FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CENTRO DE CIDADANIA DA MULHER de Itaquera promove evento em parceria com SENAC

* Foto: Simone Alauk
O evento “Fique mais Bonita com Saúde” realizado pelo Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), nos dias 11 e 12 de maio, foi um verdadeiro sucesso! Além de promover conhecimento prático às jovens estudantes do curso de Técnico Esteticista da instituição, ligado ao Projeto Promoção de Saúde do SENAC, serviu para levantar a auto-estima das participantes.

A palestra inicial, voltada essencialmente à beleza e à saúde da mulher, centrou fogo na importância de as mulheres contemporâneas se cuidarem mais, já que seu papel histórico foi sempre o de cuidadora da família, quando se trata das crianças, idosos e infermos. “É fundamental que as mulheres, que hoje em dia possuem dois ou até três jornadas de trabalho, preocupem-se com os cuidados pessoais”, defendeu uma das jovens estudantes. “Além disso, para se aliviarem da sobrecarga, é fundamental que as mulheres busquem coisas que lhes deem prazer como ler, passear ao ar livre, cantar, sorrir, fazer um curso de seu gosto, tomar sol etc”, finalizou.

Conforme havia previsto a Coordenadora do CCMI, Marilene Batista dos Santos, a Tia Lena, o evento trouxe ainda uma interessante dinâmica, feita de olhos vendados, que serviu para trazer à tona a importância da higienização das mãos. Sem enxergar, as estudantes pingaram uma gota de um líquido nas mãos das participantes e pediram para que elas espalhassem nas mãos, simulando uma lavagem. Ao tirarem as vendas, as mulheres ficaram surpresas com o resultado. Em vez de sabonete líquido, como elas imaginavam, fora despejada uma gota de tinta vermelha. No final, a mulher com as mãos mais vermelhas ganhou um creme hidratante de presente. A dinâmica foi finalizada com orientações sobre a importância de se lavar sempre as mãos antes de manipularmos os alimentos com vistas a evitar doenças. “Não podemos nunca deixar de lavar os pulsos também”, alertaram as estudantes.

O evento terminou com uma sessão de higienização facial; esfoliação e hidratação das mãos. Para deixar as mulheres ainda mais felizes, foram distribuídos brindes e desenvolvidas atividades recreativas. No total, participaram cerca de 50 mulheres.

“Estava precisando muito passar algumas horas descontraídas para aliviar a cabeça”, afirmou a dona de casa e freqüentadora do CCMI, Leidinalva Rosa de Jesus, 40 anos, moradora da Cohab II. Separada há dois meses do marido violento, ela foi ao evento acompanhada por um de seus filhos. “Vim aqui buscar ajuda do Conselho Tutelar e encontrei mais do que isso”, concluiu.

Outra participante veio especialmente do Jd. Santo André, em São Mateus, para prestigiar o evento. Casada e sem filhos, a jovem dona de casa de apenas 18 anos, descobriu o evento pela página eletrônica da Prefeitura. “Estava numa lan house perto de casa, navegando pelo site da prefeitura quando me inscrevi para participar”, esclareceu Eliane Nascimento de Souza, que já completou o ensino médio.

Ela, assim como as demais participantes, voltou para casa satisfeita e com a sacola cheia de brindes ganhos em bingos e em animados sorteios. A terça-feira foi reservada especialmente às mulheres vítimas de violência.

O CCMI – Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera fica localizado na rua Ibiajara, nº 495, bairro XV de Novembro. Informações adicionais podem ser adquiridas nos fones (11) 2073-4863 / 5706.
 
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.