FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 27 de maio de 2009

DICAS DE MODA: Que roupa colocar na mala?

Aproveite os cinco feriados do segundo semestre para viajar


Muitos feriados já se passaram, mas não se preocupe se não conseguiu viajar ainda, programe-se com antecedência, escolha o destino que melhor combina com você e arrume as malas! Isso mesmo, em 9 de julho comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932, em 7 de setembro a Independência do Brasil, 12 de outubro é dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em novembro três feriados completam a lista, Finados no dia 2, Proclamação da República no dia 15 e Consciência Negra no dia 20.

Ao todo, contando as emendas e os finais de semana são 18 dias para desfrutar do seu jeito, seja na praia, na cidade, na montanha ou no campo. Pensando em otimizar seu tempo e auxiliar na escolha certa das roupas, a marca do fio LYCRA® convidou especialistas em moda que dão dicas essenciais para sua viagem. Confira.

Viagem à praia

Se a escolha for um passeio pelas belas paisagens do litoral brasileiro, 17 dos 27 Estados são banhados pelo Oceano Atlântico. A consultora de moda praia, Lygia Moreno1, destaca a importância de um maiô com o fio LYCRA® Xtra Life, que confere um melhor ajuste e proporciona uma vida útil maior às peças que podem ser usadas tanto para passar o dia na praia quanto para compor um visual mais elegante, como os passeios de barco ou mesmo participar de festas à noite à beira da piscina. “Também aconselho levar três diferentes biquínis, dois estampados e um liso, que se coordenem para compor diferentes looks”, indica Lygia. Os shapes podem ser variados, que combinem com cada corpo. Como as opções, faixa, frente-única e meia-taça. “Um top pode ser usado, ainda, sob uma camisa em eventos noturnos”, finaliza.


Viagem à cidade
“Parece fácil montar uma mala quando pretendemos viajar para outra cidade. Mas não é tão simples assim”, alerta a editora de moda da Revista Sintética, Eva Coutinho2. Diferentemente do campo ou da praia, cujas atividades já são quase óbvias, quando viajamos para outra cidade temos que analisar todas as atividades que faremos no local, além da variante fudamental, que é o clima. “Sempre é bom traçar um roteiro básico, com as atividades e os locais a serem visitados”, orienta Eva.

Malas: levar duas, uma média e uma pequena. De preferência, a mala média deve ser estruturada para abrigar melhor as roupas sem amassar. É interessante programar dois looks possíveis para cada dia. É bom lembrar que peças de malha amassam mais, especialmente as malhas de fibra natural e os tecidos planos, por isso, opte por tecidos mesclados com fio LYCRA®, assim amassam menos. Dependendo da peça, nem é preciso passar.

Roupas:
- Uma calça jeans de tom escuro, dá a possibilidade de ser usada tanto de dia quanto de noite. Uma calça clara não é recomendada para sair à noite;

Lygia Moreno – consultora de moda possui profunda intimidade com o mercado da moda e do estilo. Sua experiência foi construída ao longo de 28 anos de profissão na área de pesquisa, criação, estilo e desenvolvimento de produtos têxteis. www.lygiamoreno.com.br/

Eva Coutinho - Editora do site Revista Sintética (http://www.revistasintetica.com.br/) e criadora do Centro de Design de Moda de Osasco. É formada em modelagem e costura pelo SENAC-SP, em figurino pelo MAM-SP e em Negócios da Moda (habilitação em criação e desenvolvimento de produto) pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua há 8 anos na indústria têxtil como estilista e consultora de Moda. Há 3 vem se dedicando à área de comunicação de moda e a projetos que visam contribuir para o crescimento e a melhoria do estudo de moda no país.

Donata Lustosa é jornalista pós-graduada em moda e estilo de vida. Hoje é editora do site www.webrun.com.br/ no qual atua também na área esportiva.

O fio LYCRA® é marca registrada da INVISTA para seu fio elastano e hoje está entre as mais conhecidas em todo o mundo, tendo conquistado ao longo das últimas 5 décadas a confiança dos consumidores pela qualidade, liberdade de movimento e caimento perfeito que o fio proporciona. Para mais informações sobre a marca do fio LYCRA® , visite http://www.lycra.com/.
A INVISTA é um dos maiores produtores integrados de polímeros e fibras, principalmente para aplicações de nylon, spandex e poliéster, de todo o mundo. Com presença atuante em mais de 20 países, a INVISTA, com sua estrutura global de negócios, agrega valor excepcional aos seus clientes através de inovações tecnológicas e conhecimento de mercado combinados a um prestigioso portifólio de marcas para vestuário: fio LYCRA®, fio COOLMAX®, tecido e enchimento THERMOLITE®, tecido freshFX®, fio SUPPLEX® e fio TACTEL®. Para mais informações sobre a INVISTA, visite http://www.invista.com/.


