FIQUE POR DENTRO

domingo, 24 de maio de 2009

"Crise Global: Como Superar e manter-se Motivado"

* Márcio Silva


Um fator chamou-me a atenção nestes últimos meses: o número de solicitações para palestras e treinamentos motivacionais que temos recebido. Por que as empresas estão preocupadas com a motivação de seus colaboradores?
Analisando a questão, podemos perceber que a grave crise global tem preocupado nossos empresários e colaboradores. A ameaça de desemprego é uma constante na mente dos colaboradores o que pode afetar seu desempenho.
Segundo matéria publicada em 07/12/2008 no jornal O Globo “as projeções apontam elevação forte da taxa de desemprego, que encerrou outubro a 7,5% e deverá registrar percentual médio de até 9% no próximo ano. Isso significa que, em 2009, mais 365 mil brasileiros vão procurar uma vaga, elevando a 2,160 milhões o contingente de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país”.
A pergunta é: como está a motivação de nossos colaboradores em meio a notícias tão catastróficas?
O que fazer para superar este período de crise e desemprego, e assim continuar a produzir, atender e vender mais e com qualidade?

Recentemente realizamos uma palestra motivacional sobre trabalho em equipe para a empresa VTV Digital num hotel em Campos do Jordão, ali percebemos o anseio e expectativa das pessoas em receber boas-novas apesar de tantas notícias ruins. Em duas horas de palestras percebemos como a auto-estima, motivação, comprometimento e trabalho em equipe contribuem para formação de um time de campeões.
Superar a crise é possível, mesmo em meio a tantas demissões e um futuro sombrio. Se olharmos para ela apenas como uma “crise” logo estaremos envolvidos e não conseguiremos enxergar possibilidades para superá-la. Quando realizamos uma análise interna de uma organização olhamos para dentro dela (seus processos, estrutura, pontos fortes e fracos), mas quando nos direcionamos para os fatores externos que podem influenciar positivamente ou negativamente nossa empresa a análise é mais ampla e muitas vezes imprevisível, cabendo a missão de monitorar o ambiente que circunda o negócio e suas operações.
Para superar a crise todos nós colaboradores, diretores e presidentes precisamos enxergar esta como uma oportunidade, e num verdadeiro “time” nos ajudarmos mutuamente, sabendo que o comprometimento e motivação de todos é fundamental para o sucesso.
A galinha olha numa visão limitada de seu território, mas a águia enxerga amplamente. Pessoas que trabalham desmotivadas, sem comprometimento, pensando apenas em seu salário ou comissões não fará nada para superar os momentos de dificuldades, são individualistas, sem compromisso com a equipe. Precisamos demonstrar aos nossos colegas, parceiros e clientes que é possível superar a crise com otimismo, motivação e comprometimento.
Algumas dicas para superar a crise e manter a motivação:
1. Lembre-se: uma ameaça pode ser uma grande oportunidade;
2. Saia na frente de seus concorrentes: reinvente-se;
3. Mantenha o entusiasmo e motivação influenciando positivamente clientes, amigos e colegas;
4. Comprometa-se com sua equipe e empresa;
5. Demonstre ao cliente que sua empresa não teme a crise, mas sim se reinventa a cada dia para superá-la e contribuir para que seus consumidores também façam o mesmo;
6. Trabalhe para superar as metas (alta performance);
7. Reinvente-se a cada dia e acredite que você vai vencer!
Em minhas palestras e treinamentos sempre falo que “parar de crescer é prenuncio de morte e não mudar tem mais probabilidade de dar errado do que mudar”. Saiamos da zona de conforto e medo, arregacemos as mangas e façamos a diferença em tempos de crise.
Aqueles que sobreviverem e criarem diferencial competitivo serão lembrados como case de sucesso, mas os que se deixarem ser derrotados serão logo esquecidos.
Supere a crise e comprometa-se com o sucesso!

* Márcio Silva é escritor, consultor de Treinamento & Desenvolvimento, palestrante a mais de 8 anos nas áreas de gestão de clientes, gestão de pessoas, vendas, motivação, planejamento estratégico e liderança. Autor do livro "Clientes por Todos os Lados" pela Editora Diário (SP), tendo como principais clientes: Volvo, Unimed, Shopping Center Uberaba, Vila Rica Imóveis, Kia Motors, Band FM, Centro Auditivo Surtel, e entre outros.
Visite nosso site: http://www.callcenter.net23.net/

Para palestras, convenções e treinamentos: (11) 3081-1156 Corporativa Brasil - Capacitação Empresarial

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.