FIQUE POR DENTRO

sábado, 15 de agosto de 2020

Cuidados com as crianças em épocas de pandemia


A pediatra Dra. Maria Fernanda de Santis Ramos e a psicóloga Flávia da Silva Corrêa Lourenço, ambas do Consulta Aqui, dão dicas de como proteger as crianças do coronavírus





A necessidade do isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, causou alterações na rotina de vida de todos. Com as crianças não foi diferente, pois, precisaram se adaptar às mudanças repentinas, se distanciando das escolas, amigos, familiares e das interações sociais. Iniciaram também as aulas online, exigindo, assim, novas habilidades.

“Nesse novo contexto, é importante ficar atento às mudanças de comportamento das crianças, pois, podem expressar sua dificuldade em lidar com o novo. Alguns desses sintomas são angústia, irritabilidade, tristeza, dificuldade para se concentrar e alterações no apetite e no sono.” Explica a psicóloga Flávia da Silva Corrêa Lourenço, do Consulta Aqui.

Os pais podem ajudar seus filhos possibilitando o diálogo constante e honesto, informando sobre o que está acontecendo, explicando que o isolamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos são maneiras de combater a pandemia. Falar constantemente sobre os sentimentos, para minimizar o risco de doenças emocionais se instalarem, também é de suma importância.

“Criar rotina, com horário para dormir e levantar, atividades físicas para queimar energia e aumentar a disposição, horário para as refeições, tomar sol, ter momentos em família, delegar algumas tarefas, como arrumar a cama, auxiliar no preparo das refeições, dará a sensação de controle da situação. Incentivar as crianças a realizar vídeo chamadas com familiares e amigos auxilia a criança a criar e manter sua rede de apoio”, complementa a psicóloga.

Já a Dra. Maria Fernanda de Santis Ramos, pediatra do Consulta aqui, explica que o isolamento pode causar uma série de alterações nas crianças. “Fisicamente, podem apresentar aumento ou diminuição de peso, dores de cabeça e de barriga ou outros sintomas inespecíficos”, diz. Ela concorda com a psicóloga que o mais importante é cuidar da saúde mental. “O estresse é o principal problema encontrado e pode levar à dependência excessiva dos pais, desatenção, preocupação, problemas no sono, falta de apetite, pesadelos, desconforto e agitação”.

Quanto aos cuidados que as crianças devem tomar na volta às aulas, prevista em São Paulo para o início de outubro, a médica do Consulta Aqui dá algumas orientações:
Instruir sobre a necessidade do uso de máscara, do álcool gel e da lavagem das mãos;
Ter sempre mais de uma máscara na mochila;
Orientar a não usar bebedouros;
Levar sua própria garrafinha de água e não compartilhar lanche;
Seguir todos os protocolos disponibilizados pela escola.

“Felizmente, as crianças são o grupo menos atingido, porém, algumas doenças crônicas podem ser agravantes, como o diabetes, obesidade, problemas cardíacos e doenças autoimunes. Nesses casos, a atenção deve ser redobrada e o aconselhamento do pediatra se torna indispensável”, finaliza a Dra. Maria Fernanda.

Consulta Aqui (Grupo HAS):


Centro médico oferece exames e consultas a preços acessíveis.

Em um único lugar, o Consulta Aqui oferece mais de 20 especialidades médicas e diversos exames com agilidade e corpo clínico altamente especializado.

Com o slogan “Sua saúde no lugar certo”, o Consulta Aqui, do Grupo HAS, localizado na Lapa, zona oeste da capital paulista, vem conquistando a cada dia mais clientes que encontram ali uma forma de realizar suas consultas e exames a preços competitivos em relação aos cobrados em clínicas e laboratórios da região.

Entre as especialidades médicas, o centro conta com Cardiologia, Bucomaxilo, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oncologia, Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Urologia e Cirurgia Vascular.

Contando com um corpo clínico especializado, o Consulta Aqui oferece ainda sessões de fisioterapia - motora, respiratória, neurológica, ortopédica, reumatológica e urológica – além de Reeducação Postural Global (RPG) e drenagem linfática pré e pós-operatória.

Disponibiliza também exames laboratoriais, passando por check-ups (clínico, cardiológico, ginecológico, urológico e pré-operatório), escleroterapia, lavagem de ouvido, até procedimentos estéticos não invasivos, realizados por cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Entre os muitos benefícios concedidos aos seus clientes, o Consulta Aqui lançou seu cartão fidelidade. Com ele, além de desconto de 10% a partir da quinta consulta, ao atingir dez carimbos o cliente ganha uma consulta com o especialista de sua preferência.

Serviço:

Endereço:
Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP
Central de atendimento: (11) 3838 4669
Site: http://www.consultaaqui.com.br/

Planos de saúde credenciados:

ACM SÃO PAULO*- APCEF- AXA ASSISTANCE- ALLIANZ- BRADESCO- CABESP- CAASP*-CAU – SP*- CET- CRECI*- CRUZ AZUL- CARE PLUS- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP-INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- OAB*PLASAC- PORTO SEGURO- SAESP*- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTÓVÃO- SBC SAÚDE-SEPACO- SIND. DAS BORRACHAS- SISTEMA TOTAL DE SAÚDE- SULAMÉRICA

*Associados destas entidades, possuem 10% de desconto nas consultas médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.