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sábado, 18 de abril de 2009

FIBROMIALGIA É UM MAL FÍSICO

O consenso é que no rol de cuidados não podem faltar remédios, atividade física aeróbica e uma boa alimentação.
Dor nos ombros, nos braços, nas costas, nas pernas, na cabeça, nos pés. Quem tem fibromialgia conhece bem o corpo, pois todo ele reclama. A ponto de, em momentos de crise, um toque delicado incomodar. Pessoas que apresentam este quadro clínico sofriam duplamente, pois a doença demorou a ser reconhecida como um mal físico. “A fibromialgia já foi confundida com depressão e estresse. Por falta de informação — e diagnóstico —, os pacientes ainda tinham que sofrer na alma o transtorno que a dor já impingia ao corpo”, afirma o geriatra Eduardo Gomes de Azevedo (foto), diretor da rede de Clínicas Anna Aslan.
Agora, com o avanço dos estudos e pesquisas, as evidências comprovam que a fibromialgia é doença física, sim. Não se trata de uma síndrome invisível. Há trabalhos científicos mostrando que o portador apresenta alterações na anatomia cerebral. Um desses estudos foi apresentado no final de 2008, na França. Graças a um exame por imagem chamado Spect - tomografia computadorizada por emissão de fóton, os médicos do Centro Hospitalar Universitário de La Timone, em Marselha, constataram que no cérebro de 20 mulheres com esse tipo de hipersensibilidade havia um fluxo maior de sangue em regiões que identificam a dor. Paralelamente, notaram uma queda de circulação na área destinada a controlar os estímulos dolorosos. Nas dez voluntárias saudáveis que participaram da pesquisa, nenhuma alteração foi detectada. Este trabalho se soma a outros dados consagrados sobre a presença do distúrbio, como o aumento dos níveis de substância P, o neurotransmissor que dispara o alarme dolorido e a menor disponibilidade de serotonina, molécula que avisa ao sistema nervoso que a causa da dor já passou.
Confirmada que a fibromialgia está longe de ser uma doença psíquica, a pergunta que ainda não foi respondida é por que a doença surge. “Quando soubermos a sua origem, conseguiremos acabar com a causa e encontrar a cura”, diz o médico. Por enquanto, o que se conhece são os gatilhos do terrível incômodo — fatores que desencadeiam a crise, como o estresse pós-traumático —, além dos meios de minimizar o quadro e devolver qualidade de vida aos pacientes.
Tratamento melhora a qualidade de vida

Muitos profissionais de saúde acreditam que, no futuro, a associação de drogas como antidepressivos e neuromoduladores terá efeito sinérgico na briga contra a dor. É que, enquanto o antidepressivo eleva a oferta de serotonina e noradrenalina, sedativos naturais do sistema nervoso, os neuromoduladores alteram a transmissão do estímulo doloroso para o cérebro, diminuindo os níveis da tal substância P.
Já as drogas como os opióides, com exceção do tramadol, não são muito eficazes no tratamento de pessoas fibromiálgicas. “O consenso é que no rol de cuidados não podem faltar remédios, atividade física aeróbica e uma boa alimentação. Um exemplo: caminhar de três a quatro vezes por semana, durante 30 minutos, libera substâncias prazerosas como as endorfinas e relaxa a musculatura. Alguns portadores que seguem esse receituário chegam até a dispensar a medicação”, diz o geriatra Eduardo Gomes de Azevedo.
O médico, que também é adepto da prática ortomolecular, conta que durante o tratamento, é preciso “ensinar ao paciente algumas artimanhas para evitar os fatores estressantes, que são gatilhos para a dor. Técnicas de respiração, de relaxamento e de visualização, em que o indivíduo imagina caminhos para o alívio, são alguns exemplos”, diz Eduardo Gomes.
Quem apresenta quadros de dores crônicas precisa de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Os medicamentos costumam dificultar a absorção desses nutrientes e essa carência pode estar relacionada ao aumento do desconforto generalizado. “Se há falta de proteínas, o corpo vai ‘roubá-las’ dos músculos, que ficam ainda mais sensíveis”, explica a nutricionista Renata Rothbarth, que integra o corpo clínico das Clínicas Anna Aslan.
A seguir, a nutricionista lista alguns alimentos que devem fazer parte da dieta do paciente fibromiálgico:
TriptofanoAminoácido antidepressivo que ajuda a sintetizar a serotonina. A serotonina ajuda a regular a sensação de dor, do humor e do sono. Fontes alimentares: ovos, carnes, leite, banana, iogurte, queijo, frutas secas, ômega 3 e chocolate.
MagnésioMineral que ajuda no relaxamento dos músculos. Função: síntese protéica, contractilidade muscular, excitação dos nervos. Fontes: cereais integrais, vegetais verdes escuros, nozes, damasco seco, gérmen de trigo, grãos de soja, carnes, leite.

