Nossos Vídeos

domingo, 15 de agosto de 2010

Soja preta: um aliado contra o ganho de peso

A soja é um importantíssimo alimento funcional. Apresenta diversos componentes com efeitos benéficos à saúde, como: isoflavonas, ácidos graxos ômegas 3 e 6, proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo e potássio).

Pesquisas científicas mostram que a soja exerce efeito protetor contra diversas doenças, entre elas as cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero e próstata, aterosclerose, colesterol elevado, osteoporose e constipação intestinal. Também é recomendada no alívio dos sintomas da TPM e menopausa.

Antocianina

A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, responsável pela coloração da soja preta.

O consumo de alimentos fontes de antocianina é importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Além da soja preta, encontramos a substância no açaí, cranberry, amora, cereja, nas cascas da uva roxa e da jabuticaba.

Benefícios da soja preta

Segundo pesquisa publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture e realizada pela Universidade Hanyang, de Seul (Coréia do Sul), a soja preta pode ajudar a controlar o peso, os índices de gordura e o nível de colesterol, além de ajudar a prevenir diabetes.

Os nutrientes presentes na soja preta podem afetar o metabolismo de gordura no fígado e tecidos gordurosos, reduzindo a síntese de novos ácidos graxos e colesterol conferindo a ela uma ação antiobesidade.

A antocianina presente na casca da soja preta neutraliza a ação dos radicais livres, atuando na prevenção de câncer, principalmente de mama e do envelhecimento precoce.

Fonte de fibras solúveis previne contra diabetes e auxilia na redução do colesterol total, LDL colesterol e triglicérides.

É rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes.

Como consumir a soja preta:

A farinha pode ser acrescentada à sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos.
Em grãos, pode ser utilizada para o consumo cozida como feijão, em sopas ou saladas.

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista Mundo Verde Franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0