FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatoide

Para celebrar a data, dez capitais brasileiras sediarão diversas ações de esclarecimento e conscientização em torno da Artrite Reumatoide,que já atinge 1% da população mundial


No próximo dia 12 de Outubro, terça-feira, será celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide. Para comemorar a data, a Sociedade Brasileira de Reumatologia, alinhada com o WAD (World Arthitis Day) organizará em dez capitais brasileiras diversas ações para fornecer à população informações sobre a doença, o tratamento correto e a importância do diagnóstico precoce. Com o mote “Vamos trabalhar juntos”, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a atrite reumatóide em algumas das mais importantes cidades brasileiras: Aracaju, Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre e Recife.

Nestas cidades serão instaladas em vias publicas de grande circulação tendas com cartazes e banners identificando a campanha. No local, médicos reumatologistas esclarecerão informações sobre a doença para os pacientes, disponibilizando orientações de cuidado, prevenção e tratamento através de folhetos. Os interessados, pacientes ou familiares, poderão participar ainda de oficinas de origami, arte oriental que exige o trabalho das articulações, que são as regiões do corpo acometidas por essa doença. “Embora os portadores de artrite tenham dificuldades em realizar movimentos que exijam esforço das articulações, a proposta da atividade é reforçar que uma melhor qualidade de vida para os pacientes é possível, com inclusão social e no mercado de trabalho – o que dá origem ao mote da campanha mundial”, afirma Ieda Laurino, Presidente da SBR.

Em 2009, a campanha abrangeu seis cidades, prestando esclarecimento e atendimento a mais de 12,5 mil pessoas. “A grande participação popular em cada uma das cidades no ano passado mostrou-nos a importância de expandirmos esta iniciativa de responsabilidade social para cada vez mais pessoas e em todo o País. A artrite reumatoide é uma doença grave, que já atinge cerca de um milhão e meio de pessoas no Brasil. A detecção precoce dos sintomas é o melhor caminho para um tratamento eficaz”, alerta Laurindo.

Os interessados podem conferir, a qualquer momento, informações sobre o evento e a doença, além de notícias com dicas sobre saúde e entrevistas com especialistas através do blog e do twitter, por meio dos seguintes endereços: diamundialdaarbrasil.com.br e twitter.com/diamundialarbr. Mais informações sobre artrite reumatoide e outras doenças tratadas por reumatologias podem ser obtidas também no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia (reumatologia.com.br).

Sobre o Dia Mundial e a artrite reumatoide

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatoide é um movimento que começou na Europa e, aos poucos, ganha proporções mundiais. O objetivo é disseminar as informações sobre artrite em todas as suas formas para pacientes, comunidade médica, público e agências de saúde. No Brasil, a artrite reumatoide tem sido o foco da campanha, procurando-se disseminar informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, tanto para portadores quanto para o público em geral. No Brasil, a ação acontece desde 2007 e vem crescendo motivada pelo contato com o World Arthritis Day (http://www..worldarthritisday.org/).
A artrite reumatoide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação, que acomete as articulações, pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades. Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas seja acometida pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa – entre 30 e 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.