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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Alckmin inicia obras do Complexo Viário do Polo de Itaquera


Obras no ‘Itaquerão’ beneficiarão cinco milhões de habitantes da região Leste; término do complexo está previsto para março de 2014
O governador Geraldo Alckmin iniciou nesta quarta-feira, 12, as obras de implantação do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera, na zona leste da capital, com término previsto para março de 2014.
“O legado para a região vai ser muito grande, porque essas obras todas do Complexo Viário são para a cidade; novas avenidas, passarelas, todas são obras permanentes”, ressaltou Alckmin, ao informar que o cronograma terá um controle rigoroso.
O Consórcio Viário Zona Leste, formado pelas construtoras OAS e S/A Paulista, venceu a licitação das obras, oferecendo um desconto de 27,8% ao orçamento inicial de R$ 355 milhões. A proposta vencedora, de R$ 257 milhões, representou economia de R$ 97,8 milhões ao Tesouro Paulista.
A economia obtida na licitação possibilitou, para uma segunda etapa, a inclusão das novas obras do Itaquerão, como as alças da Jacu-Pêssego e a maior passarela de São Paulo, que já se encontram em processo de licitação pela Companhia.
O Tesouro do Estado investe no complexo viário R$ 345,9 milhões e a Prefeitura de São Paulo, R$ 132,3 milhões. O total previsto no convênio para o empreendimento é de R$ 478,2 milhões.
Serão realizadas as seguintes obras e serviços nesta primeira etapa:
1 -Nova avenida de ligação Av. Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos;
2 -Nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury;
3 -Adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera;
4 -Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).
Benefícios
A nova avenida no sentido Norte e Sul interligará as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder. O conjunto de viadutos a ser instalado sobre os trilhos do Metrô e CPTM permitirá uma transposição fácil da porção Norte à Sul do bairro, que hoje não conta com um viário apropriado.
A nova avenida ligando a Av. Itaquera à Av. Miguel Inácio Curi facilitará o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera, a partir da Avenida Itaquera e da Avenida Líder. A via expressa, executada em mergulho (pista subterrânea) na Radial Leste, segregará o transito local do trânsito de passagem, que será alocado em via expressa.
O Complexo Viário Polo Itaquera implementará uma nova dinâmica ao bairro, beneficiando diretamente os cerca de 2,4 milhões de habitantes somente do extremo Leste da cidade, e os 5 milhões de moradores da região Leste. Além de melhorar a acessibilidade, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de moradores que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.
Novas alças e passarela
As novas alças, avaliadas em R$ 75 milhões, facilitarão a interligação entre a Nova Radial (Avenida José Pinheiro Borges) e a Avenida Jacu Pêssego, os dois principais eixos viários do extremo Leste, facilitando o acesso à Marginal Tietê e ao Rodoanel.
Com prazo de execução de 15 meses, as novas alças também melhoram a locomoção dos torcedores que passam pela região nos dias de jogos, criando uma alternativa pela Marginal Tietê e Rodoanel (por meio da Av. Jacu Pêssego), aliviando o tráfego na Radial Leste.
A maior passarela de São Paulo, ligando a ala Norte com a Sul de Itaquera, facilitará a circulação das pessoas que pretendem atingir o Polo Institucional e o estádio, com valor estimado em R$ 19 milhões. O dispositivo terá extensão de 185 metros, vão livre de 110 metros e seis metros de largura. Além da Arena Corinthians, Itaquera receberá uma série de outros equipamentos públicos, como fórum, Fatec, Etec, Senai, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Convenções e polo tecnológico.

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