FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ipea divulga nesta segunda (20) Sensor Econômico em São Paulo

Indicador será apresentado pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, no Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo, Av. Paulista, 2.163 – 17º andar – Bela Vista – (Prédio do Banco do Brasil – esquina com Rua Augusta)

O Ipea apresenta nesta segunda-feira (20), às 10h, seu sexto Sensor Econômico. Referente ao mês de junho, o indicador aponta uma maior confiança na recuperação da economia brasileira nos próximos 12 meses. Segundo o Sensor, melhoram as expectativas em relação ao desemprenho da indústria e agropecuária, além das contas nacionais.

Lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de captar, mensalmente, as expectativas econômicas e sociais do setor produtivo brasileiro, o Sensor funciona como uma espécie de termômetro. O indicador reflete as perspectivas de 115 entidades ligadas à indústria, agropecuária, serviços e comércio, e aos trabalhadores - representantes de 80% do PIB nacional - para a economia nacional. As consultas com essas entidades são realizadas em todo o Brasil.

Metodologia
Para compor o Sensor Econômico, são enviados, na segunda semana de cada mês, questionários contendo 24 perguntas objetivas. Cada uma das 24 questões apresenta cinco cenários possíveis: a resposta mais otimista vale 100 pontos; a confiante 50 pontos; a intermediária zero ponto; a adversa -50 pontos; e a mais pessimista -100 pontos. A soma das pontuações por questão, dividida pelo número de respondentes, indica o cenário médio esperado pelo setor produtivo para os próximos 12 meses.

A soma das questões forma blocos chamados Temas, que apontam para a expectativa do setor produtivo em aspectos como contas nacionais, parâmetros econômicos, empresas do setor e aspectos sociais. Por fim, a soma ponderada desses quatro aspectos resume o ânimo do setor produtivo para o ano. Ou seja, informa o valor do Sensor Ipea.
Sensor aponta que a confiança do setor produtivo é a melhor desde o início da crise
Sensor Econômico
Dia: 20/07, segunda-feira, às 10h
Local: Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo,
Av. Paulista, 2.163 – 17º andar – Bela Vista – (Prédio do Banco do Brasil – esquina com Rua Augusta)

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
http://www.ipea.gov.br/

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.