FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Japan House São Paulo realiza conversas online com o educativo inspiradas em temas da cultura japonesa


Em setembro, a série "Conversas com o Educativo'' revisita as conversas mais marcantes realizadas nas redes sociais





A série “Conversas com o Educativo” acontece nas redes sociais da Japan House São Paulo, toda terça-feira às 16h, e faz parte do projeto #JHSPONLINE, que conta com programação intensa que comunica o que há de mais interessante sobre o Japão. O encontro tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos e diálogos sobre diversos temas e assuntos relacionados a cultura nipônica, proporcionando a todos os participantes uma experiência cultural online junto aos integrantes da equipe do educativo do centro cultural, respeitando o distanciamento social.

Para o mês de setembro, o educativo revisita as conversas mais marcantes que aconteceram durante a programação iniciada em maio, trazendo a oportunidade do público rever alguns temas e assuntos apresentados, como arte, elementos e conceitos japoneses. A participação nos eventos é gratuita, livre, não sendo necessário ter visitado a Japan House São Paulo anteriormente, pois o objetivo é também integrar pessoas de diferentes localidades por intermédio dessas conversas. O link para a participação será disponibilizado no site e mídias sociais da instituição um dia antes de cada Conversas com o Educativo.

No dia 08/09 acontece a conversa “Mundos Flutuantes’’, inspirada pela exposição Japão em Sonhos, e que promete ser uma viagem pelo imaginário japonês por meio de gravuras japonesas (Ukiyo-e), apresentando um pouco do seu contexto histórico, principais representantes e o fascínio causado por elas em artistas ocidentais como, por exemplo, Van Gogh.

Já na segunda quinzena do mês, dia 15/09 acontece um encontro inédito em torno do tema ‘’Elementos da Casa Japonesa’’, com a participação do arquiteto Hayato Fujii, gerente geral dos projetos no Brasil do Kengo Kuma and Associates, para conversar sobre alguns elementos presentes nas casas japonesas e suas releituras na arquitetura contemporânea. Serão abordadas as histórias das casas e suas modificações com o passar do tempo, sendo ressignificados por arquitetos contemporâneos em seus projetos. “Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas’’ será o tema da conversa do dia 22/09, em que será explorada a história do elemento Mottainai, que pode ser traduzido como "Não desperdiçar". Será abordada a sua história e transformação com o passar do tempo até se transformar em uma palavra símbolo dos movimentos zero waste ao redor do mundo.

O mês se encerra no dia 29/08 com a temática “Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência”, sobre o aspecto contemplativo da passagem do tempo encontrado em muitas manifestações da cultura japonesa. A partir da concepção de Wabi-Sabi será discutida a capacidade de encontrar beleza nas coisas imperfeitas, incompletas e impermanentes.

Para participar das conversas, basta acessar o link, que será disponibilizado no site e mídias sociais da instituição um dia antes de cada atividade. Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas, em dias e horários diferentes, para escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante disponibilidade. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.

Conversa com o Educativo

Mundos Flutuantes

Data: 08/09

Horário: 16h

Link de acesso: Será disponibilizado um dia antes no site e mídias sociais da instituição.

Elementos da Casa Japonesa

Data: 15/09

Horário: 16h

Link de acesso: Será disponibilizado um dia antes no site e mídias sociais da instituição.

Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas

Data: 22/09

Horário: 16h

Link de acesso: Será disponibilizado um dia antes no site e mídias sociais da instituição.

Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência

Data: 29/09

Horário: 16h

Link de acesso: Será disponibilizado um dia antes no site e mídias sociais da instituição.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)


A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:  

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo  

Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/  

Instagram: @japanhousesp  

Twitter: //twitter.com/japanhousesp  

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo  


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.