FIQUE POR DENTRO

sábado, 7 de novembro de 2020

Dia Nacional de Alerta para Doenças Reumáticas


Especialista explica fatores que podem ajudar a identificar o diagnóstico precoce da doença



O mês de outubro celebra uma variedade de datas importantes para a medicina, como o Dia do Médico, da Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama e da Artrite Reumatoide. Neste final de mês, o Dia Nacional de Alerta para Doenças Reumáticas, chega como mais uma data para informar, conscientizar e contribuir para a saúde pública.

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 15 milhões de pessoas são acometidas pela doença. Existem cerca de 120 doenças reumáticas, que podem afetar crianças, jovens, adultos, homens e mulheres. “Nossa principal preocupação é não realizar diagnóstico e tratamento precoces, que podem levar à perda de qualidade de vida e incapacidade física”.

“A maioria das doenças reumáticas tem como manifestações iniciais, a dor persistente e o inchaço nas articulações. Essa dor pode surgir como uma espécie de fisgada ou pontada ao realizar tarefas e movimentos simples, como por exemplo manejar um garfo ou faca para se alimentar ou subir escadas. A melhor forma é reconhecer a presença da dor nas articulações e como ela se comporta ao longo do dia para melhorar”, explica a Dra. Claudia Goldenstein Schainberg, especialista em reumatologia.

Situações como esta, iniciando de uma forma simples, podem começar a complicar a rotina das pessoas, causando dificuldades que podem afetar o dia-a-dia e até mesmo atividades no trabalho. De fato, hoje as doenças reumáticas estão entre as principais causas de afastamento e aposentadoria precoce por doença.

“O ideal é procurar um médico especializado para diagnosticar, tratar e nortear quanto à realização de as atividades adequadas. A melhor forma de se cuidar é, sem dúvidas seguindo as orientações do seu médico, praticar exercícios físicos, manter uma boa alimentação leve e colorida, somada a um estilo de vida saudável”, conclui a especialista.

Sobre a Dra.

Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg é especialista em Reumatologia e Reumatologia Pediátrica. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutorado em Medicina (Reumatologia) pela Universidade de São Paulo.

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.