FIQUE POR DENTRO

sábado, 3 de dezembro de 2022

Advogado explica situação de Allan dos Santos nos Estados Unidos

Foto: Google

Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, avalia impactos do cancelamento do passaporte do blogueiro

Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes cancelou o passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Muitos veículos de comunicação passaram a se referir a Allan, que vive nos Estados Unidos, como um “indocumentado” naquele país. Mas, de acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a situação não é bem assim.

Muitas pessoas passaram a afirmar que Allan dos Santos agora é considerado um imigrante ilegal, indocumentado, nos Estados Unidos. “ É preciso avaliar os fatos. O ministro Alexandre de Moraes tem poder para cancelar um passaporte, mas não para cancelar um visto”, explica Toledo.

O especialista afirma que um visto é concedido por um órgão consular e um ministro não tem poder sobre ele. “Ainda que o passaporte seja cancelado, o visto continua válido. E um visto, de acordo com a jurisdição legal, não exige sequer que se tenha um passaporte válido”, revela o advogado.

Toledo explica que, com o cancelamento do passaporte, o que deve ocorrer é que o blogueiro Allan dos Santos não poderá sair dos Estados Unidos para viajar para outros países. “Ele até entraria no Brasil com o RG, mas não conseguiria voltar ao solo americano sem um passaporte. É o problema que vejo nessa situação, mas não significa que ele está indocumentado como muitos estão dizendo”, afirma.

De acordo com o especialista, legalmente, ainda que o blogueiro esteja sem passaporte, ainda pode ter um visto que, se estiver válido, continuará concedendo a ele um status legal. “Se o status permite, por exemplo, que ele tire uma carteira de motorista, ele conseguirá ter. Não conheço a situação dele, mas esse é o cenário legal”, explica.

Segundo Toledo, a situação se tornaria diferente se o blogueiro passasse a fazer parte da lista vermelha da Interpol. Isso porque, apesar de Allan dos Santos ser considerado foragido pela lei brasileira, a prisão é dificultada porque ele não faz parte dessa lista.

Sobre Daniel Toledo


Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 165 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido e consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.


***




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.