Cálcio
Mineral importante para contração dos músculos. A falta de cálcio pode causar câimbras. Fontes: leite e derivados, coalhada, queijo, couve, brócolis, flocos de cereais, gergelim, amêndoas, castanha do Pará, farinha de soja.
Vitamina E
Ajuda na prevenção de câimbras nas pernas, que costumam acontecer por causa do aumento da circulação sangüínea. Função: Potente antioxidante. Previne danos à membrana celular e aumenta a absorção de vitamina A, além de proteger as hemácias. Atua também na manutenção do tecido epitelial. Fontes: nozes, germe de trigo, carnes, amendoim, gema de ovo.
ManganêsEstimula atividades enzimáticas, tais como antioxidação e produção de energia. Fontes: cereais integrais, avelã, grãos de soja.

CONTATO:
http://www.annaaslan.com.br/
contatosp@anna-aslan.com.br
Mais informações sobre a prática ortomolecular no nosso blog:
http://annaaslan.blogspot.com/


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*Márcia Wirth*

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*Mural:


Educação a Distância

Loja da 25 de Março está com liquidação de brinquedos

Descontos chegam a 85% na Comercial Semaan
Em parceria com os fabricantes e distribuidores das maiores marcas de brinquedos do país, a Comercial Semaan que tem duas lojas na região da 25 de Março, estendeu sua tradicional liquidação do mês de fevereiro para o final de abril. É um variado mix de brinquedos para todas as idades com itens que podem chegar a 85% de desconto. A estratégia de esticar as liquidações atrai a clientela que anda assustada com a crise. O desconto estimula a compra e também a venda à vista.

Para os meninos, o Indiana Jones Figuras de Ação passou de R$ 29,99 para R$ 9,99. A Moto Transform do Power Rangers de R$ 79,99 por R$ 34,99. O boneco Power Ranger Vermelho – Combate Lendário de R$ 69,99 pode ser comprado por R$ 16,99. Já o morfador Morpher Místico do Power Ranger de R$ 129,99 pode ser comprado por apenas R$ 19,99. Uma economia de 85%.
Os pequeninos vão se divertir e aprender com as Bolinhas Voadoras da Playskool passaram de R$ 79,99 para R$ 39,99. O Macaquinho Fantoche, também da Playskool, está com 60% de desconto, passou de R$ 79,99 para R$ 19,99. A Boneca Chocalho, Playskool, pode ser comprada por R$ 34,99, antes o preço era de R$ 79,99. As meninas vão adorar a Branca de Neve da Disney da coleção Pequenas Princesas, elas passaram de R$ 59,99 para R$ 39,99. O Walkie Talkie da Barbie Fairytopia está por R$ 19,99. Antes da promoção ele estava R$ 69,99, uma economia de R$ 50,00.
As promoções podem ser encontradas nas lojas da região da 25 de Março até acabarem os estoques.
Serviço:
Comercial Semaan – http://www.semaan.com.br/
Rua Barão de Duprat, 258, Mercado, São Paulo
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Jô Ribes*
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IV MOSTRA LATINO-AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO

São Paulo receberá 200 artistas de 12 companhias de sete países
TRADIÇÃO E ATUALIDADE É O TEMA DESSE ANO

Espetáculos e atividades gratuitas entre 4 e 10 de maio no Centro Cultural São Paulo além de duas encenações na rua.

Chega à quarta edição a Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, desta vez ainda mais abrangente, reunindo 12 companhias que representam as artes cênicas de seis países, entre os quais o Brasil, com sete companhias regionais. O evento ocupa os espaços do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, entre 4 e 10 de maio, de segunda a domingo. Todas as apresentações são gratuitas. A realização é da Cooperativa Paulista de Teatro, com o patrocínio da Petrobras.

Sob o tema Tradição e Atualidade, a Mostra recebe grupos que estão entre os mais antigos do movimento como o Galpão, de Minas Gerais; o Yuyachkani, do Peru, que a Mostra tenta trazer desde 2006, e o El Galpón, do Uruguai, fundado em 1949, que completa 60 anos de trajetória. Outros são bem jovens, como o Concreto, de Brasília, e A Tropa do Balacobaco, de Pernambuco.

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo é representada por um grupo, o Brava, um dos ganhadores do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.

Todos os espetáculos são inéditos, com exceção de Volta ao Dia, da Cia. Brasileira de Teatro de Curitiba, que teve uma mini-temporada na cidade em março de 2004, e de A Brava, da Brava Companhia, de São Paulo, apresentada no ano passado.

Além das peças, todas as companhias farão uma Demonstração de Trabalho, apresentando para o público e demais grupos, de forma prática, seus processos de criação.

