FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Adiamento do julgamento sobre monopólio dos Correios para quarta-feira é considerado vitória parcial pelas empresas privadas de entrega

O empate técnico do julgamento sobre o monopólio dos Correios nos serviços postais na tarde desta segunda-feira, dia 3, fez o STF (Supremo Tribunal Federal) suspender a decisão para quarta-feira, dia 5. O setor de logística, que movimenta por ano cerca de R$ 300 bilhões, comemorou a reviravolta no julgamento, que discute, por meio de uma ação da Associação Brasileira de Empresas de Distribuição (Abraed), a constitucionalidade da lei que regulamenta esse tipo de serviço no país.

O plenário ficou dividido. Houve empate sobre o futuro do serviço de encomendas expressas. “Voltamos a ter esperanças de que o supremo evite a maior demissão em massa da história do Brasil. Agora tudo está caminhando para a manutenção das 15 mil empresas que geram 1,5 milhão de empregos no país”, avaliou o diretor do Setcesp (Sindicato dos Transportadores de Cargas de São Paulo e Região) e presidente da Flash Corrier, Antônio Juliani. Somente em São Paulo, 180 mil motoboys trabalham com entregas de encomendas.

Cinco ministros - Eros Grau, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Carmen Lúcia - julgaram que o serviço postal deve ser mantido exclusivamente pela União. Já quatro ministros - Gilmar Mendes, Ayres Britto, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello - votaram pela manutenção de parte dos serviços sob exclusividade estatal e pela privatização de outros, como o das encomendas expressas.

O relator da ação, ministro Marco Aurélio, foi o único favorável à privatização geral do serviço postal. “Nós defendemos a restrição do monopólio somente às cartas, dentro do conceito de papel escrito, envelopado, selado, enviado de uma parte a outra com informações de cunho pessoal, produzido por meio intelectual, e não mecânico. Somente para as demais correspondências propomos que a concorrência seja livre”, explicou Juliani.

Consumidor ganha com preços mais baixos

Para o diretor do Setcesp, se houver livre concorrência, os serviços serão mais ágeis e baratos. “Quando iniciamos a ação, em 2005, cinco dos 11 ministros do Supremo votaram a favor do monopólio. Agora, enxergamos um novo cenário que pode esquentar a economia e finalmente regulamentar o setor”, espera Juliani.

O Setcesp e a Associação Nacional dos Entregadores de Pequenas Encomendas e Impressos (Anepei) promoveram hoje manifestações simultâneas em São Paulo e Brasília para chamar a atenção para a retomada do julgamento. Cerca de 300 pessoas mostraram o temor da categoria em perder os empregos caso o STF decida pela exclusividade de atuação dos Correios. Em Brasília, cerca de 150 funcionários dos Correios fizeram protesto pela confirmação do monopólio em frente ao STF.
A categoria apóia o projeto de lei de autoria do deputado federal Regis de Oliveira (PSC-SP), o 3677/08, que prevê a regulamentação dos serviços de entrega feito por motoboys. “O projeto estabelece regras de segurança para esses profissionais. Além disso, a logística das entregas será mais eficiente. Cliente e consumidor serão atendidos com mais rapidez e segurança”, avalia o deputado.
*
Vantagens da quebra do monopólio
- Entrega de cartas e contas em regiões não atingidas pelos Correios
- Serviço de entrega de encomendas 24 horas
- Serviço de Motofrete (motoboys) regulamentado com maior segurança
- Aumento da concorrência e preços mais competitivos ao consumidor
*
Os números do setor
- 15 mil empresas no Brasil
- 1,5 milhão de empregados
- R$ 300 bilhões movimentados por ano
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.