FIQUE POR DENTRO

domingo, 3 de outubro de 2010

Uma boa hidratação começa pela célula

Depois da descoberta das Aquaporinas, a novidade é que pesquisas realizadas pelo Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética – I.Mezzo – apontam uma forma de manter a aquaporina 3 funcionando corretamente, produzindo um efeito hidratante de curto e longo prazo e reduzindo a perda de água transepidermal. Isso é possível em virtude da associação do potássio, ácidos graxos da oliva e extrato vegetal do cacto Nopal que, juntos, formam o Aquaregul-k.

                 Inquestionavelmente, a água é um dos elementos mais importantes para a sobrevivência de todos os organismos e micro-organismos vivos, inclusive as células do corpo humano, que contém de 65 a 90% de seu peso em água, o que torna imprescindível a manutenção hídrica dessas células para a beleza e a saúde da pele. Conhecido por Osmose, o próprio organismo controla e equilibra o fluxo de água dentro e fora das células de todos os órgãos, dentre eles a pele, cuja desidratação ocorre quando a água da epiderme está com concentração abaixo de 10%. Segundo estudiosos, a hidratação celular, entretanto, não pode estar limitada somente a esse mecanismo biológico.
                 Por isso, antes mesmo de se falar em hidratação intra e extracelular, o Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, já trabalhava há três anos no desenvolvimento de cosméticos com a utilização de ativos desenvolvidos a partir de novas tecnologias, capazes de penetrar nos canais de hidratação profunda da pele, com ações específicas, otimizando o funcionamento apropriado das aquaporinas (canais formados por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água) e estimulando a síntese do AQP-3. Este trabalho de pesquisa e desenvolvimento foi fundamentado pelo conceito da Hidratação em Movimento, através dos canais de aquaporinas, surgindo assim, o tratamento osmorregulador ou hidratação osmorreguladora – com base na associação do potássio ao extrato do cacto Nopal (planta conhecida no mundo todo por sua resistência a seca e por sua habilidade em estocar água) e aos ácidos graxos da oliva – que promovem a entrada e saída de água intra e extracelular.
                 O diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia Estética, José Paschoal Rossetti Filho, explica que a manutenção da hidratação nas células da epiderme está diretamente relacionada às trocas de íons de sódio e potássio, realizada na membrana celular, cujo o íon do potássio sai do meio extracelular onde se apresenta menos concentrado, para o meio intracelular, lugar com uma maior concentração de íons de sódio. "Ao acrescentarmos íons de potássio ao meio extracelular, promovemos um melhor funcionamento desta regulação osmótica, o que provoca uma maior entrada de água na célula através dos canais de aquaporinas. Por esta razão, pesquisadores formularam complexos fisio-orgânicos contendo substâncias ativas baseadas na ação do íon potássio ligado ao L-PCA e um extrato do cacto Nopal que, juntos, formam o Aquaregul-k, que facilita a boa irrigação e retenção da água nas células que, por conseqüência, proporciona a manutenção da beleza da pele por muito mais tempo", explica Paschoal.

Benefícios para a pele
                 A circulação da água intra e extracelular está relacionada à osmorregulação dos íons de sódio e potássio (bomba Na/K) e canais de água ou aquaporinas, descobertas pelo hematologista americano Peter Agree, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2003. Seu estudo baseou-se na existência de canais que permitem a entrada e saída de água rapidamente. 
                 Com base na conclusão do americano, os estudos clínicos realizados pelo Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, chegou à conclusão de que o Aquaregul-k cria uma barreira que previne a perda excessiva de água, bem como regula e protege a pele e o corpo contra a invasão de substâncias agressivas. "Esta integridade ajuda a evitar a perda de água transepidermal, colaborando na retenção da água nas camadas superficiais da pele, além de proporcionar a ela muitos benefícios como diminuição dos sinais do envelhecimento, renovação celular com imediata melhora na textura da pele, luminosidade, elasticidade, hidratação, fortalecimento da barreira da epiderme, controle da oleosidade durante e pós-tratamento etc", finaliza o diretor de pesquisas.

Instituto Mezzo de Cosmetologia Estética
Foi criado em 2007 para pesquisar e criar novas formulações e protocolos e aprofundar os estudos dos ativos existentes no mercado com novas abordagens, para dispor da biotecnologia a serviço da beleza e do bem estar.

José Paschoal Rossetti Filho
Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, coordenador do Curso de Especialização em Estética Facial e Corporal do Instituto Charles Yamaguchi e especialista em estética facial e corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.