FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PARTICIPE DA IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DOS REPRESENTANTES DAS SUBPREFEITURAS


PARA A SOCIEDADE CIVIL TER VOZ NAS SUBPREFEITURAS, PARTICIPE DO PROCESSO PELA IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS DE REPRESENTANTES!




A Frente Parlamentar de Apoio à Implantação do Conselho de Representantes na cidade foi constituída no dia 11 de março, em sessão extraordinária, da Câmara Municipal de São Paulo. Sua instalação ocorreu no dia 7 de abril e hoje conta com a adesão de 25 vereadores.


O objetivo da Frente Parlamentar Para a Implementação do Conselho de Representantes é buscar um diálogo com o poder Executivo e a sociedade para que seja implantado nas 31 subprefeituras esse canal de participação popular. Os conselhos seriam eleitos pela população local, para fiscalizar e planejar ações em cada região.


Na primeira reunião da frente, realizada dia 28 de abril, foi aprovado o estatuto, que estabelece uma coordenação colegiada composta por um presidente, três vice-presidentes e um representante da sociedade civil. Para acessar o regimento interno, aprovado no dia 28 de abril, acesse o link http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/2951.


Até o dia 12 de maio entidades e movimentos sociais podem se inscrever para participar da escolha do representante da sociedade civil na coordenação da Frente Parlamentar para a Implementação do Conselho de Representantes na Cidade de São Paulo, iniciada na Câmara Municipal. Inscrições feitas pessoalmente no dia também serão aceitas.


É importante que as entidades indiquem representantes para a eleição! Para efetuar a inscrição, acesse o link abaixo, preencha o formulário, que será enviado aos integrantes da Frente Parlamentar.




A definição do representante da sociedade civil e o respectivo suplente na coordenação colegiada ocorrerá no dia 12 de maio, terça-feira, às 18 horas, na sala Sérgio Vieira de Melo (1º subsolo da Câmara).


Em seguida, às 19h, haverá a segunda reunião, com a presença do secretário Municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro, para informar a Frente Parlamentar sobre as ações de sua secretaria quanto à implementação dos Conselhos de Representantes das Subprefeituras


Sua presença neste encontro é fundamental para que os Conselhos de Representantes sejam efetivamente implantados nas 31 subprefeituras!





Histórico
A Lei Orgânica do Município de São Paulo prevê a participação da população nas subprefeituras por meio dos Conselhos de Representantes. Porém, em 2005, o Ministério Publico Estadual ajuizou uma ação de inconstitucionalidade (ADIN) contra a criação dos Conselhos. O argumento é que só o Executivo tem a prerrogativa de criar cargos na administração. No entanto, pela lei, os conselheiros não receberiam vencimentos e, portanto, não onerariam os cofres públicos. Eles teriam função deliberativa no planejamento e fiscalizariam a atuação da Prefeitura.

Atualmente, o processo está no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, e o relator já recebeu o parecer do Ministério Público Federal que avaliou a favor da inconstitucionalidade.

O Movimento Nossa São Paulo já mobilizou organizações para enviar um documento ao STF a fim de sensibilizar os juízes por uma decisão favorável à implantação dos conselhos. Outra estratégia defendida pelo Movimento é a mobilização para que a Prefeitura envie outro projeto à Câmara Municipal, pois assim não haveria a inconstitucionalidade alegada.

*
****


Zuleica Goulart -Secretaria Executiva - Movimento Nossa São Paulo
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.