FIQUE POR DENTRO

domingo, 27 de junho de 2010

Terceira edição do Brincalendo acontece no dia 04 de julho

Contação de histórias, brincadeiras de rua, apresentação musical, oficina de pintura, livros e brincadeiras na brinquedoteca itinerante estão na programação da terceira edição do BRINCALENDO, que acontece no dia 04 de julho, das 13h às 18h, na Rua Lopes Chaves (entre as ruas Brigadeiro Galvão e Barra Funda), no bairro da Barra Funda. A idealização é do Instituto Brasil Leitor, organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação.

A programação
Com muita alegria e brincadeira, o Ato Cidadão abre a programação, às 13h, com a Brinquedoteca itinerante Batuta. O Ato Cidadão é uma associação sem fins lucrativos, que promove ações educativas e culturais com o propósito de estimular a cidadania, conscientizando que todos os indivíduos são agentes do processo de transformação social.

Das 13h às 18h, as crianças têm acesso ao Espaço da Leitura. Um mediador auxilia a brincadeira com 150 livros de literatura infantil.

Outra atividade acontece no Espaço das Artes, no mesmo horário, das 13h às 18h. Nele, as crianças têm à disposição cartolina, papel sulfite, cola, tesoura, papel crepon, celofone, canetinhas coloridas, lápis de cor, tintas e cavaletes de pintura para soltar a imaginação através de desenhos e pinturas.

Às 14h é a vez da contação de histórias com poemas, canções e números circenses com a Companhia Circo de Trapo. O palhaço-poeta Marcolino Antonio, a sua assistente Fabinha e a musicista Chicorita apresentam espetáculo inspirado nas obras “Limeriques” e “A aposta”, da escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky. A trupe volta a se apresentar às 16h.

O Espaço do Brincar abre às 15h. As crianças se divertirão com brincadeiras de rua como esconde-esconde, pega-pega, gato-mia, pula-carniça, mãe-da-rua, corre-cotia, passa anel, amarelinha, entre outras.

Os instrumentistas (flauta, violão e bateria) do grupo MPB Trio apresentam show musical de MPB e bossa nova, às 17h.

Sobre o Instituto Brasil Leitor
O Instituto Brasil Leitor (IBL) idealizou o projeto “Ler é Saber”que mantém além da biblioteca Brincalendo, as bibliotecas para Primeira Infância, instaladas em hospitais, clínicas médicas e odontológicas, creches, escolas públicas e particulares e dez bibliotecas Comunitárias, que possuem um acervo muito rico e diversificado, o qual atende a um público específico onde estão instaladas.

Dentro do projeto “Ler é Saber” o IBL mantém ainda as bibliotecas em terminal de ônibus, nas estações de metrô e/ou trem. No total já são dez unidades, seis Embarque na Leitura localizadas em São Paulo (estações Luz, Tatuapé, Paraíso, Largo Treze e Santa Cecília do Metrô e estação Brás da CPTM), uma Livros & Trilhos no Rio de Janeiro (Estação Central), uma Livros sobre Trilhos no Rio Grande do Sul (Estação Mercado), uma Estação Leitura em Belo Horizonte (Estação Central) e por fim, uma “Leitura Integrada” no Terminal Integrado Pelôpidas Silveira, no município de Paulista, região metropolitana de Recife. Juntas, as bibliotecas somam 56.474 associados e já emprestaram 569.592 livros.

Serviço BRINCALENDO
Local: Rua Lopes Chaves, 229 (entre as ruas Brigadeiro e Barra Funda) - Barra Funda
Data: 04 de julho
Das 13h às 18h: Brincadeiras na Brinquedoteca Batuta
Das 13h às 18h: Mediação de leitura no Espaço da Leitura
Das 13h às 18h: Oficina de pintura no Espaço das Artes
Às 14h e às 16h: Contação de histórias com a Cia. Circo de Trapo
Das 15h às 16h: Brincadeiras de rua no Espaço do Brincar
Das 17h às 18h: Apresentação Musical com grupo MPB Trio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.