Nossos Vídeos

terça-feira, 15 de junho de 2010

Inverno aumenta chances de dores na coluna

As pessoas que enfrentam maiores desconfortos na coluna durante os dias de frio podem se prevenir de uma forma mais simples do que se pode imaginar. Com exercícios freqüentes, acompanhados por especialistas, é possível superar as limitações do dia a dia que podem se agravar no inverno. É exatamente isto que o Grupo de Atividades e Orientações para a Coluna (GAOC), da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, visa proporcionar aos seus participantes. O programa tem como objetivo prestar orientação gratuita à população sobre como evitar e conviver com os problemas da coluna vertebral.

Na Clínica de Fisioterapia da UNICID é seguido um plano educacional e de treinamento. Os participantes primeiro recebem instruções sobre o funcionamento da coluna vertebral e depois passam a aprender e interagir com treinos teóricos e práticos, abrangendo palestras, apresentações audiovisuais e exercícios. Além disso, são conscientizados sobre a importância de adotar atitudes preventivas e, individualmente, aprendem atividades terapêuticas que podem ser praticadas em casa.

Neste inverno, o programa espera receber mais interessados. O professor do Curso de Fisioterapia da UNICID, Sérgio de Souza Pinto, explica o motivo: “As pessoas podem sentir maiores dores na coluna nos dias de frio porque elas ficam mais paradas, o que, consequentemente, pode favorecer o agravamento em alguns casos. Por isso, quem procurar o nosso atendimento terá instruções sobre como se precaver e ter melhorias na qualidade de vida”, afirma.

O professor ainda esclarece que, ao final do programa, o intuito é que tenham relatos de diminuições das dores. É o caso de Maria Ascensão Pereira André, 79 anos, que tem como pretensão conseguir ficar em pé por mais tempo, algo que, antes de praticar os exercícios, era praticamente impossível devido às fortes dores que sente na coluna. Já Joaquim Dourado Filho, 70 anos, afirma ter os sintomas ao longo de todo o dia: “Há cerca de 18 anos da minha vida sinto muitas dores, mas com pouco tempo praticando as atividades ensinadas na UNICID notei avanços. Agora, é só manter o ritmo em casa”, diz Filho.


Dicas para viver melhor neste frio

É importante manter-se em movimento durante este inverno para não agravar as dores na coluna, mas também é essencial praticar as atividades adequadamente e com a orientação prévia de um especialista. Para que as pequenas ações do cotidiano não se transformem em sintomas desagradáveis, o professor do Curso de Fisioterapia da UNICID, Sérgio Souza Pinto, fornece algumas dicas:

- Alternar trabalhos pesados e leves;
- Fazer paradas de descanso durante as atividades;
- Evitar o levantamento de objetos pesados em uma posição em que eles fiquem mais altos do que os cotovelos;
- Não permanecer por muito tempo em uma mesma posição;
- Caso haja dor, as atividades devem ser interrompidas por um tempo;
- Se a dor ainda permanecer após uma hora, a atividade deve ser reduzida;
- Segurar objetos pesados próximo ao corpo;
- Evitar movimentos repentinos;
- Aprender a se mover coordenadamente;
- No trabalho doméstico, como aspirar o pó e varrer, é importante estar com os materiais ou aparelhos sempre próximos ao corpo;
- Para lavar ou passar roupa coloque um objeto para apoiar um dos pés;
- Não dar passos muito longos e não tentar alcançar objetos muito distantes;
- Não curvar a coluna para tentar ficar em pé apenas com uma perna, fato comum ao vestir meias e sapatos;
- Quando tossir ou espirrar, permanecer com as costas retas e os joelhos um pouco dobrados;
- Sentar sempre com os pés apoiados, de modo a deixá-los inclinados, e apoiar as costas no encosto da cadeira;
- Segurar o telefone com a mão, ao invés de inclinar a cabeça e segurá-lo com o ombro;
- Para levantar da cama, primeiro é importante deitar de lado e depois dobrar as pernas e impulsionar o corpo com a mão, ao mesmo tempo que coloca as pernas para fora da cama.
- Colchão: não deve ser duro como tijolo e nem afundar quando se deita. O travesseiro deve ter uma altura adequada. Caso durma de barriga para cima, o travesseiro deve ser mais baixo. Se dormir de lado, escolha um da altura do ombro, que mantenha o pescoço alinhado, paralelo ao colchão;
- Ao dirigir, sentar o mais próximo possível do volante. Desta maneira, os joelhos estarão um pouco mais altos do que os quadris. Para melhorar a posição, pode-se colocar uma almofada atrás a região lombar.

Para obter mais informações sobre as próximas turmas do Grupo de Atividades e Orientações para a Coluna – GAOC os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 2178-1240. O atendimento é gratuito e acontece durante cinco sextas-feiras seguidas.

SERVIÇO
GRUPO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA A COLUNA - GAOC
Local: Universidade Cidade de S.Paulo – Clínica de Fisioterapia
Informações: (11) 2178-1240, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Tel.: 11 - 2178 1212 - http://www.unicid.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.