- Uma calça e uma jaqueta esportiva, que pode ser de moletom ou com fio SUPPLEX®;

- Blusas de malha diversas. 4 básicas para serem usadas durante o dia, 2 mais elaboradas, para serem usadas à noite;

- 2 vestidos - um mais básico, de malha, e um mais casual;

- Um tênis, um chinelo, uma sapatilha e uma sandália - o tênis pode ser usado pela pessoa no avião, o que reduz um par de sapatos na mala.

Conforme indicação de Eva, na mala média, coloque as calças, a blusa e o vestido casual dobrados no fundo. Dobre as peças de malha e depois faça um rolinho com cada uma delas. Acomode esses rolinhos sobre as peças que já estão dentro da mala. Em um saquinho, coloque as peças íntimas e meias. Em outro, coloque itens de higiene pessoal. Coloque esses saquinhos na mala média. Na mala pequena, acomode os calçados.



Viagem à montanha

“Acampar pode parecer fácil, mas para muitos o problema começa antes mesmo de viajar, quando surge a seguinte pergunta: o que levar?”, analisa a consultora de moda Donata Lustosa3. Fique de olhos nos principais toques da consultora.

Mala: o ideal é levar uma mochila apropriada para caminhadas. Normalmente, essas mochilas são maiores e revestidas por tecidos mais resistentes como as com tecido CORDURA®, além de serem fáceis de carregar.

Roupas: é interessante levar roupas leves e que não amassem. Lembre-se que você irá se trocar dentro da barraca, portanto, priorize as roupas mais práticas.

- Camiseta com tecido sintético: além de não amassar, seca rápido. Opte por peças com tecidos inteligentes como os com fio SUPPLEX®, que são leves, tem o toque agradável, não acumulam o suor nem retém odor.

- Calça-bermuda: são calças que tem zíper na altura do joelho e se transformam em bermudas. Essas calças são de tecidos leves, como as com o fio SUPPLEX®, e possuem secagem rápida. Há calças com reforços de CORDURA® nos joelhos para aqueles que pretendem fazer trekking em regiões de cerrado.

- Legging: para as mulheres a legging é uma boa opção para fazer uma caminhada no campo. São leves, não amassam e permitem a prática de atividade física. Essas calças podem ser com o fio SUPPLEX® ou de Cotton-LYCRA®.

- Casaco corta vento: eles são leves e impermeáveis. Fáceis de guardar são indicados para aquele clima ameno.

- Fleece: no campo, geralmente a temperatura cai ao anoitecer. É sempre bom ter uma blusa ou casaco de fleece. Esse tipo de casaco esquenta bastante, além de ser leve.

- Roupa de banho: é sempre bom levar maiô, biquíni e sunga com fio LYCRA® Xtra Life. Normalmente locais de acampamento sempre têm belas cachoeiras.

- Tênis para trekking: são os mais indicados para caminhar em trilhas por ter um solado apropriado para o tipo de terreno. O ideal é levar dois pares, porque se um deles molhar, você conta com um par extra.

“Também é necessário levar toalha de banho, itens de higiene e papel higiênico. Se pretende cozinhar no local, levar pratos, talheres, panela pequena e fogareiro, além do protetor solar, repelente, óculos de sol, capa de chuva, saco de dormir, boné e lanterna”, aconselha Donata.


Viagem ao campo

“Montar uma mala para quem viaja para locais campestres é um pouco mais simples”, sinaliza Eva Coutinho. De manhã e à noite faz bastante frio, ao passo que no meio do dia o sol é muito intenso. Por isso, é interessante levar na mala uma jaqueta pesada e um cachecol. Calças jeans são as melhores peças nesse tipo de lugar. Com a possibilidade de se praticar montaria, o melhor é optar por calças com o fio LYCRA®, de boca mais ajustada, que dão flexibilidade, são confortáveis e amassam menos. Blusas de malha também são melhores tanto pelo fato de não amassarem quanto pelo fato de esquentarem mais, principalmente se forem de tecidos tecnológicos. Atualmente, existem tecidos com propriedades diversas. Os tecidos conseguem detectar a temperatura e reagirem a favor. Assim, um mesmo tecido fica mais fresco em clima quente e mais quentinho durante o frio.

“Leve pelo menos 3 calças jeans, algumas blusas de malha, manga curta e manga longa, e, também uma malha segunda pele. Leve uma calça de malha e um shorts, além da jaqueta e de uma blusa mais pesada. Da mesma forma que na cidade, coloque as peças íntimas e as meias em um saquinho e os itens de higiene pessoal em outro. Não esqueça do protetor solar. Se a mala não for estruturada é interessante que todas as peças sejam guardadas como rolinhos. Em uma segunda mala, coloque uma bota, um tênis e um chinelo.

Não esqueça, em todas as viagens, de levar saquinhos avulsos para colocar as roupas usadas ao longo da viagem. É recomendável também levar uma sacola de tecido dobrada dentro da mala para o caso de haver compras durante a viagem.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.