FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ipea: Indicador prevê crescimento da produção industrial

Estimativa do Ipea é de crescimento de 0,3% em relação a maio, com destaque para a fabricação de autoveículos

A Diretoria de Assuntos Macroeconômicos (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a produção industrial no Brasil crescerá 0,3% em junho, na comparação com maio. O destaque positivo ficou para a produção de autoveículos, segundo o texto de apresentação do indicador. Ela cresceu 2,9% em relação a maio, apesar da queda de 8,2% se comparada a junho de 2008. Mesmo assim, o volume de vendas em junho passado supera o registrado no mesmo mês de 2008: houve um avanço de 17,23%.

O Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal (PIM) é coordenado por Leonardo Mello de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Grupo de Análise e Previsões da Dimac. Compõem o PIM quatro indicadores coincidentes usados no modelo de previsão da produção física da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas; produção de autoveículos; produção de papelão; e carga de energia.

A produção de papelão também cresceu em relação a maio, mas o fluxo de veículos pesados em rodovias recuou 1,2%. No geral, a indústria já acumula um avanço de 7,8% sobre seu pior momento na recente crise - ocorrido em dezembro de 2008 -, com cinco altas consecutivas.

A produção industrial nos cinco primeiros meses de 2009, porém, foi 13,9% menor que no mesmo intervalo de 2008, resultado da crise internacional e do ciclo de estoques. Na comparação apenas entre junho de 2009 e de 2008, observa-se um recuo de 11,8% na produção industrial.

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.