FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CADES Itaquera elege seus representantes em clima democracia

Subprefeito Tamura e o chefe de gabinete Major Rohrer com os conselheiros recém eleitos

Estão eleitos os novos conselheiros do CADES Itaquera. Em 30 de maio, numa votação tranquila e organizada, quase mil cidadãos compareceram à Praça de Atendimento da Subprefeitura de Itaquera para escolher seus representantes. Com apresentações de artistas da região e 49 servidores trabalhando no pleito, foram conhecidos os novos membros do Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, com mandato de dois anos. No próximo dia 5 de junho será comemorado o Dia do Meio Ambiente, mas durante esta semana haverá ações com esse foco em toda a cidade.
Após a apuração das urnas, chefiada pelo subprefeito Roberto Tamura e pelo chefe de gabinete Major Rohrer, foram contabilizados 990 votos e eleitos os seguintes candidatos: Marcos Paulo da Silva (Boy), Luiza Josefa de Assis, Fernando Luis Simas, Gabriel de Oliveira, Francisco Bertulino Filho (Chicão), Jader Donizeti Ferreira Cruz (Magal), Ivo Carlos Valêncio e Miguel Alves dos Santos.

Logo em seguida, diante de um quadro com a contagem em tempo real, e testemunhada por todos os presentes, foram definidos os suplentes. São eles, respectivamente: Mario Seimaru Lima (China), Décio Suzuki, José Jorge Costa Borges, Pedro Gomes da Silva, Roseli Aparecida Pavon, Roque da Luz Fernandes, Edmilson Cardoso dos Santos, Luiz Carlos da Silva (Luiz do Comas).
Um curso de capacitação será ministrado pela Secretaria de Verde e Meio Ambiente aos novos conselheiros e suplentes para que tomem consciência de seus deveres e poderes como representantes da comunidade. As aulas, assim como a posse dos eleitos ainda aguarda por uma data com a presença do Secretário do Verde, Eduardo Jorge.

"É uma oportunidade única de cada um demonstrar preocupação com o meio ambiente e exercer cidadania. Acredito que Itaquera arregaçou as mangas e realizou uma bela votação", festejou o subprefeito Roberto Tamura, ao final do dia. Já a eleitora Vera Lucia Santos Paulino acredita que o conselho é importante para se pensar o futuro. "É a primeira vez que estou votando. Precisamos pensar sobre o que jogamos fora e a preservação do verde", diz ela.

Durante o dia um pequeno palco foi montado na rua Ken Sugaya, ao lado da subprefeitura. Foram realizadas apresentações das duplas Tidy e Nelson, Vitor Ricardo e Morais, Alberto e Gilmar Vieira, que também fez dueto com Ney. Também houve dança e performance do grupo Família Crew.


Sobre o CADES

O tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável tem ganhado mais destaque a cada dia, porém poucos sabem qual o real papel da entidade. O órgão, subordinado ao CADES, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é responsável por discutir questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho. Este ano realizará sua 2ª eleição, e os eleitos tomarão posse no início de junho.

Dentre suas competências, está colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz. Isso acontece através de recomendações, proposições de planos, programas e projetos ao CADES Municipal.

O conselho é formado por 16 membros mais seus suplentes, sendo a metade do governo e a 8 da sociedade civil, e é presidido pelo subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura. O mandato dos membros do Conselho é de dois anos, no entanto, são permitidas duas reconduções, por igual período. As funções dos membros do Conselho são consideradas serviço público relevante, porém não há remuneração alguma. As reuniões acontecem em encontros mensais na subprefeitura e também recebem propostas, denúncias e críticas relacionadas à proteção do meio ambiente e a tudo que diz respeito ao bem estar melhorar a vida das pessoas. Vale sempre ressaltar que as manifestações podem ser encaminhadas por qualquer pessoa ou organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.