
Embora ainda considerado um bairro dormitório, Itaquera nos últimos anos passou por significativas mudanças. Investimentos públicos em obras, como a extensão da avenida Jacu-Pêssego até a rodovia Ayrton Senna, são um exemplo do avanço para a região. Pelo que o bairro representa e por todas as melhorias conquistadas, Itaquera merece uma grande festa de aniversário. "Os eventos organizados visam agraciar a principal riqueza da nossa região: a população local", adianta o subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira.

A programação deste ano começa na Praça Brasil, às 8h, com a tradicional Caminhada pela Paz que segue rumo ao SESC Itaquera, numa representação da união dos diversos setores da sociedade civil e governamental que visam contribuir para a construção de uma cultura da paz. O evento, idealizado pela Obra Social Dom Bosco, chega a sua 8ª edição como uma forma de motivação e formação de princípios transformadores da sociedade. A caminhada contou, nos últimos anos, com a participação de mais de 6 mil pessoas.
No

A festa continua no dia 13/11 no CCMI - Centro de Cidadania da Mulher quando será feito um balanço de suas atividades e batizado o seu anfiteatro em homenagem a Natividad Roldan, parteira que fez muito pelos moradores da região. O centro fica na Rua Ibiajara, nº 495, no bairro Parada XV de Novembro que, por sinal, no dia 15/11 comemora o seu aniversário, das 8h às 17h, na Praça Jauarapa, na Rua Damásio Pinto. Neste mesmo dia, os convidados também poderão admirar a africanidade no 6º Encontro de Capoeiristas de Itaquera, no CEU Azul da Cor do Mar, das 10h às 14h, na Avenida Ernesto de Souza Cruz, nº 2171.
Numa parceria com o jornal Fato Paulista, a Subprefeitura de Itaquera realiza, no dia 19/11, uma homenagem aos artistas locais. O merecido reconhecimento, apenas para convidados, prestigiará a criatividade daqueles que atuam nas mais diversas áreas como: dança, cinema, teatro e música e acontecerá das 19h às 22h, no Auditório do Shopping Aricanduva.
Os dias 21 e 22/11 serão destinados aos esportistas. Os "salões de festas" serão os três clubes escola que nos últimos tempos passaram por reformas e revitalizações, transformando-se em lugares propícios para a prática de esportes, lazer e descanso. Além das atividades esportivas que ocuparão as dependências dos clubes José Bonifácio, Gerdy Gomes e Parque do Carmo, serão promovidos campeonatos e outras demonstrações do mundo do esporte. Também no dia 22, haverá um grande show no SESC Itaquera com a Nação Zumbi e suas alfaias poderosas chacoalhando o palco da Orquestra Mágica às 15h.
Já no dia 27/11 será a vez dos grupos da melhor idade. É que, das 13h às 18h, acontece no CEU Azul da Cor do Mar, o 2º Encontro Cultural dos Idosos, que mostrará que idade não é sinônimo de desânimo. No dia seguinte, 28/11, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a programação segue animada com a Quebrada Cultural, das 19h às 24h, na Praça Brasil. Este será o grande show das atividades festivas dos 323 anos de Itaquera, a "Pedra Dura" da Zona Leste. A festança final, no entanto, acontece no dia 29/11, na Praça Brasil, das 10h às 20h, com atividades voltadas às pessoas de todas as idades.