FIQUE POR DENTRO

sábado, 6 de setembro de 2008

Visita às obras de canalização do córrego Aricanduva


Iniciada em outubro de 2007, a canalização em formato trapezoidal de 4.420 metros do córrego Aricanduva, trecho entre a avenida dos Latinos e as proximidades da rua Amorim Vieira e avenida Ragueb Chohfi, está com mais da metade concluída. As obras de alargamento das margens, divididas em três etapas, vão melhorar a qualidade de vida dos moradores da região do Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, São Mateus, Vila Matilde, penha, Cidade Líder, Itaquera e Parque do Carmo.

A terceira etapa compreende o alargamento da calha do Aricanduva (que deverá ser entregue até o final de 2008), a construção de soleiras (muretas que servem como barreiras) para controle da vazão do córrego, o alteamento de três pontilhões e a implantação do sistema de drenagem de proteção das áreas baixas (por meio de pequenos tanques reservatórios), com o objetivo de evitar o refluxo das águas durante chuvas intensas. Estas obras abrangem as ruas Baquiá, Ganges, Iemanjá, Otávio Vasco, e Tumucumanque.

Além da canalização, o alteamento dos três pontilhões do cruzamento da avenida Aricanduva com as ruas Dalila e Manilha e avenida Itaquera também devem ajudar a resolver problemas de drenagem, nestes pontos (liberando a passagem da água sob os pontilhões).

Esse conjunto de obras deverá ser concluído em 1.170 dias em para isso, trabalham cerca de 200 funcionários. O valor das obras é aproximadamente R$ 100 milhões.

Histórico

Com cerca de 20 Km de extensão, o córrego nasce nas proximidades da cidade de Mauá e deságua na margem esquerda do rio Tietê, zona leste da cidade de Sp. Dentre os principais afluentes estão os córregos Rapadura, Taboão, Fazenda, Tapera, Inhumas, Pelegrino e Córrego dos Machados.

O córrego Aricanduva é responsável pela drenagem de uma bacia com cerca de 100 Km2 e abrange os bairros de Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, São Mateus, Vila Matilde, Penha, Cidade Líder, Itaquera e Parque do Carmo.

Ao longo das duas últimas décadas, e com uma das maiores densidades demográficas da cidade de São Paulo, a região do Aricanduva perdeu mais de 50% das áreas permeáveis. Isto acarretou o aumento do volume de água do córrego para além de sua capacidade, o que provocou inundações.

As outras duas etapas de obras que foram realizadas no córrego abrangeram o alargamento e o aprofundamento de parte da calha, e a construção de reservatórios (piscinões).
Texto: Nathália Fuzaro
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.