FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CAIXA CULTURAL apresenta Mostra de Cinema de 08 a 12 de Abril

Maya Deren, uma das precursoras do cinema independente americano, ganha mostra de filmes na Sé

Espaço recebe, de 08 a 12 de abril, os impressionantes
curtas-metragens produzidos nos anos 40 e 50 pela cineasta

A CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) oferecerá ao público de São Paulo uma excelente oportunidade de mergulhar nas origens do cinema independente americano com a mostra “O Cinema de Maya Deren”, que será realizada de 08 a 12 de abril, de quarta a domingo. O projeto reúne os impressionantes curtas-metragens produzidos entre as décadas de 40 e 50 pela cineasta, considerada um ícone da vanguarda do cinema independente e experimental americano que influenciou toda a cultura cinematográfica do pós-guerra. A entrada é franca.

Com curadoria de Silvia Hayashi, mestre em Artes pela ECA/USP, e Laura Faerman, Bacharel em Cinema e Vídeo pela ECA/USP, a mostra apresenta seis curtas-metragens, exibidos em DVD: Meshes of The Afternoon, At Land, A Study in Choreography for Camera, Ritual in Transfigured Time, Meditation on Violence e The Very Eye Of The Night.

O trabalho de Deren, que foi também dançarina, escritora, poetiza, coreógrafa e fotógrafa praticamente desconhecida do público brasileiro, serviu de referência para o olhar de toda uma geração de cineastas, como Kenneth Anger, Jonas Mekas, Stan Brakhage e Michael Snow. Com uma produção de marcado interesse pela temática do sonho, reflexão, ritmo, visão, ritual e identidade, Deren fez filmes que conversam com campos como a dança e a psicanálise, e foi ao mesmo tempo diretora, roteirista, editora e atriz em vários deles.

Filmando com pouquíssimo orçamento, ela iniciou sua carreira pioneira ao lado de artistas tão vanguardistas como Marcel Duchamp e produziu seus trabalhos na contracorrente de Hollywood, terminando por influenciar a própria Indústria, que incorporou elementos de sua obra na produção de cineastas hoje consagrados como David Linch. Seus filmes inovam pela profundidade dos temas e pela ousadia na estruturação da narrativa, que utiliza recursos simples e extrema criatividade – como a continuidade do movimento do ator ou dançarino que leva a uma mudança de espaço físico – para criar efeitos de descontinuidade na cena, estabelecer múltiplos olhares simultâneos e desdobrar diversas camadas de sentido.

Um aspecto único em seu trabalho é que, por meio de uma seqüência de planos ora objetivos, ora subjetivos, ela explora a não-linearidade da narrativa e brinca com a noção de tempo e espaço do espectador. De maneira igualmente notável, Deren utiliza o recurso da repetição, como em seu primeiro filme, Meshes of the Afternoon (1943), que elementos de forte sentido psicanalítico – uma faca, uma chave, uma flor e uma alameda – são mostrados de forma repetida e rítmica, quebrando novamente a expectativa de linearidade e lançando o espectador numa narrativa circular que o convoca constantemente a reorganizar sua compreensão do filme.

Sua produção é relevante tanto por suas qualidades artísticas e estéticas quanto por sua importância histórica, pois se trata do trabalho de uma cineasta que marcou decisivamente a linguagem e o olhar do cinema desde o pós-guerra até os nossos dias.

As sessões acontecerão de 08 a 12 de abril, de quarta a domingo, às 15h, 17h e 19h, no Auditório do 6° andar da CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111). A entrada é franca. São 60 lugares e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. A recomendação de faixa etária é 14 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Debate:

O projeto “O Cinema de Maya Deren” promoverá também um debate aberto ao público com Daniela Castro, historiadora de Arte e Estudos da Cultura Visual, e os jornalistas Marcelo Rezende e Vitor Ângelo. O encontro será realizado sábado, dia 11/04, às 17h, no Auditório do 6° andar da CAIXA Cultural, Edifício Sé (Praça da Sé, 111). São 60 vagas e não é necessário se inscrever, é só comparecer ao local.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA – Sessões às 15h, 17h e 19h


MESHES OF THE AFTERNOON - (1944)
PB, 14 minutos
(1943-1959, em colaboração com Alexander Hammid)
PB, 15 minutos
Faixa etária: 14 anos

AT LAND
PB, 15 minutos
(1944)
Faixa etária: 14 anos

A STUDY IN CHOREOGRAPHY FOR CAMERA - (1945)
PB, 4 minutos
Faixa etária: 14 anos

RITUAL IN TRANSFIGURED TIME - (1945-1946)
PB, 15 minutos
Faixa etária: 14 anos

MEDITATION ON VIOLENCE - (1948)
PB, 12 minutos
Faixa etária: 14 anos

THE VERY EYE OF THE NIGHT - (1952-59)
PB, 15 minutos
Faixa etária: 14 anos

Serviço:

O quê: mostra de filmes “O Cinema de Maya Deren”
Quando: de 08 a 12 de abril, quarta a domingo com sessões às 15h, 17h e 19h
Onde: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111), no Auditório do 6° andar
Quanto: entrada franca (é necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Recomendação de faixa etária: 14 anos
Debate aberto ao público: sábado, dia 11/04, às 17h, no Auditório do 6° andar. 60 vagas.
Não é necessário se inscrever.
Informações: telefone (11) 3321-4400
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Consulado da Noruega

Acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais
Visitas monitoradas às exposições com agendamento


*
*
*
Mural:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.