FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de julho de 2009

Primeiro espetáculo popular do Projeto IR acontece neste domingo, 26/7, em São Miguel Paulista, Zona Leste

A primeira apresentação prevista no projeto IR, Integração e Rupturas, idealizado por artistas da periferia da Zona Leste da capital, acontece no próximo domingo, dia 26/7, das 14h às 20h, no CEU Três Pontes, que fica na rua Capachos, nº 400, no Jardim Célia em São Miguel Paulista

No total, o projeto ligado à Secretaria Estadual de Cultura prevê a realização de oito espetáculos, com uma programação bem diversificada, que vai das ruas aos palcos, levando muita arte à população dos bairros afastados do centro, onde se concentra a maioria dos espaços culturais da cidade. Fora dos palcos, os visitantes poderão apreciar uma belíssima exposição de fotos, além de esculturas, desenhos, poesia, dança maracatu e teatro infantil. Dentro dos teatros, curtirão, das 17h às 20h, muita música, mais poesia e teatro. A segunda edição está prevista para o dia 23 de agosto, no CEU São Carlos, em Artur Alvim.

O projeto IR é fruto do trabalho conjunto de quatro poetas populares: Raberuan, Gilberto Braz, Akira Yamasaki e Cléston Teixeira, que juntos pretendem transferir para o palco sonhos, indignações, esperanças, virtudes e amores. A finalidade é libertar a poesia do papel. Para tanto, usam linguagens vocais e corporais, além de recursos teatrais e musicais para retratar assuntos da rotina do povo paulista. Conforme o quarteto, trata-se de “produções incômodas” e “reflexões indesejadas” que transformam a vida em arte. Na abertura, haverá um cortejo cultural ou ainda uma caminhada artística que visa invadir as ruas que dão acesso ao Centro Educacional Unificado.
Um dos objetivos do projeto, idealizado por artistas remanescentes do Movimento Popular de Arte (MPA), é aproximar o velho e o novo, numa integração gratificante, na qual quem sai ganhando é a população. “Para uns, é mais uma porta que se abre; para outros, é a retomada”, explicam os artistas, que, até 2010, pretendem ampliar os espaços culturais na região. “Queremos misturar o novo e o antigo pra chegar ao inédito”, finalizam. São parceiros desta batalha os diretores do Instituto Keralux e da Casa de Cultura Antônio Marcos, onde acontecem semanalmente os ensaios e reuniões.
Por trás disso tudo está a idéia de se formar um grande e ativo Centro Cultural para a região, a exemplo do Centro Cultural São Paulo, na Vergueiro, com espaço adequado a apresentações e oficinas, além de uma qualificada biblioteca. “Tudo do bom e do melhor”, esclarecem. E para chegar lá, pretendem realizar muitos debates e apresentações, bem como criar um ambiente para centralizar o resultado de todo este trabalho.

SERVIÇO

Evento: Projeto IR - Integração e Rupturas
Dia: 26/07/2009 (domingo)
Horário: Das 14h às 20h
Local: CEU Três Pontes
Endereço: rua Capachos, nº 400 - Jd. Célia, São Miguel Paulista
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.