Trata-se, portanto, de oportunidade rara para o público conhecer montagens contemporâneas, coletivas e ao mesmo tempo autorais, que não possuem apelo comercial e dificilmente chegam aos palcos da cidade.

No primeiro dia da Mostra, em 4 de maio, a partir das 10h, haverá um café da manhã reunindo todos os grupos, imprensa e produtores culturais, com a apresentação do grupo musical Samba da Vela.

Este ano, a Mostra realizará o Encontro de Agremiações Teatrais Civis da América Latina (em 4 de maio, a partir das 15h, na Sala Paulo Emílio Salles Gomes, do CCSP) que dá continuidade ao encontro de gestores governamentais de diversos países realizado em 2008 dentro da Mostra, este ano acontecerá um debate aberto ao público entre a Cooperativa Paulista de Teatro, Rede Mercosul de Produtores Teatrais, Corporación Colombiana de Teatro, Federación Uruguaya de Teatros Independientes, Associação Argentina de Companhias Teatrais, Rede de Teatro Equatoriana, entre outras. O objetivo do encontro é tratar da criação de uma liga latinoamericana de teatro, suas funções e propostas, prevista para ser fundada na próxima edição da mostra em 2010.

A Mostra editará diariamente uma publicação com críticas dos espetáculos do dia anterior – com versões em português e espanhol -, além de notas e informações sobre o evento.

Outra novidade é o Espaço da Mostra, destinado ao convívio dos participantes e do público que abrigará a banca com diversas publicações teatrais (revistas, livros, fanzines e jornais, gratuitos ou não), exposições de fotos, artigos e vídeos sobre as edições anteriores. No Espaço, no dia 9 de maio, haverá os lançamentos da Revista Subtexto no. 5 e da coleção Cadernos de Dramaturgia do Galpão Cine Horto, ambos editados pelo Grupo Galpão, em parceria com a Editora Argvmentvm.

A MOSTRA EM 2009, por Ney Piacentini, Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro

Com a sua 4a. edição a Mostra caminha para um de seus objetivos iniciais: fazer parte do calendário cultural de São Paulo. A este os demais objetivos se unem: criar um sistema de intercâmbio entre os grupos e companhias da América Latina; fazer da mostra um espaço de real trocas de experiências estéticas e produtivas, dividindo seus avanços e questões com os espectadores; possibilitar o acesso dos cidadãos ao bem cultural qualificado fornecendo instrumentos de reflexão crítica para uma formação de platéias mais consequentes.

E, naturalmente, proporcionar alegria e congraçamento aos participantes e público frequentadores da mostra.

O projeto é mais uma vertente de um movimento maior que começou em São Paulo e está ganhando o pais no sentido de reverter o processo de mercantilização da cultura, tratando-a como negócio, visando lucros e benesses empresarias sobre uma plataforma que é um direito universal garantido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pela Constituição Brasileira.

Cultura é como a saúde e a educação, o seu retorno é para o bem estar social e não para o bolso dos produtores. Esta noção serve também para os agentes do lado de cá, em relação ao acesso aos fundos públicos para a cultura, mesmo que os profissionais envolvidos tenham direito a ganhos pessoais dignos, o objetivo fim não é esse, e sim contribuir para a melhoria da vida das pessoas na sociedade.

Por fim temos o carácter festivo da mostra, uma vez que nas edições anteriores ficou clara a satisfação do público e dos artistas, técnicos e teóricos em participar de um programa que privilegia o encontro, a experiência, o processo na contramão da visão de consumo cultural.







A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA 2009

As companhias internacionais representam diferentes regiões da América hispânica e as nacionais vem de todas as partes do Brasil. A seguir um breve resumo dos trabalhos que serão vistos, em ordem de apresentação:

4 de maio, segunda-feira, 18h, Sala Jardel Filho

Grupo Cultural Yuyachkani, de Lima, Peru, com El Último Ensayo, espetáculo que estreou em março de 2008, uma criação coletiva de Yuyachkani, com textos de Peter Elmore, direção geral de Miguel Rubio e sete atores em cena: Ana Correa, Amiel Cayo, Augusto Casafranca, Débora Correa, Julián Vargas, Rebeca Ralli e Teresa Ralli.

O espetáculo parte da seguinte premissa: em um antigo cine-teatro, um grupo de artistas relembra o repertório musical de uma cantora que ao longo do século XX foi sucesso internacional, divulgando o nome e a cultura do país pelo mundo.

5 de maio, terça-feira, 21h, Sala Adhemar Guerra

A Brava Companhia, de São Paulo, é um grupo de teatro que opta preferencialmente pelos espaços não convencionais e que apresentará o espetáculo A Brava, baseado na história de Joana D’Arc. Direção e dramaturgia de Fábio Resende, texto e músicas da Brava Companhia e, no elenco, Rafaela Carneiro, Fábio Resende, Márcio Rodrigues e Ademir de Almeida.

