FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

UFSCar abre inscrições para Dupla Diplomação com a França



Inscrições vão até 11/09. Podem se candidatar estudantes das Engenharias Elétrica, da Computação e Mecânica.



Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, da Computação e Mecânica podem se candidatar para o Programa de Intercâmbio de Duplo Diploma da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) junto a Instituições ligadas ao Institut Polytechnique de Paris (IP Paris) - a TÉLÉCOM Paris e a ENSTA Paris. As inscrições estão abertas até 11 de setembro de 2020.

Participantes desta modalidade de intercâmbio finalizam sua graduação diplomados pelas Universidades dos dois países. Para concorrer, o estudante deve ter integralizado no máximo 70% da carga horária do curso, apresentar bom desempenho acadêmico e possuir domínio da Língua Inglesa ou Francesa no momento da prova escrita. Caso aprovado, ao final da seleção o estudante deverá comprovar proficiência na Língua Francesa. Todos os requisitos estão disponíveis no Edital - https://www.diariodareitoria.ufscar.br/wp-content/uploads/edital-ufscar-paristech-ipp-2020.pdf

Marília Rosato, estudante de Engenharia de Materiais da UFSCar, acabou de retornar da França. Seus dois últimos anos de estudo foram na École Polytechnique de L'Université Grenoble-Alpes. "Posso dizer, com tranquilidade, que as expectativas eram grandes, mas eu definitivamente não podia imaginar a que ponto essa experiência seria engrandecedora, mudando meus planos e o curso que quero dar à minha carreira. Ao final de dois anos me vi muito envolvida, integrada à cultura francesa e espero poder retornar em breve para outra experiência", conta a futura engenheira.

Juntamente com o diploma francês, o nível alcançado no Duplo Diploma corresponde ao grau de Mestre, na Europa, o que permite o ingresso em um Doutorado. Também é possível realizar estágios durante o período na França. "Realizei dois estágios: Um por 3 meses, ao final do meu primeiro ano de intercâmbio; o outro foi de 'fim de estudos', com duração de 6 meses. Este segundo também foi validado como estágio obrigatório do meu curso na UFSCar", explica Marília Rosato.

Duplo Diploma na UFSCar - "Em 2019, foram assinados termos aditivos ao convênio de cooperação acadêmica entre a UFSCar e a ParisTech para estabelecimento de intercâmbio em duplo diploma com a TELECOM Paris e a ENSTA Paris no interesse dos cursos de graduação das Engenharias Mecânica, Elétrica e da Computação. Atualmente essas duas instituições fazem parte do Institut Polytechnique de Paris", explica Maria Estela Pisani Canevarolo, Secretária-Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar.

O início da Dupla Diplomação, na UFSCar, ocorreu no ano de 2011. O atual Vice-Reitor da UFSCar, Walter Libardi, é Professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e foi o primeiro coordenador do Programa para Dupla Diplomação UFSCar - Grénoble (França). "É gratificante ver que este projeto foi mantido, ampliado e que cada vez mais estudantes podem abraçar a oportunidade do Duplo Diploma. Na Reitoria, trabalhamos junto a diversas pessoas para fortalecer e ampliar esta possibilidade para mais cursos", conta Walter Libardi.

Esta ação de internacionalização também se reflete nas publicações científicas. "Ampliamos a quantidade de publicações em parceria com pesquisadores da França e de outros países. Isto resulta de um esforço coletivo: são estudantes, famílias e servidores da Universidade empenhados em transformar a nossa realidade social por meio do conhecimento", finaliza a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.