FIQUE POR DENTRO

domingo, 6 de junho de 2010

Poda de precisão beneficia árvores de São Mateus

As queixas sobre quedas de árvores na cidade de São Paulo aumentam em época chuvosas e de tempestades. As principais causas de remoção justificada das árvores registradas nas subprefeituras são ataques de fungos, bactérias e insetos, além das podas feitas de maneira irregular, que prejudicam a saúde e provocam morte e possíveis quedas. Em São Mateus isso não é diferente, mas a subprefeitura, por meio da Unidade de Áreas Verdes (UAV), sob o comando de dois engenheiros agrônomos, utiliza métodos de poda, remoção e transplante que privilegiam as árvores.
A equipe da Subprefeitura São Mateus se especializou no trabalho de Poda de Precisão e, atualmente, as podas e remoções executadas levam em conta sempre a preservação da arquitetura da copa, eliminação de ramos mortos e doentes.
A Resolução nº 124 do Cades, de 18 de setembro de 2008, estabeleceu normas de Podas Drásticas. De acordo com a engenheira-agrônoma Fernanda Voltam, "recebemos diversos pedidos de remoção de árvores, quase 90% deles não existe a necessidade, basta uma poda".
Antes de equipe da UAV entrar em ação, os engenheiros fazem um laudo da situação. Se estiver comprometida, a árvore será removida; caso não esteja, receberá uma poda.
Alguns casos que comprometem as árvores e são responsáveis por suas quedas são: apodrecimentos no tronco, muitas vezes provocados por poda irregular, corte de raízes, calçadas concretadas muito próximas da base do tronco, desequilíbrio da copa para a desobstrução da fiação aérea.
Na manhã do dia 29 de abril, duas árvores localizadas na avenida Satélite, Jardim Santa Bárbara, distrito de São Mateus, foram removidas. Uma estava infestada de brocas e a outra em avançado processo de apodrecimento.
O trânsito de caminhões na avenida quebrou um galho e provocou uma grande ferida na árvore, por onde penetraram água, bactérias e fungos, que causaram deterioração.
Nessa mesma árvore, uma poda irregular feita para liberar fios de alta tensão fez com que o peso se concentrasse em apenas um lado. Esses fatores associados a uma forte chuva e vento poderiam levar à queda.
Em pouco tempo as duas árvores foram serradas. Dentro dos troncos, diversas brocas comprovam o perigo que representavam. O material foi recolhido e levado à UAV para estudo e reaproveitamento.
Para solicitar poda ou remoção de uma árvore, o munícipe deve se dirigir à praça de atendimento da Subprefeitura São Mateus, situada à avenida Ragueb Chohfi, 1.400, e fazer o requerimento. Para isso, é necessário ter em mãos cópias do RG e do IPTU.
Quando o plantio é bem planejado, as árvores vivem por muitos anos, décadas e sempre estão se renovando na primavera. Uma árvore com boa saúde e regularmente tratada e adubada não apresenta perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.