FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Narguile ou Arguilé, vira moda no Tatuapé

Um cachimbo muito bonito, o Narguile ou Arguilé, como é conhecido, está virando moda entre jovens do Tatuapé. É muito comum, encontrar os bares e lanchonetes do bairro, repletos de jovens inalando a fumaça perfumada.
Segundo relatos encontrados na internet, o Narquile teria sido inventado na Índia, no século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, com o objetivo de purificar fumaças. Se popularizou na China, até a década de 40, quando começou a ser utilizado para inalar ópio.
O nome "Narguile" vem de Nãrgil que signifca "coco", o que justifica as peças primitivas encontradas, que eram feitas de coco e madeira.
É muito comum os homens árabes reunirem-se para fumar no Narguile aromas especiais durante seus encontros; mas foram os europeus que sofisticaram a sua forma, com um design imponente com as garrafas e bases em vidro e cerâmica e com entalhes metalizados.
A peça é composta de uma base (onde é colocado água, sucos ou bebidas destiladas); o corpo, fornilho, abafador e mangueira. Quando se aspira o ar pela mangueira, ele é aquecido pelo carvão que passa pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, passa pela água, onde é resfriada e filtrada, e a fumaça segue pela mangueira que vai ser aspirada pelo usuário.
Os aromas normalmente são encontrados nos sabores de frutas, chocolate, flores, Coca-cola e Redbull.
O preço da peça no mercado popular, varia entre R$100 e R$200 de acordo com o modelo.
Devido ao ritual e as essências agradáveis, causa uma falsa impressão de não ser prejudicial à saúde, mas a Organização Mundial da Saúde alerta para os perigos semelhantes ao uso do cigarro, que pode causar câncer de pulmão e gengiva, hipertensão e impotência sexual, podendo ser ainda mais prejudicial. Uma matéria publicada no Portal Veja São Paulo, informou recentemente que um fumante de cigarros inala entre 300 e 500 ml de fumaça, enquanto o fumante de narguile numa sessão de 1 hora, chega a inalar 10 litros de fumaça (assista a reportagem no vídeo abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.