A peça propõe uma reflexão sobre os objetivos, rumos e escolhas de cada indivíduo, e a sua postura frente às conseqüências destas escolhas. Nesta montagem da Brava Companhia, a saga da heroína francesa é mostrada de forma épica, se valendo de recursos como a música e a interação com a platéia e referências da cultura popular e da cultura pop, agregadas a situações cênicas que exploram o drama e um humor anárquico, para construir paralelos com os dias de hoje.

5 de maio, terça-feira, 21h, Sala Jardel Filho

Cia. Brasileira de Teatro, grupo criado em 1999 em Curitiba, Paraná, por Marcio Abreu, ator, dramaturgo e diretor, vai apresentar Volta ao Dia, com as atrizes Christiane de Macedo e Maureen Miranda. É um texto original inspirado na obra de Julio Cortázar, com direção e dramaturgia de Marcio Abreu. A peça estreou em Curitiba em abril de 2002 e desde então faz parte do repertório do grupo, com temporadas em diversas cidades e participação em mostras e festivais pelo Brasil e no exterior.

Ana e Margrit, duas mulheres que não se conhecem, encontram-se num apartamento no qual nunca haviam estado. Deste ponto parte a peça Volta Ao Dia. Trata-se de um discurso não linear, de um fluxo racional de pensamento, entrecortado por imagens, atitudes cotidianas e sentimentos que apontam na direção das incertezas e contradições das duas mulheres. Através de uma narrativa fragmentada, abordam questionamentos como a busca do mundo ideal, a viagem, a busca de si mesmo, a dúvida entre ir ou ficar. Inspirados pela obra libertária de Julio Cortázar, que não deixa de apresentar reflexões críticas, bem humoradas e inusitadas do comportamento cotidiano. A peça é um jogo, são várias histórias, imagens, fragmentos de histórias, depoimentos e humores que relacionam-se numa estrutura composta por elementos de diferentes origens: o discurso dramático tradicional, as ações sem texto, a música, o cinema e a literatura.

6 de maio, quarta-feira, 20h, Sala Jardel Filho

Cia. dos Atores, do Rio de Janeiro, que mostrará dois espetáculos curtos na mesma noite, Talvez e Apropriação®.

O primeiro é um monólogo escrito e interpretado por Álamo Faço, com direção de César Augusto, onde o personagem Dário, sozinho em casa, convive por dias apenas com seu computador.

Em Apropriação®, a atriz Bel Garcia estréia como diretora e roteirista (em colaboração com Marina Vianna, Leonardo Netto e Thierry Tremouroux). O roteiro foi elaborado a partir do universo de Harold Pinter, misturando trechos de peças ('Monta-Cargas', 'O Zelador', 'Festa de Aniversário', 'Volta ao Lar', 'Paisagem' ‘Cinzas as Cinzas’, etc), entrevistas e declarações do dramaturgo inglês. No elenco, Leonardo Netto e Thierry Tremouroux.

7 de maio, quinta-feira, 12h, Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Tropa do Balaco Baco, de Arcoverde, Pernambuco, grupo de teatro de rua formado em 2007 da união entre a longeva Equipe Teatral de Arcoverde (criado na década de 70) e a Trupe do Balacobaco (de 2002).

A Tropa vai mostrar A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina, o primeiro espetáculo que realizaram, com texto e direção de Romualdo Freitas na interpretação de 15 atores - Ronaldo Bryan, Pedro Gilberto, Mário Arantes, William di Castilho, Allan da Silva, Everaldo Marques, Givaldo Silva, Fabiana Moraes, Fábio Beserra, Fabian Queiroz, Dayara Carvalho, Romualdo Freitas, Alex Leite, Dalva Laranjeiras e Thiago Alves - que executam a música ao vivo. O espetáculo é antecedido por um cortejo que anima o público no trajeto entre a concentração e cena final.

Na história, Catirina, grávida há mais de doze meses convence seu pretendente a marido, Mateus, a atender seus desejos de comer a língua do boi do patrão, no que é atendida pelo apaixonado que deixa o animal estrebuchando. O Coronel ameaça os dois de morte caso a boi feneça, criando a deixa para que o Mateus traga para cena mais três figuras: o Padre, a Mão Preta e Dr. Mister que depois de várias tentativas não conseguem levantar o boi. Por fim sem mais ter esperanças o casal perde o jogo mas não alegria e resolve esperar o Coronel cantando e dançando sem perceber que esse sim é o remédio que levanta o boi.

