FIQUE POR DENTRO

sábado, 23 de julho de 2011

Massagem melhora saúde como um todo

Além de relaxar, a técnica reduz a tensão muscular, melhora a circulação e aumenta a elasticidade dos tecidos.
O estresse nos estudos, a correria do cotidiano e o excesso de exigências profissionais e pessoais deixam qualquer um exausto e quem sofre as consequências é o organismo. “O sedentarismo potencializa estes efeitos que prejudicam a saúde em geral. Para melhorar a disposição e beneficiar o corpo uma boa massagem é a solução”, afirma a terapeuta Simone Frazão, que atua com terapias naturais no Rio de Janeiro.

A massagem é uma terapia holística, que causa efeitos no corpo e na mente. A técnica envolve a manipulação e a mobilização de tecidos referentes aos tendões, articulações, músculos, ligamentos e pele e é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema linfático. “É um dos recursos fisioterápicos mais antigos e constituem a abordagem manual da profissão dos terapeutas. Cada gesto tem um resultado diferente”, destaca.
Com as mãos o terapeuta estimula de forma mecânica os tecidos moles, causando efeitos no sistema circulatório e estimula os receptores nervosos cutâneos, dos músculos, articulações e tendões resultando em relaxamento e tonificação. “A massagem também tem efeitos de drenagem nas vias respiratórias e previne a formação de aderências do tecido conjuntivo após cicatrizações”, explica.

Estudos indicam que a massagem pode aumentar em até 15% a oxigenação no sangue, ao estimular os nervos que suprem os órgãos internos, pois os vasos sanguíneos ficam dilatados. “O ritmo da pressão aplicada determina um aumento maior ou menor no fluxo sanguíneo e tem efeitos sobre a movimentação da linfa, líquido que drena as impurezas e resíduos para fora das células do tecido”, evidencia.

Cada gesto ou forma de manipulação no paciente tem um nome específico, que indica a maneira como o terapeuta vai atuar e quais serão os resultados. “Fricção, deslizamento superficial, deslizamento profundo, amassamento, vibração, percussão e muitas outras manobras constituem a massagem. Umas implicam em efeitos mais intensos em um ou outro sistema do organismo”, esclarece.

Um dos grandes benefícios da massagem é a redução da tensão muscular. Segundo Frazão, a técnica afeta os músculos de todo o corpo e os ‘solta’ as regiões que estão endurecidas. “A tensão muscular reduz a circulação sanguínea e linfática na área afetada, por isso a importância da massagem. A massagem também pode estimular os tecidos musculares que estão fracos e flácidos”, ressalta.

A massagem ainda aumenta a mobilidade e amplitude de movimento das articulações, já que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, acalma o sistema nervoso, melhora o aspecto da pele, melhoram a digestão e função intestinal e alivia as dores agudas e crônicas. “Os resultados são uma melhoria integral da saúde do organismo e o aumento na qualidade de vida”, acrescenta.
Simone Frazão
Especialista em Terapias Holísticas
Blog: http://cromovida.blogspot.com
Clipping: http://clippingcromovida.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/#!/cromovida
E-mail: cromovida@hotmail.com
Fone: 21 9432-1938. 2510-3450. 2510-3069
Endereço 1: Visconde de Itamarati, 149, 304, Tijuca.
Endereço 2: Av. Rio Branco, 156, sala 1437.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.