FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MAURICIO DE SOUZA PARTICIPA DA FESTA DA INDEPENDENCIA EM XANGAI

O cartunista e escritor Mauricio de Sousa participou, na China, das comemorações do Dia da Independência realizada pela Apex-Brasil no Pavilhão do Brasil, na Expo Xangai. Crianças de três escolas e filhos de chineses e brasileiros que moram na cidade se integraram aas atividades que envolveram exibição de filmes, desenhos, lanche e muitas brincadeiras.

A sala Vip do Pavilhão foi toda decorada com artesanato brasileiro, almofadas coloridas e balões, transformando o ambiente num espaço literário para que Mauricio pudesse mostrar sua habilidade e interagir com crianças de 4 a 14 anos de idade. Depois de desenhar para elas, e com elas, Mauricio autografou seus gibis, traduzidos para o chinês, e atendeu a pedidos especiais, como desenhar a Mônica com o Haibao - mascote da Expo Xangai.

Além dos gibis, as crianças ganharam bonequinhos da Turma da Mônica e deram a Mauricio um quadro com uma tapeçaria retratando pandas e florestas da China. A atividade "Desenhando com Mauricio" contou com o patrocínio da Huawei, empresa chinesa de equipamentos de telecomunicação.

A Vale, patrocinadora oficial do Pavilhão do Brasil, levou para a Expo Xangai crianças das cidades de in Ya An, Hui Li e Guang Yuan localizadas na província de Sichuan. A região, situada no centro-oeste da China, foi atingida por um terremoto em 2008 que soterrou dezenas de escolas no momento em que professores e estudantes estavam em sala de aula. A Vale participa de projeto Hope School da China Youth Development Foundation, que desde então vem apoiando a construção de escolas bem como atividades realizadas em pela rede educacional de Sichuan.

O programa de Mauricio de Sousa na China, organizado pela Apex-Brasil, envolve ainda palestra e workshop para estudantes universitários na Shanghai Normal University. O cartunista dividirá o auditório com o professor Mei Zihan, diretor da Children's Literature Research Institute e
Membro da Associação de Escritores da China, bem como autor de livros infantis. Assim como Mauricio, o escritor chinês se inspirou em sua filha ao escrever livros, retratando-a em The Story of a Daughter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.