7 de maio, quinta-feira, 21h, Sala Adhemar Guerra

Teatro do Concreto, de Brasília, traz Diário do Maldito, resultado de dois anos de pesquisas sobre o universo de Plínio Marcos (morto há 10 anos), criação coletiva do grupo a partir de improvisações a respeito da vida e obra do dramaturgo paulista e suas conexões com a capital do país. A direção é de Francis Wilker, com consultoria artística de Tiche Viana, fundadora do Barracão Teatro de Campinas. No elenco, Aline Seabra, Alonso Bento, Gleide Firmino, Johny Gomantos, Maria Carolina Machado, Marta Aguiar, Micheli Santini, Nei Cirqueira e Robson Castro.

No espetáculo, o público é recebido num bar onde conhece diversas histórias e personagens que descrevem a trajetória divertida e comovente de um Poeta que sempre dedicou sua obra à denúncia social, mas, que agora, pensa em parar de criar. Inconformados com a situação, seus personagens invadem a cena para cobrá-lo. O Teatro do Concreto tem como características a criação por meio do processo colaborativo, a construção de dramaturgia própria e a utilização de depoimentos pessoais. Nesse caso, foram entrevistados pessoas próximas ao dramaturgo como o diretor Tanah Correa, o secretário de cultura de Santos, Carlos Pinto, os baluartes do samba paulista Toniquinho Batuqueiro e Carlão do Boné e a última companheira de Plínio, a jornalista Vera Artaxo.

7 de maio, quinta-feira, 21h, Sala Jardel Filho

Institución Teatral El Galpón, de Montevidéu, Uruguai, com Un Hombre es un Hombre, de Bertolt Brecht, em adaptação e direção de María Azambuya, que entrou para o grupo em 1973 e é uma de sua mais antigas integrantes em atividade. No elenco, Silvia García (outra veterana, desde 1976 no Galpón), Marcos Zarzaj, Pablo Dive, Gabriel Hermano, Sarit Ben Zeev, Mauricio Chiessa e Fernando Vannet.

A montagem foi criada pelo núcleo de Extensão Cultural do Galpón, destinado à formação de novas platéias e responsável por levar desde 1985 mais de 2 milhões de pessoas aos seus espetáculos.

8 de maio, sexta-feira, 21h, Sala Adhemar Guerra

Coletivo de Teatro Alfenim, João Pessoa, na Paraíba, grupo formado em abril de 2007 por Márcio Marciano, um dos fundadores da Companhia do Latão, de São Paulo, onde permaneceu por cerca de 10 anos.

O Alfenim vai mostrar o primeiro espetáculo que montou, Quebra Quilos, texto e direção de Marciano, estrelado por duas atrizes que são referência no teatro paraibano, Sôia Lira (egressa do grupo Piollin) e Zezita Matos, que completa 50 anos ininterruptos de palco. Elas se encontram em cena como mãe e filha que, em fins do século XIX, são obrigadas a abandonar o lugar em que vivem no interior da Paraíba por força da violência do proprietário das terras, um senhor de engenho às voltas com a modernização do sistema açucareiro. Ainda no elenco, Daniel Araújo, Daniel Porpino, Roberta Alves, Sebastião Formiga e Verônica Souza;

8 de maio, sexta-feira, 21h, Sala Jardel Filho

Delta Teatro, de Culiacán, Sinaloa, noroeste do México, com a montagem El Ángel de Voz Dura… una historia del Che Guevara, que mistura atores e bonecos, um texto criado coletivamente pelo grupo e pelo diretor do espetáculo, o argentino Hugo Aristimuño.

Em mais de 10 anos de carreira no teatro independente mexicano, o Delta montou cerca de 15 espetáculos, sendo que El Angel de Voz Dura é o mais recente.

A montagem tem o objetivo de mostrar às novas gerações a figura mítica de Guevara, o revolucionário que nascido na Argentina, conhecia profundamente a América Latina, foi recrutado no México pelos irmãos Fidel e Raul Castro para lutar em Cuba e depois morrer na Bolívia.

9 de maio, sábado, 14h, Sala Jardel Filho

Grupo Galpão (de Belo Horizonte, Minas Gerais, que vai mostrar o trabalho em progresso Till Eulenspiegel, texto de Luis Alberto de Abreu, com direção de Júlio Maciel, que estreará ainda em 2009).

O texto narra as aventuras de um anti-herói torto, bem ao estilo da cultura popular, que percorre as aldeias e vilas da Alemanha feudal. Till Eulenspiegel, uma espécie de Pedro Malasartes da Idade Média, vai encontrando personagens esdrúxulos e vivendo aventuras em que, através da sua malandragem e do seu instinto de sobrevivência, vão sendo revelados e desmoralizados os mecanismos de dominação dos poderosos .

9 de maio, sábado, 21h, Sala Adhemar Guerra

Teatro La Cueva, de Sucre, na Bolívia, com a peça El otro huevo de Colón, uma adaptação do livro homônimo de Juan Umazano, realizada por Juan Rodríguez e Darío Torres, também diretores da montagem. Trata-se de um espetáculo feito em parceria com o grupo de teatro de bonecos Títere Paralamano e que recebeu o Prêmio Nacional de Teatro Peter Canedo em seu país.

