FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Capacitação gratuita em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes está com inscrições abertas


Capacitação gratuita em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes está com inscrições abertas


Seminário internacional começa na próxima quarta-feira (09/09) e terá quatro encontros por videoconferência


No mundo, a crise migratória é sem precedentes e os municípios brasileiros são cada vez mais procurados por pessoas que precisam recomeçar suas vidas e que desejam se desenvolver junto com as comunidades locais.

Para fortalecer as redes entre municípios, sociedade civil e Estado, acontece, entre os dias 9 e 18 de setembro, uma edição on-line e gratuita do Seminário de Capacitação em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes.

A formação é uma iniciativa do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). As vagas são limitadas e as inscrições sem custos podem ser feitas no link (abaixo) da UCS: Aqui

Na programação, realizada por videoconferência - em duas quartas e sextas consecutivas, nos dias 09, 11, 16 e 18 de setembro, sempre pela manhã - serão apresentadas as principais portarias brasileiras em matéria de regularização migratória, exemplos de canais de atenção ao migrante e de ferramentas e instrumentos que facilitem a assistência ao migrante nos municípios.

Trazendo a experiência realizada em Caxias do Sul desde 1984, os dois representantes do CAM/AESC, Adriano Pistorelo, advogado para imigrações, e Vanessa Moojen, assistente social, irão apresentar casos de atendimentos envolvendo refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas de diferentes nacionalidades, entre outros, e detalhar os fluxos migratórios para municípios da região serrana do Rio Grande do Sul, tendo por base o relatório de atendimentos do ano de 2019.

Para Pistorello, “a busca de inclusão social do migrante passa por trabalharmos pelo fortalecimento de políticas públicas e de redes locais, como forma de garantir os direitos previstos na Constituição Federal”. E, Vanessa Moolen completa: “Vemos em Caxias que o trabalho que realizamos no CAM traz aprendizados constantes, troca cultural e diferentes saberes, tudo que é muito benéfico para o desenvolvimento da cidade como um todo”.

Complementando o quadro em Caxias do Sul, a representante da Prefeitura Alessandra Pereira, titular da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), irá apresentar as atividades do Centro de Informações ao Imigrante (CIAI Caxias do Sul). Para a gerente, muitas questões que serão debatidas “podem ser comuns em outros municípios, o que torna a iniciativa da capacitação muito importante para a troca de experiências e fortalecimento das nossas políticas públicas e práticas”. No âmbito local, o Seminário conta também com a parceria do Centro de Integração e Desenvolvimento Nossa Senhora das Graças (CEIDEC).

O Seminário trará também uma visão internacional das redes de atuação em políticas migratórias, com capacitação para a formalização do pedido de refúgio, além de apresentação das ações da ACNUR (agência da ONU para refugiados) e de programas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Para o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU), William Laureano, “precisamos lembrar que milhões de pessoas estão deslocadas de seus países de origem porque são perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política ou enfrentam graves violações dos direitos humanos. Ter uma visão ampla da crise migratória e da atuação de redes é muito importante para que possamos oferecer a essas pessoas uma oportunidade de reconstruírem suas vidas e de ajudar também os municípios que as acolhem”.

O Seminário tem apoio do Projeto “OPORTUNIDADES Integração no Brasil”, uma parceria da OIM com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Iurqui Pinheiro, coordenador de projetos da OIM, indica que “serão reforçados novos programas de formação profissional, cursos de idiomas e preparatórios para colocação no mercado de trabalho e empreendedorismo”.

A aposta na mobilização comunitária reforça a necessidade de capacitação e de sensibilização da sociedade para as questões da imigração. Para Ana Maria Paim Camardelo, professora do Programa de Pós-graduação em Direito e pesquisadora líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da UCS, “além da formações técnica para profissionais de instituições públicas ou privadas que trabalham com os imigrantes, nosso objetivo é acessar sempre a sociedade e sensibilizar a todos para uma população que merece ser olhada, cuidada e acima de tudo respeitada”.

Todos os envolvidos no Seminário apontam que sem regularização migratória e um bom atendimento assistencial a situação dos imigrantes é de insegurança, adoecimento e exclusão, sem perspectivas de médio e longo prazo.

Serviço:

Seminário de Capacitação em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes

Período: 09 a 18 de setembro (carga horária total: 12 horas)

Horário: 8h30min – 11h30min

Local: Aulas simultâneas (ao vivo) – via Google Meet.

Inscrição: Inscrição gratuita no link abaixo.
https://sou.ucs.br/inscricoes/formulario/ext024938-seminario-de-capacitacao-em-regularizacao-migratoria-e-atendimento-assistencial-a-imigrantes-ext024938/



 ***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.