Dermatologia para todos
Tour de prevenção ao câncer da pele percorrerá 10 cidades do litoral e do interior do Brasil
Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele conta novamente com o apoio La Roche-Posay para atendimento gratuito à população
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio exclusivo da La Roche-Posay, promove, de 4 de setembro a 5 de dezembro, o segundo tour de prevenção ao câncer da pele. O caminhão equipado com dois consultórios percorrerá 10 mil quilômetros entre o litoral e cidades no interior para oferecer atendimento gratuito e alertar para a importância da prevenção ao tipo mais comum de câncer no País. Dos 120 mil novos casos registrados por ano de câncer da pele, cerca de 5% são melanomas, os principais responsáveis por mortes dos pacientes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O roteiro do caminhão inclui Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Goiânia, Brasília e Campinas. Nos consultórios, equipes médicas realizarão diagnósticos a partir do exame de sinais, pintas e manchas. Apresentando suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito nos serviços credenciados de cada estado.
No primeiro tour realizado em 2009, o caminhão itinerante percorreu 15 mil km e 13 cidades. Nas quase três mil consultas realizadas, foram detectados 220 casos de câncer da pele, sendo 10% de melanoma, forma mais grave da doença. "A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele, daí a necessidade de utilização da devida proteção contra os raios UV (UVA e UVB). Países como o Brasil estão mais suscetíveis a esse tipo de doença, daí a importância de oferecer orientação à população", ressalta a dermatologista Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha.
Dr. Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca a participação voluntária dos médicos como fundamental para o sucesso do tour: "Num país carente de políticas públicas de saúde, os dermatologistas decidiram fazer a diferença e se empenham para vencer a batalha contra o câncer da pele", acrescenta o especialista.
"A La Roche-Posay orgulha-se em participar ativamente da campanha da SBD através do Tour de Prevenção ao Câncer da Pele. Prevenir é sempre a melhor opção e a La Roche-Posay investe constantemente em pesquisas para oferecer as melhores soluções para a proteção da pele", afirma Caroline Collier, diretora da marca no Brasil.
CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE
Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha que já atendeu mais de 350 mil pessoas em 11 anos se tornou um importante instrumento contra o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. Os números são expressivos: somente em 2009 foram mais de 34 mil pacientes atendidos num só dia por 3.571 dermatologistas, em 167 postos espalhados por 108 cidades de 24 estados. Tal magnitude, possível graças ao envolvimento voluntário dos profissionais e de instituições médicas ligadas à SBD, credenciou a campanha a entrar para o Guiness Book. "Esse é um resultado que foi perseguido e conquistado com o intuito de dar visibilidade e credibilidade às ações desenvolvidas pela SBD", afirma Dra. Selma.
Durante o atendimento, os pacientes respondem a um questionário que serve como referência para os médicos acompanharem o desenvolvimento da doença no Brasil. A campanha de 2009 revelou um índice alarmante: quase 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que ficam expostas ao sol sem qualquer tipo de proteção. Como consequência desse comportamento, um em cada dez entrevistados apresentou a forma mais grave da doença.
A campanha revelou ainda outros dados preocupantes: em cidades litorâneas como o Rio de Janeiro usa-se menos protetor solar do que numa cidade sem praia como Brasília; e somente 16% das pessoas com pele negra se protegem do sol, mesmo com o avanço do número de casos registrados em pessoas de pele escura. Para os especialistas, só se pode enfrentar a alta taxa de incidência de câncer de pele na população brasileira com um trabalho sistemático de conscientização e de alerta para os riscos da doença.
A campanha de 2010 será no dia 27 de novembro, quando 250 postos de atendimento em todo o País estarão prontos para receber 35 mil pacientes.
ROTEIRO DO TOUR - ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 16H
LOCAL
DATAS
Congresso Brasileiro - RJ
4 a 7 de setembro
São Paulo
11 e 12 de setembro
Belo Horizonte
18 e 19 de setembro
Cuiabá
25 e 26 de setembro
Porto Alegre
16 e 17 de outubro
Florianópolis
23 e 24 de outubro
Curitiba
6 e 7 de novembro
Goiânia
13 e 14 de novembro
Brasília
20 e 21 de novembro
Rio de Janeiro
27 e 28 de novembro
Campinas
4 e 2 de dezembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.