O espetáculo fala do sonho e do projeto de Cristovão Colombo e de sua primeira viagem patrocinada pelos Reis Católicos de Espanha, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão, em 1942, com destino às Índias, à bordo das embarcações Santa Maria, Pinta e Niña.

10 de maio, domingo, 20h, Sala Jardel Filho

Periplo, Compañía Teatral, de Buenos Aires, Argentina, com La Conspiración de los Objetos, espetáculo que estreou no final de 2008 escrito pelos quatro membros fundadores e permanentes do grupo: Diego Cazabat, Hugo de Bernardi, Julieta Fassone e Andrea Ojeda, dirigido pelo primeiro e interpretado pelos outros três. Formado em 1995, essa companhia estável trabalha com esse núcleo central ao que se somam inúmeros artistas e mesmo outras companhias argentinas ou não.

Nesse espetáculo, o grupo faz uma experiência com um “concerto teatral” em que três personagens agem a partir de partituras musicais escritas anteriormente e que irão determinar o que está para acontecer. O espetáculo estreou em Buenos Aires e já foi apresentado na Espanha, Dinamarca e Itália.


Todas as atividades da Mostra são gratuitas.

A Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo – 2009 dá continuidade ao trabalho realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, desde 1997 com a 1a Mostra Brasileira de Teatro de Grupos, seguida da 2a Mostra Brasileira de Teatro de Grupo, em 1998, e que ganhou nova dimensão com as Mostras realizadas a partir de 2006, com o patrocínio da Petrobras.


Créditos da Mostra: Realização - Cooperativa Paulista de Teatro
Patrocínio – Petrobras - Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura - Centro Cultural São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo

Co-patrocínio: Caixa Econômica Federal e PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura



IV Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
De 4 a 10 de maio de 2009
Centro Cultural São Paulo (http://www.centrocultural.sp.gov.br/)
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo – SP
Atendimento ao público: tel. (11) 3397.4000

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*Nelson de Souza Lima, Iris Fernandes e Emi Sakai*

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Seminário sobre Trabalho Decente e a Qualidade da Inclusão das Pessoas com Deficiência está com inscrições abertas.

Organizado pelos sindicatos de Osasco e Região e seus parceiros sociais, abrirá as comemorações do Dia do Trabalho.
Palestrantes convidados:
Drª Lucíola Rodrigues Jaime, do Ministério do Trabalho, uma das principais responsáveis pelo crescimento das contratações de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo.

Dia 25/04/2009
Horário: 8:30h as 12:30h
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região – Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco – SP
Inscrição gratuita até dia 22/04/09 através do e-mail: http://www.blogger.com/mc/compose?to=ecidadania@ecidadania.org.br , mais informações pelo telefone 3685-0915.


Outros eventos que compõem a Semana Itinerante do Trabalhador de Osasco e Região.
Dia 27/04/09 das 19:00h s 21:30 horas
Tema: Reforma Trabalhista e Previdenciário
Local: Sindicato dos Bancários ( Rua Presidente Castelo Branco, 150 )

Dia 29/04/09 das 19:00h as 21:30 horasTema: A Crise Econômica Mundial e os Impactos no Mundo do Trabalho.
Local: Centro de Formação dos Professores. ( Av. Marechal Rondon, 263)

Dia 03/05/09 as 7:00hTema: 1º Desafio dos Trabalhadores: 2ª Etapa do Circuito Osasco de Corrida de Rua.
Largada: Prefeitura do Município de OsascoInscrição até o dia 26/04/09 pelo site: http://www.circuitoosasco.com.br/

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Cake Designer Alessandra Tonisi apresenta combinações exóticas em doces e bolos na Casar 2009

Conhecida pela criatividade e ousadia de suas criações, a cake designer Alessandra Tonisi, participa do evento Casar pelo 3 ano consecutivo e prova que é possível surpreender os noivos e convidados com produtos quem enchem os olhos e o paladar.

O evento CASAR, promovido por Verão Simão desde 2002 em São Paulo, reúne o que existe de melhor no mercado de fornecedores de serviços para festas e casamentos. Realizado no Terraço Daslu, o evento apresenta tendências luxuosas.

Para a edição 2009, Alessandra Tonisi preparou uma coleção de doces combinando frutas exóticas com chocolate. Mas a grande surpresa fica por conta da personalização do tão esperado Bolo da Noiva. Foi um desafio trazer de volta a beleza e glamour dos anos 50 sintonizado com a modernidade do século XXI. Aqui será possível visualizar e experimentar a perfeita harmonia entre o clássico e o contemporâneo. São criações vanguardistas, que traduzem num momento único e especial, a plenitude de um sonho.

