FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Concurso na Fundação CASA elege melhores chefs de cozinha entre os adolescentes internos


Alunos de 11 cursos na área de Alimentação, ministrados pela Horizontes nas unidades da Fundação,  mostraram seus conhecimentos sobre o preparo de doces e salgados no II Festival Sabores da Casa. A premiação dos vencedores acontecerá nesta 6ºf, dia 27/04, em quatro Centros de Atendimento da Fundação

Aproximadamente 800 adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) foram chefs de cozinha na segunda edição do concurso gastronômico Festival Sabores da Casa. Até o final de março, os jovens concorreram com suas receitas nas categorias refeição, doces e sobremesas, pizzas e pães e lanches e salgados. As vencedoras foram, respectivamente: Moqueca (curso de Cozinha Regional – Centro Guarulhos), Chocobana (Chocolateria – Centro Encosta Norte), Rosca Doce (Panificação Artesanal – Centro Belém) e Strogonoff de Frango (Chapeiro – Centro Guaianases).

Nesta sexta-feira, dia 27 de abril, os primeiros colocados nas quatro categorias participarão de cerimônias em suas unidades para comemorar a vitória. Ao lado dos adolescentes estarão seus familiares, educadores e coordenadores da Associação Horizontes e equipes da Fundação CASA. As turmas ganhadoras receberão aventais de chefe de cozinha, troféu “Cozinheiro” e medalhas de ouro.

Além dos certificados de participação que serão entregues a todos os concorrentes, os segundos e terceiros colocados em cada categoria também ganharão o troféu e medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Participaram aqueles que estão inscritos nos cursos da área de Alimentação nas unidades da Fundação localizadas na capital, na região metropolitana e no litoral de São Paulo. No concurso, cada turma apresentou uma receita de acordo com os conteúdos específicos das suas aulas. Entre as vencedoras em segundo e terceiro lugares nas quatro categorias, estão: Bolo de Ovo Prestígio, Lanche Sabor Brazuca, Calzone de Carne Seca, Croquete Casca de Abóbora, Mouse de Chocolate, Arroz Frito e Pizza Napolitana.

“Através da eleição das melhores receitas, queremos estimular o crescimento desses adolescentes e levá-los a perceber que eles têm potencial e podem ser reconhecidos e valorizados. Além disso, buscamos incentivá-los a reconhecer a área de alimentação como um excelente ramo profissional para eles”, afirma Taciane Conti, presidente da Associação Horizontes, entidade sem fins lucrativos que visa a promover a geração de trabalho e renda por meio da educação e que é uma das responsáveis pelos cursos de qualificação profissional dentro da Fundação.

Em Alimentação, a Horizontes dá aulas de aproveitamento total de alimentos, cozinha regional brasileira, culinária básica, confeitaria, lancheteria, panificação artesanal, chapeiro, cozinheiro auxiliar, doceiro, salgadeiro e pizzaiolo.

“A educação profissional básica é um dos pilares pedagógicos da Fundação e deve ser estimulada com atividades como esta, para que os nossos jovens sintam-se sempre motivados com a perspectiva do trabalho”, afirma a presidente da CASA, Berenice Giannella.

Sobre a Associação Horizontes

A Horizontes é uma associação civil, cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. A entidade detém titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e é certificada pela norma internacional NGO Benchmarking, da certificadora independente suíça SociétéGénéraleSurveillance (SGS).

Um dos trabalhos mais importantes realizados pela entidade é a qualificação profissional de quem cumpre medida socioeducativa em regime de internação na Fundação CASA. Desde o início da parceria firmada entre a Fundação e a Horizontes, em 2008, cerca de 25 mil jovens realizaram cursos em mais de 70 ocupações diferentes, agrupadas em oito grandes áreas: Administração, Alimentação, Artesanato, Construção e Reparos, Informática, Serviços, Serviços Pessoais e Turismo e Hotelaria. As aulas acontecem nas 43 unidades da Fundação na capital, na região metropolitana e no litoral de São Paulo. Cada curso tem 57 horas/aula por ciclo, com duração de três meses.

Curso online de Alimentação Vegetariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.