FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 22 de julho de 2019

5 dicas para as férias mais sustentáveis


*Marcus Nakagawa

As férias escolares de julho são muito importantes para os alunos do Ensino Infantil, Médio e também para quem está na Universidade darem aquela pausa, respirarem e se prepararem para o próximo semestre. Vejo meus alunos passeando, indo para vários lugares ou simplesmente curtindo o seu cantinho. Meus filhos e seus amigos ficam ansiosos para as férias, e lá no finalzinho, já com saudades da escola e da convivência diária com os professores e colegas.

Mas será que dá para sermos um pouco mais sustentável dentro deste período tão intenso de emoções e passeios?

No turismo, academicamente, existem vários estudos de hotéis mais verdes, passeios mais sustentáveis e ecoturismo. Inclusive, alguns indicadores específicos para mostrar todos os pilares da sustentabilidade neste segmento de mercado: o ambiental, o social e o econômico. Na Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), inclusive, existe o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade com vários casos de hotéis, agências de viagem, roteiros e parceiros de turismo. Um dos parceiros desta premiação é o Ministério do Turismo, que possui um mapa que visualme­­­­nte conseguimos achar as cidades e os locais com as iniciativas premiadas desde 2012. A Report Linker mostrou no seu relatório Global Sustainable Tourism Market que até 2023, o turismo sustentável terá uma Taxa de Crescimento Anual Composta superior a 10%.

Além dos dados e casos, o importante é o viajante, turista ou a pessoa de férias ser mais sustentável. Com base neste pensamento separei cinco principais pontos do meu livro “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo” para que nestas férias você já comece a atuar.

Viaje para uma cidade sustentável
Uma cidade sustentável é aquela que busca uma correta destinação dos resíduos sólidos e um melhor ordenamento do ambiente. Além de, claro, diminuir a poluição (sonora e atmosférica), melhorar a mobilidade, a eficiência energética e a economia de água. Sempre pensando nos seres humanos que vivem nela. Dentro do Brasil, existem várias cidades que são consideradas mais sustentáveis, dentro de vários rankings e listagens. Que tal estas três para começar: Londrina e Curitiba, ambas no Paraná, e João Pessoa, na Paraíba. 

Compre produtos de ONGs de presente para seus amigos

ONGs são Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos criadas para atuar em locais ou situações em que o estado é pouco presente ou para resolver problemas da nossa sociedade muito específicos e particulares. Todas fazem parte do Terceiro Setor e são associações ou fundações privadas com interesse público. Algumas áreas em que atuam são combatendo a pobreza, melhorando a saúde, educação, as diferenças sociais, protegendo os animais e o meio ambiente, ajudando a desenvolver uma consciência acerca da sustentabilidade entre diversas outras coisas. Geralmente nos locais turísticos existem Associações e Ongs vendendo suas obras, produtos e gastronomia local. Veja a procedência e desfrute a economia regional, comprando e consumindo produtos e serviços locais, desenvolvendo e fortalecendo este ponto turístico e levando uma lembrancinha bacana com história para o seu amigo ou amiga.

Encontre mais seus amigos de infância

Ter amigos e amigas é uma das melhores coisas do mundo, tanto para o nosso psicológico quanto para nossa saúde física. Amigos e amigas são as pessoas que nos apoiam em nossos sonhos e ideias, contudo, verdadeiros amigos e amigas são aqueles que, além do apoio, também mantém nossos pés no chão e nos puxam de volta para a realidade quando precisamos. Mas o dia a dia faz com que nos afastemos ou não dê tempo de ficar muito com eles. Que tal você encontrá-los nas férias? Marcar um local turístico para irem conhecer juntos? Ou simplesmente fazer uma lista e marcar com cada um deles, um jantar ou um café? Serão férias inesquecíveis.

Converse com alguém diferente de você


Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU prezam pela vida humana, sem exceções de etnia, e planejam alcançar a igualdade e dignidade para todos ao redor do mundo. Sempre baseados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a base para a convivência das pessoas neste planeta. Um dos temas que mais caracteriza a humanidade de hoje é a diversidade. As tecnologias e a globalização fizeram muitos pensamentos, culturas e costumes se destacarem e mostrarem como são diferentes. A quantidade de povos que habita nosso planeta e divide o espaço de um país ou de uma cidade é enorme. Nestas férias busque conversar com um monte de gente diferente de você para enriquecer sua cultura, alma e inteligência. Geralmente, temos uma tendência a ficar perto dos nossos “iguais”, mas aproveite as férias para conhecer outros “mundos” mentais e comportamentais.

Assista a filmes e documentários com temas de sustentabilidade

Uma das melhores formas de se aprender é usar a diversão como forma de ensino ou associando o contexto de aprendizagem a algo que gostamos muito. E uma das ações mais importantes para ajudar a tornar o mundo um lugar mais sustentável é a busca da informação e do conhecimento. Entendendo a mensagem e o conceito que a sustentabilidade deseja alcançar, fica mais fácil de aplicar as ações para o desenvolvimento sustentável. E para você que vai curtir as férias em casa existem vários filmes e documentários sobre esta temática. Alguns, inclusive, abertos e gratuitos em sites como YouTube ou divulgados nas redes sociais.

Espero que tenha gostado das dicas. Muitas pessoas, por falta de conhecimento, podem considerar todos esses argumentos uma grande bobagem e chegam a causar até certo desânimo no meio de uma conversa. Mas se você acompanha os problemas que o mundo e as pessoas vêm enfrentando significa que entende os impactos que pequenas ações podem ter. E juntos vamos buscando a real transformação, ou a verdade. Boas férias cada dia mais sustentáveis!

*Marcus Nakagawa é professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo e Marketing para Ambientes Disruptivos.
www.marcusnakagawa.com, www.blogmarcusnakagawa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.