”Procuro mostrar em minhas criações doces que tenham duplo sentido: Prazer no paladar e no visual. Gosto de atender todos os meus clientes de forma customizada, além de ditar que cada evento deve ter a personalidade do anfitrião, adoro fazer doce e bolo diferente um do outro... e assim fazendo parte da história de cada um”, declara a cake designer.
Mais informações através do site http://www.alessandratonisi.com.br/
Serviço:
CASAR 2009
Local: Terraço Daslu – Vila Olímpia
De 06 a 09 de Maio das 14 ás 21hs
Ingresso: R$ 50,00
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DOKA LANÇA SUA PRIMEIRA LINHA DE CUBAS

Detalhes nas formas e no material garantem contemporaneidade e charme aos banheiros

A Doka Bath Works, empresa especializada na fabricação e comercialização de banheiras vitorianas e contemporâneas, acaba de lançar sua primeira linha de cubas, que chega com dois modelos de design exclusivo: Napoli e Amalfi.

As peças, da marca inglesa Victoria + Albert, são versões das já conhecidas banheiras contemporâneas da Doka Bath Works e dão um tom de exclusividade aos projetos de banheiro. Em ambientes em que elas são peças-chave, lavar as mãos ganha até glamour.
A cuba Napoli, com design diferenciado, foi desenvolvida com formas arredondadas para dar um ar elegante e contemporâneo aos espaços. Já a Amalfi se destaca pelas linhas de vanguarda, que possibilitam criar um ambiente moderno, que una estética e funcionalidade.

Fabricadas em Quarrycast® - composto vulcânico feito de pedra calcária rara -, as novas cubas da Doka Bath Works são perfeitas para compor um banheiro com muita elegância e estilo.

Sobre o Quarrycast®
O Quarrycast® é um composto vulcânico feito de pedra calcária rara, como mineral da fonte, e resina, que é capaz de conservar a temperatura ambiente da água por mais tempo, além de garantir maior durabilidade, evitando a quebra. O branco natural do composto não perde o brilho e nem amarela - como acontece com as banheiras de fibra/acrílico, facilitando a limpeza e conservação da banheira.
Sobre a Doka Bath Works
A empresa gaúcha Doka Bath Works tem produção 100% brasileira e exporta para mercados exigentes, como os Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Consagrada no segmento de decoração e design de banheiros, apresenta uma linha diversificada de banheiras vitorianas e acessórios para banheiros que impressionam pela qualidade, design, sofisticação e requinte de detalhes, além de ser representante exclusivo na América do Sul das renovadas banheiras inglesas da Victoria + Albert.

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Ministério investe R$ 1,4 milhão em redução de danos por dependência de álcool e outras drogas

Objetivo é financiar projetos de organizações não governamentais, universidades, dos municípios e estados. O prazo de apresentação das propostas termina em 20 de junho

O Ministério da Saúde lançou em 18/04 edital, no valor de R$ 1,4 milhão, para o financiamento de projetos de instituições governamentais, não governamentais e universidades voltados ao fortalecimento das ações de redução de danos junto a usuários de álcool e outras drogas. As propostas devem ampliar o acesso desses dependentes aos serviços de saúde, melhorar e qualificar o atendimento oferecido a eles pelo SUS e fortalecer as ações comunitárias de redução de danos.
De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Pedro Gabriel Delgado, o plano amplia a capacidade do SUS de enfrentar os problemas dos usuários de álcool e outras drogas. Segundo ele, a dependência de álcool é a primeira no ranking das drogas ingeridas no país, por cerca de seis milhões de pessoas, na faixa etária de 12 a 65 anos de idade. “Os dependentes de álcool representam 12% dessa parcela da população”, afirma Delgado. O consumo de outros entorpecentes, como maconha, cocaína, crack e solventes, não tem grande prevalência quando comparado a outros países da Europa e Estados Unidos.
Os dados da pesquisa do Ministério da Saúde ― Vigitel 2008, lançada no início de abril ― revelaram que 21% da população masculina admitem dirigir depois de ter bebido. Essa associação entre álcool e volante tem contribuído para o aumento dos acidentes de trânsito. As consequências dessa associação estão no rol de objetivos dos projetos de redução de danos.

