrentamento da questão. O Seminário aconteceu no dia 22/9, das 8h30 às 13h, no auditório vermelho da EACH-USP Leste, em Ermelino Matarazzo, com a presença do Subprefeito de Guaianases Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, presidente do CADES local. Essa foi uma iniciativa do CADES da Região Leste 3, composto por representantes dos CADES de Guaianases, São Miguel e Itaim Paulista.

Em agosto, o CADES Guaianases participou da 10ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, realizada no dia 24, no Memorial da América Latina. No dia 28, esteve presente na 12ª edição de plantio de mudas de Pau-Brasil, na praça Reinaldo Dias da Silva, no Conjunto Habitacional Juscelino Kubistcheck, promovida pela ONG Ecotaxi, que contou com a presença de moradores e membros da Guarda Civil Metropolitana que renderam homenagens a um GCM assassinado, em 2004, no cumprimento de seu dever.

Na reunião mensal de agosto, realizada em 16/8, na sede da Subprefeitura, os conselheiros obtiveram informações sobre os serviços da Usina de Coleta de Resíduos, EcoMassa Energia Alternativa, que propõe a erradicação dos aterros sanitários, por intermédio da produção de energia (biocombustível), além da esterilização do chorume e da massa orgânica, industrialização dos recicláveis plásticos e urbanização de áreas degradadas.

No mês de julho, dia 28/7, o CADES Guaianases reuniu-se com os Secretários do Verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge e da Segurança Urbana Edsom Ortega, além de representantes da Guarda Civil Metropolitana e Ambiental, para discutir acerca das medidas adotadas pela Prefeitura que visam a proteção dos córregos e implantação de parques lineares, como medidas eficazes para inibir as ocupações irregulares. Na ocasião, se falou sobre as propostas do Programa Córrego Limpo que integra o Programa Defesa das Águas, cujo objetivo é a preservação dos Mananciais e das APPs – Áreas de Proteção Permanente na região urbana, onde ocorrem enchentes e deslizamentos.

Em maio, durante a reunião mensal, realizada no dia 17, os conselheiros analisaram as metas estabelecidas na etapa inicial da composição do CADES e a formação de grupos de trabalho, constituídos para dar encaminhamento às demandas. Na oportunidade, se discutiu oito metas: nascentes do Parque Lajeado e como trabalhar a sensibilização popular, por intermédio da educação, saúde e serviço social; projeto de um parque linear no Jd. Sta. Teresinha; acompanhamento do projeto Córrego Limpo e programa Defesa das Águas; construção de um Centro de Castração de Animais; criação de hortas comunitárias; articulação de um viveiro em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e outros órgãos públicos ou particulares; revitalização do viveiro da Unidade de Parques e Jardins e a criação de horta escola; elaboração de um plano estratégico e de proteção para o Parque Guaratiba.

Além das metas, os conselheiros, ao longo do último ano, tem apoiado inúmeras ações, como o curso de zeladoria de praças, criado em 2008, e que agora chega ao bairro, tendo em vista a qualificação de trabalhadores desempregados no ofício de jardineiro. O objetivo é manter praças e áreas verdes limpas e bem cuidadas.

Cursos Online na Área de Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.