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domingo, 2 de agosto de 2009

Secretaria dos Transportes em busca da excelência nos transportes ferroviários


Quem conheceu o sistema ferroviário de São Paulo nas décadas de 70 a 90, hoje está se sentindo no paraíso. Pasmem! Porque se atualmente muitos reclamam, pode acreditar, já foi muito pior. Naquela época, os trens circulavam com as portas abertas, vidros quebrados, vagões pichados, superlotação, aliados a falta de educação de muitas pessoas, o que piorava ainda mais a situação.
Nos horários de pico, entre as 5h e 8h da manhã, as pessoas também não tinham onde se apoiar, como ainda é até hoje. Não havia segurança. Mulheres, adolescentes e até crianças eram obrigadas a se espremer entre homens tarados que se aproveitavam 'tirando uma casquinha', os batedores de carteiras faziam a vida nos trens. O banquinho cinza 'preferencial', se existisse naquela época, ninguém sabia. Todos os dias tinham brigas dentro dos vagões, sem falar dos aloprados metidos a 'surfistas de trem' que andavam em cima dos vagões pelo lado de fora arriscando suas vidas. Vendedores e Pastores competiam para ver quem gritava mais alto no meio da multidão inerte que era empurrada e massacrada de todo jeito para dar passagem uns aos outros. Uma visão da pocilga do inferno! Eu e a maioria da minha geração, residentes na zona leste, viveram esse drama pelo menos uma vez na vida.

Não podemos negar que muito tem sido feito para melhorar o meio de transporte sobre trilhos. Hoje em dia, as estações estão modernizadas, muitos trens foram comprados e outros estão sendo reformados. Mesmo quando lotados, os vagões tem ar condicionado, não se vê mais as baratas andando pelas paredes e o 'shopping trem' com vendedores ambulantes gritando, pedintes e vândalos que ficavam fazendo bagunça e fumando, estão sendo combatidos. Se uma mulher for desrespeitada, na próxima estação, terá com quem reclamar. A acessibilidade está sendo implantada aos poucos, mas em várias estações ainda está deficiente.

Agora existe o serviço de SMS que qualquer passageiro pode utilizar para denunciar as infrações. Basta enviar uma mensagem por celular para o número 11 7150-4949 com descrição das características do infrator, a linha de trem utilizada, o número do carro da ocorrência [visível tanto na parte externa como interna do carro] e a próxima estação em que o trem fará a parada. A mensagem é recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que mobiliza os agentes mais próximos do local para ação imediata, se for o caso. Quem quiser falar diretamente com o serviço, pode ligar no 0800 055 012 (de 2ª a 6ª das 5h às 22h e aos sábados das 6h às 18h) e terá o seu anonimato garantido. O serviço prevê o combate ao vandalismo, tráfico, uso de drogas, comércio ilegal, pregação religiosa e outras irregularidades.
Mesmo assim, ainda se vê nos trens novos, marcas de riscos e rabiscos nos vidros e paredes. Resultado de um povo sem cultura e sem educação. São esses que ficam reclamando do transporte e colocando a culpa de tudo no governo!
As linhas se expandiram, mas para que funcionem com menor intervalo entre as composições, se faz necessária a aquisição de novos trens.

Numa entrevista bastante esclarecedora ao Jornal FOLHA DO ITAIM & CURUÇA, o secretário dos Transportes Metropolitanos Sr. José Luiz Portela, declarou que muito ainda tem que ser feito, mas até 2014, grande parte dos problemas relacionados ao transporte ferroviário será resolvida.

Comparando o bom funcionamento do circuito a um sistema coronário, o secretário explicou que quando as artérias não funcionam corretamente, obstruem a passagem do sangue e o corpo fica com mau funcionamento. Assim também acontece na ferrovia. Enquanto todas as direções não estiverem em perfeita sintonia, ainda existirão maiores intervalos e paradas. Segundo ele, a zona leste, por possuir uma população maior, será privilegiada no final da operação. Assim que forem entregues os trens reformados e os que estão sendo fabricados, as linhas da CPTM ficarão com a mesma qualidade de metrô, intervalos baixos e com maior segurança. O secretário salientou que em relação ao sistema de segurança, não é possível ainda atingir a mesma qualidade do metrô, devido a ausência de isolamento das linhas. Segundo Portela, até o final dos trabalhos, muros serão levantados, numa extensão de 260 quilômetros, com câmeras de segurança.

Ao final do processo, em meados de 2014, as extensões alcançarão 240 km, mais 30 trens serão entregues para a zona leste e os intervalos entre uma composição e outra, dependendo da localização e condições de trabalho, poderão ser reduzidos a 40 segundos.

O que vem por aí:
Metrô Leve Tiradentes e Expresso ABC: Ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, passando pela Oratório, Vila Ema, Parque São Lucas, Vila Industrial, e São Mateus;

Linha Turquesa: Ligará Mauá ao expresso ABC e será interligado à zona leste através da Linha Branca e da Cidade Tiradentes passando pelo Tamanduateí;

Linha Branca: Sairá da Vila Prudente (entrega prevista até abril/2010), integrada com a Linha Verde e vai até Tiquatira (na região da Penha) onde será integrada com a Linha Vermelha;

Expresso Aeroporto: Sairá da Luz até o aeroporto de Cumbica num trajeto de 20 minutos. Também está previsto uma estação no aeroporto de Congonhas que vai sair de São Judas (linha Ouro) e será interligada à Água Espraiada e Morumbi (linha Esmeralda);

Guaianases - Mogi: A linha será reformada e ganhará novos trens;

Linha laranja: Sairá da Brasilândia, passando pela Freguesia do Ó, Academia do Palmeiras, até a estação São Joaquim.
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Texto: Claudia Souza - Fontes: CPTM: http://www.cptm.sp.gov.br/%20e - Jornal Folha do Itaim & Curuça Nº 97 (raleste@gmail.com - Tel: 11 2031-2364) - Imagens: Google - visite o Museu do Trem: http://www.abpfsp.com.br/
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