RESULTADOS POSITIVOS – Delgado destacou que a Política de Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde avançou no conceito de redução de danos, antes limitada ao controle da epidemia das DST/AIDS, inserindo a atenção integral ao usuário de álcool e outras drogas. “O importante é garantir a inclusão desses dependentes no sistema de saúde, sem exigir abstinência, e evitar a exclusão social”, disse o médico.
A distribuição de camisinhas e seringas, para usuários de drogas injetáveis, prevista no plano de redução de danos, teve impactos positivos na diminuição dos casos de aids no Brasil. Entre os homens, a taxa caiu de 23,8%, em 1996, para 7,7%, em 2007. Nas mulheres, foi de 12,6% para 2,8%, no mesmo período. Sob o efeito de substâncias psicoativas, as pessoas ficam mais expostas a infecções pelo HIV/aids, outras DST e hepatites virais, tanto por compartilharem seringas, cachimbos, piteiras como por se descuidarem do uso do preservativo.
O edital lançado hoje é uma construção conjunta do Programa Nacional de DST/Aids, da Secretaria de Vigilância em Saúde, e da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Atenção à Saúde. A origem dos recursos resulta de uma cooperação técnica do Ministério e a Agência das Nações unidas sobre Drogras e Crimes (UNODC), que destinará R$ 800 mil aos projetos. O restante é proveniente da Atenção Especial em Saúde Mental.
O prazo para apresentação dos projetos vai de 20 de abril até 20 de junho deste ano e o valor de cada um não deverá ultrapassar o limite de R$ 100 mil. Embora o plano abranja todo o país, têm prioridade os municípios com 250 mil ou mais habitantes.
Para atender os usuários de álcool e outras drogas, a rede de saúde mental conta com os Centros de Atenção Psicosocial (CAPS), CAPSad, CAPSi e CAPS I, que estão localizados geralmente em municípios de 20 a 70.000 habitantes, que somandos totalizam 900 serviços aos dependentes. Atualmente, a cobertura da rede de saúde mental do SUS chega a 55%. Em 2001, esta cobertura era de 21%. Tendo em vista que cerca de 75% da população brasileira usa o SUS, estimamos que 65% da população brasileira está sendo atendida pela rede de saúde mental. O financiamento da saúde mental está aumentando ano a ano. Em 2002, o percentual da saúde mental no orçamento do MS era de 2,19%; em 2007, este percentual aumentou para 2,43%.
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*Ministério da Saúde*
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Pêlos encravados – Soluções para um desconforto para muitos homens e mulheres

* Dr. Ademir Jr - Dermatologista especialista em medicina Capilar

Pêlos encravados são problemas que costumam aparecer na adolescência. Em mulheres costumam ser mais frequentes nas pernas, virilha e axilas, enquanto nos homens a sua incidência se dá, na maior parte das vezes na região da barba, pescoço e nuca.

O principal motivo pelo qual os pêlos encravados aparecem é o método depilatório utilizado. Podendo ser realizado com lâmina, cera ou aparelhos próprios para a depilação, os pêlos, quando raspados muito próximo à pele (lâminas e barbeadores), ou quando tracionados a ponto de serem arrancados (cera e aparelhos depilatórios), costumam continuar a crescer, e, se sua haste não seguir o canal correto rumo à superfície da pele, e ao contrário, retornar ao interior da mesma, causará a irritação típica da pseudofoliculite, também conhecida como pêlo encravado.

Um outro motivo pelo qual a pele pode manifestar este tipo de quadro é a curvatura do pêlo. Esta curvatura favorece o retorno do pêlo para o interior da pele no próprio crescimento, principalmente quando o paciente apresentar por natureza o pelo ondulado ou crespo na área em questão.

O quadro clínico costuma variar de leve a severo com inflamação, pontos de pus, dor, formação de cistos e nódulos, manchas e cicatrizes.
As alternativas para reduzir os pêlos encravados devem sempre começar pela mudança do método depilatório. Isto por sí só poderá ajudar em muito, principalmente nos casos em que os pêlos encravam por conta de métodos de tração. Para estes casos a troca pela lâmina é o ideal.

Seguir sempre o sentido do crescimento do pêlo com a lâmina é outra alternativa que ajuda em muito na melhora do quadro. É fato que nos homens que fazem a barba contra o sentido do crescimento (ato de escanhoar), os pêlos acabam encravando mais. Quando estes mesmos homens passam a raspar no sentido de crescimento dos pêlos o encravamento reduz muito. Mulheres que usam raspar com lâmina a virilha, axilas e pernas percebem também este tipo de situação.

Esfoliar a pele por 2 a 3 dias antes de raspar ou usar a cera facilita muito a reduzir a incidência dos pêlos encravados em mulheres. É sugerido que quem quiser fazer uso deste método utilize esfoliantes faciais que costumam ser mais suaves, assim como esfoliantes naturais feitos a base da mistura de açúcar com mel.

Em casos onde as mudanças de métodos de depilação e a esfoliação não mostram resultado o ideal é pensar na depilação com laser que tem resultados duradouros e efetivos na redução dos quadros de pêlos encravados. Atualmente este método é o mais eficaz e seguro quando os quadros de foliculites são severos, doloridos e inflamados.


Dr Ademir Jr. (CRM 92.693) (foto) é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos - GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP. Autor dos Livros: “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus.
Dr. Ademir Jr. – (11) 3864-3967 – http://www.ademirjr.com.br/
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*HD Press*
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