FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

HC oferece tratamento para vítimas de violência sexual


O Núcleo de Assistência à Vítima de Violência Sexual (Navis), do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atende 24 horas por dia. A assistência é realizada por equipe multidisciplinar e direcionada a pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

As vítimas de violência sexual devem procurar os serviços com urgência, para evitar possível contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia, HIV e hepatite B. O prazo máximo é de 72 horas após o ato violento, para a realização das profilaxias e anticoncepção de emergência.

Segundo a infectologista Ivete Boulos, responsável pelo núcleo, inicialmente há a administração de medicamentos e vacinas. Em seguida, a pessoa é acolhida por assistentes sociais e tem consulta médica e psicológica agendada. Em média, o Navis atende dez casos por mês. A maioria é do sexo feminino (93%). Em 51% das notificações, os agressores são conhecidos da vítima.

O acompanhamento clínico leva, em média, seis meses – período de investigação do aparecimento de possíveis doenças infecciosas. O psicológico é mais demorado – um ano. Os familiares das vítimas também recebem orientações psicológicas. As pessoas que sofreram violência sexual e nunca procuraram ajuda podem recorrer ao núcleo para se recuperar do trauma.

SERVIÇO

Atendimento ambulatorial:
Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC
Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – São Paulo
Mais informações, pelo telefone (11) 3069-6397
Do Instituto Central do HC
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.