FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 3 de maio de 2012

São Paulo terá nova faculdade de medicina

Em agosto próximo, no campus de Itaquera,iniciam-se as aulas do curso de Medicina da FASM Faculdade Santa Marcelina), cuja criação foi aprovada com nota máxima pelo Ministério da Educação. A escola conta com a estrutura e a experiência do Hospital Escola Santa Marcelina, instituição referencial no sistema de saúde da Zona Leste da cidade de São Paulo.

A nova faculdade da FASMconta com 50 vagas semestrais. As inscrições para o primeiro vestibular, elaborado pela Vunesp, permanecerão abertas de 26 de março a 11 de maio. A prova será aplicada em 17 de junho, na própria faculdade, e o resultado sairá em 3 de julho. Aulas começarão em agosto. Mais informações pelo portal www.fasm.edu.br, pelo telefone (11) 2217-9110 R. 9101 ou na própria instituição (rua Cachoeira de Utupanema, 40).

O Santa Marcelina, um dos quatro hospitais de grande porte da cidade de São Paulo, é o maior e principal estabelecimento de assistência médica da Zona Leste, recebendo a população regional e de outros estados brasileiros. Filantrópico, mantém 87% de seu atendimento dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Referência no País para casos de alta complexidade em diversas doenças, tem 720 leitos, sendo 77 voltados à terapia intensiva. Realiza, ainda, transplantes de órgãos, medula óssea e tratamentos avançados de câncer.

Um dos objetivos do novocurso é suprir a demanda de médicos na própria Zona Leste e em outras localidades da própria cidade de São Paulo. A falta desses profissionais noBrasil é imensa, principalmente daqueles que atendem a comunidade. As exceções são cidades que têm faculdades de medicina, como Santos, Botucatu, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, que contam com média de 140 médicos por habitante. Em São Paulo essa relação é de 260, uma das mais altas do Brasil. Porém, a distribuição geográfica nem sempre atende à demanda de determinadas regiões..


Centenário das Marcelinas

O lançamento do curso demedicina é um dos principais marcos da comemoração do centenário das irmãs Marcelinas. Além de atuarem na área da educação (do ensino básico até o superior), elas também estão presentes nas áreas social e saúde. Dentre suas atividades, destaca-se o Hospital Santa Marcelina, situado em Itaquera, comquase 800 leitos e que é referência no atendimento.



Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.