FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 15 de julho de 2009

NOVAS INVENÇÕES a FAVOR DA BELEZA

Três paulistas e um mineiro são autores de um pente elétrico, uma escova antiqueda e de um secador de cabelos para ser usado na ventilação do carro

Sobre as fotos deste material: as imagens aqui fornecidas são amadoras e reproduzem o protótipo dos produtos, que ainda não foram produzidos em escala industrial. Sendo assim, elas não têm qualidade profissional.

A criatividade e a inventividade do brasileiro também podem estar a serviço da beleza. É o caso de recentes inventos de três paulistas e um mineiro, o Pente Elétrico, por Marileuza David de Sousa; o Dry Hair Car, secador de cabelos para ser usado dentro do automóvel, criado pela dupla Arthur Ferreira e Maria Teresa Guerra; e a Escova Antiqueda, pelo empresário mineiro Robson Calixto Cruz.

Dry Hair Car - Secador especial para ser acoplado à saída de ar do veículo – Criatividade a quatro mãos. É o caso do zootecnista Arthur Augusto Ferreira e de sua sócia, a professora Maria Teresa Araujo Guerra. Moradores da cidade paulista de Campina do Monte Alegre, eles criaram um secador de cabelos que facilita a vida de quem sai de casa com o cabelo molhado e quer aproveitar o tempo parado no congestionamento para pôr a beleza em dia. A ideia surgiu por acaso, como conta Ferreira: “Estávamos eu e minha sócia no carro um dia e ela saiu atrasada de casa com o cabelo molhado. Ela pediu que ligasse o ar quente para secar o cabelo, como sempre fez. Ao observar a ação, concluí que é um sistema eficiente, porém desconfortável. Foi aí que tivemos a ideia de acoplar um cano no sistema de ventilação do veículo para direcionar o vento e, assim, facilitar o processo”. Ele explica que foram feitos três protótipos, até que obtiveram o formato final: “Fizemos um equipamento formado por encaixe e mangueira. O melhor é que não requer energia, apenas a própria ventilação do carro, de preferência o ar quente. Para usá-lo, basta encaixar o dispositivo numa das saídas de ar e fechar as outras”, detalha. “Considero nosso invento prático para qualquer pessoa, porque pode ser usado na falta de tempo de secar os cabelos antes de sair e até depois de uma chuva repentina, podendo também aquecer o corpo e os pés”, imagina Ferreira. “Pensamos em vender a ideia para qualquer empresa de acessórios de carros ou fabricantes de secadores de cabelo”, calcula.

Dispositivo aplicado em Escova de Cabelo – Trata-se de uma escova antiqueda de cabelo, criada pelo empresário e administrador Robson Calixto Cruz. Mineiro de Governador Valadares e hoje com 39 anos, Cruz desde cedo tem sinais de calvície: “Travo uma luta pessoal há mais de quinze anos, pois a calvície sempre me incomodou muito; nada do que usava fazia efeito e não tinha dinheiro para transplante capilar. Com meus conhecimentos sobre lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, comecei a pesquisar a respeito e criei uma escova capilar com cabochões (cones) de cristais naturais polidos nas pontas das cerdas”. Segundo os estudos de Cruz, esses cristais promovem limpeza profunda e massagem do couro cabeludo. Com a experiência, ele concluiu que a escova previne e trata qualquer calvície, inclusive a hereditária, além de fortalecer cabelos finos: “O invento não só paralisou a progressão da minha calvície, como promoveu surpreendente recuperação de cabelos nas áreas ralas e calvas, melhorando consideravelmente seu brilho e volume”. Além de testar em si mesmo, Cruz está fazendo experiências com amigos e amigas e observando a ação do produto durante meses. “Em todos os casos há uma surpreendente melhora”, conta, orgulhoso, o empresário que sonha ver seu invento sendo utilizado em clínicas, salões de beleza e nas residências. Com o produto patenteado nacional e internacionalmente, Cruz espera formar parcerias com grandes empresários para sua fabricação e comercialização.


Dispositivo Aplicado em Pente Elétrico – A dona de casa Marileuza David de Souza, de São Bernardo do Campo, queria resolver o problema da demora dos aparelhos tradicionais em fazer tratamentos de beleza. Ela criou um dispositivo em forma de pente elétrico, que serve para alisar os cabelos a quente, a partir da raiz. “O aparelho dispensa o uso de produtos químicos e de pranchas e pode ser usado até em crianças”, conta. Ligado à eletricidade, segundo a inventora é um produto de fácil manuseio, que permite modelar os cabelos da forma desejada, sem a necessidade de escova ou pente adicional. A criação está patenteada e pretende atingir o público em geral: “Minha intenção é colocar um produto novo no mercado, para facilitar o dia a dia de pessoas que não têm tempo, nem poder aquisitivo, para estar sempre no salão de beleza. Estou aberta a propostas de fabricantes do ramo”.

Serviço:

Empresários interessados em produzir os inventos ou comprar uma das ideias podem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873-3211.

Sobre a Associação Nacional dos Inventores

Tudo começa com uma boa ideia na cabeça.Após o desenvolvimento de um protótipo e a realização de testes, o inventor tem a certeza de que o fruto daquela boa ideia vai melhorar a vida de muitas pessoas. A partir daí, muitos deles se perguntam: “O que fazer agora?”.
A Associação Nacional dos Inventores foi criada exatamente para que as invenções brasileiras sirvam a toda a sociedade e para estimular os inventores a continuar dedicando-se à descoberta de novidades. “Nosso papel é incentivar e popularizar as inovações tecnológicas no País”, afirma o presidente e fundador da entidade, Carlos Mazzei. “Trabalhamos na orientação e regularização das patentes de projetos e na posterior comercialização dos inventos em escala industrial”.

Mazzei, também conhecido como “empresário dos inventores”, dedica-se integralmente à busca pelo reconhecimento dos inventos brasileiros. “Quando se fala em invenção, muitos pensam apenas em projetos ‘malucos’. Eles também existem, mas, anualmente, são desenvolvidos diversos produtos e soluções para os problemas cotidianos”.

Muitos projetos de extrema importância ainda aguardam investidores decididos a produzi-los em escala industrial. Outros já estão no mercado, trazendo bons lucros a quem os criou.
*
*
*
*
*
*
Publicidade:


3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog saúde.Você informações, muitos poderiam escrever algo sobre o implante de cabelo.

    ResponderExcluir
  2. Mas ele permanece por um transplante de cabelo bom, bem feito, operação, microenxertos, e os resultados são espectaculares em pouco tempo você começa o seu cabelo e tomá-lo como antes, o cabelo é removido da área occipital é geneticamente mais forte, que faz o cabelo não cair, crescer como o resto do cabelo,

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de sugerir um tema. Vocês conhecem lipoaspiração a laser? Funciona?

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.