FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Prefeito reabre Biblioteca Paulo Setúbal e inaugura Teatro Zanoni Ferrite

Nesta sexta-feira (11/6), o prefeito Gilberto Kassab reabriu a Biblioteca Paulo Setúbal e inaugurou o Teatro Zanoni Ferrite na Vila Formosa, Zona Leste. O novo teatro fica no andar térreo da Paulo Setúbal e tem capacidade para 210 espectadores. Durante o evento, o prefeito cumprimentou os familiares do ator Ferrite, já falecido, e relembrou os esforços para melhorar a qualidade dos equipamentos de cultura nos últimos anos.

"Tudo é uma questão de acreditar e priorizar. Até o final desta gestão, a infraestrutura dos equipamentos de cultura da cidade de São Paulo será totalmente diferente daquela que encontramos. Nos próximos dois anos e meio, o ritmo de investimentos permanecerão iguais para que possamos alcançar as metas. A expectativa é que todas as bibliotecas e teatros da rede municipal sejam revitalizados", disse Kassab.

Para abrigar o novo espaço de dramaturgia, a Biblioteca Paulo Setúbal passou por uma reforma e agora concentra seu acervo no primeiro andar, junto ao Telecentro Acessa Sonho. Com as mudanças, o andar térreo ganhou espaço para atividades multidisciplinares, como exposições e saraus, e para abrigar os 210 lugares do Teatro Zanoni Ferrite, antes usado como auditório.

O antigo palco e as coxias foram reordenados, dois camarins foram criados e o espaço foi adaptado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além das mudanças no interior do prédio, foram removidos os 420 m² de grades que circundavam a biblioteca, dando espaço a um calçadão. Em sala anexa ao teatro foi criado um ambiente lúdico e reservado para as crianças. Além do acervo de literatura infantil, mesas coloridas e tapetes de atividades estão à disposição da garotada. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, investiu R$ 1 milhão nas mudanças da estrutura da biblioteca.

O secretário de Cultura, Calos Augusto Calil ressaltou a importância da requalificação dos equipamentos de cultura da cidade. "A requalificação de equipamentos públicos nunca teve, pelo menos recentemente, tanta atenção do poder público quanto nessa gestão. Antes, a Prefeitura tinha a idéia de que o patrimônio dela era desqualificado. Hoje, no entanto, entendemos que o patrimônio é da população e da cidade e deve ter qualidade. Portanto, temos uma grande satisfação em devolver à população a biblioteca reformada e um novo teatro", afirmou Calil.

A programação de inauguração tem peças voltadas para o público infantil ('Por que o mar tanto chora?', 'Tic tac' e 'Tarde de palhaçadas') e para o adulto ('Florilégio', 'Sambando, sim' e shows de Verônica Ferriani e Vânia Bastos).

Zanite Ferrite

Falecido em julho de 1978, o ator brasileiro Zanite Ferrite participou de montagens no Teatro de Arena sob as direções de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. Ele estreou na televisão no principal papel da telenovela 'Pingo de gente' em 1971, além de encenar diversas telenovelas da TV Tupi. Em 1970 ganhou o Molière, prêmio concedido anualmente até 1991 pela empresa Air France às personalidades que mais se destacavam na produção teatral. Durante uma década o ator morou no bairro de Vila Formosa, Zona Leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.