FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 1 de junho de 2010

INICIAM AS OBRAS DA FATEC EM ITAQUERA

O primeiro passo para a implantação do Parque Tecnológico da Zona Leste foi concretizado. Dia 24/5, o prefeito Gilberto Kassab e o governador Alberto Goldman acompanharam o início da construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itaquera, que será erguida em um terreno doado pela Prefeitura ao Governo do Estado.

"A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado foi fundamental para darmos este ponta-pé inicial. Com esta iniciativa, vamos ajudar na geração de empregos e na capacitação das pessoas. Elas vão contar com facilidades no transporte, como o Metrô e linhas de ônibus", destacou Kassab.

A Fatec Itaquera será a primeira instituição de ensino a ser construída no Parque Tecnológico da Zona Leste. A obra está em processo de montagem do canteiro de obras e de terraplanagem.

A instituição oferecerá quatro cursos de graduação: Mecânica Modalidade Projetos, Mecânica Modalidade Soldagem, Automação Industrial e Sistemas Biomédicos. O prédio terá 24 salas de aula, biblioteca, auditórios e oferecerá os seguintes laboratórios: processos de produção; processos de soldagem; ensaios mecânicos e resistência dos materiais; ensaios metalográficos; ensaios não destrutivos, metrologia, eletricidade básica; eletrônica analógica; eletrônica digital; simulação (informática); tecnologia e sistemas de automação; desenho; manutenção de aparelhos médicos-hospitalares; projetos e informática.

De acordo com o Centro Paula Souza, instituição responsável pela administração e obra da Fatec, a estimativa de conclusão das obras é para outubro de 2011. A expectativa é que o estabelecimento de ensino atenda 320 alunos por semestre a partir de 2012.

O governador Alberto Goldman ressaltou que os cursos de capacitação oferecidos pela Fatec ajudarão quem está desempregado. "As pessoas que estão sem trabalho precisam se qualificar para atender as demandas das empresas, indústria e comércio", afirmou.

Parque Tecnológico Zona Leste

O Parque Tecnológico da Zona Leste tem como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico de Itaquera e toda a região, para gerar renda e empregos em uma das áreas mais populosas da Capital. Segundo dados da Fundação Seade de 2009, são mais de 4 milhões de habitantes. Localizado na avenida Miguel Ignácio Curi, entre a avenida Prof. Engenheiro Ardevan Machado e a rua Dr. Luís Aires, o Parque Tecnológico fica em frente à Estação do Metrô Corinthians-Itaquera.

Além de unidade da Fatec, o complexo terá prédios das seguintes instituições de ensino: Etec, Senai, além de laboratórios, incubadora de empresas, centro de convenções, pavilhão de exposições, auditório, áreas de serviços e alimentação, edifício comercial multiuso e centro cultural.

O empreendimento foi recentemente credenciado ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) e será voltado às áreas de pesquisas e desenvolvimento nos setores de Inovação e Apoio de Gestão, Têxtil e Moda, TI e Software, Inteligência de Mercado e Mídia.

4 comentários:

  1. Até que enfim acordaram para a Zona leste.

    ResponderExcluir
  2. Acredito no crescimento da zona leste,mas poderia ser um novo "POLO da USP", com cursos que a população carente necessita.

    ResponderExcluir
  3. população carente não entra na usp ¬¬

    ResponderExcluir
  4. ISSO É UMA VERGONHA ROUBARÃO TANTO E AINDA ESTÃO NOS ENGANANDO SÓ COM ISSO? A USP E OUTRAS MAIS DÃO DE GRAÇA PRA FILHOS DE RICOS E OS POBRRES FICAM SE QUIZER SÓ COM ISSO...ACORDA GENTE ISSO AI PRA ELES É LIXO...

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.