FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

População em situação de rua ganha mais um Espaço de Convivência em São Paulo

Secretaria de Assistência Social anunciou a inauguração de outros dois Espaços de Convivência na Capital

Compromissada com a questão social, a prefeitura de São Paulo inaugurou mais um Espaço de Convivência para pessoas em situação de rua. Localizado no bairro de Santa Cecília, região central da cidade, o espaço faz parte do plano de expansão dos serviços direcionados à população de rua da Secretaria Municipal de Assistência Social.

"Este local é mais um avanço extraordinário na área da Assistência Social. Aqui respiramos solidariedade e respeito a moradores de rua e transmitimos para a cidade de São Paulo o nosso compromisso com a questão social. A nossa ideia é consolidar a rede de albergues, oferecendo melhores condições, alimentação adequada, pernoite, café da manhã e investir para ampliar os espaços de convivência e deixar as abordagens mais eficientes para atrair a população de rua para mais perto do poder público", afirmou o prefeito Gilberto Kassab.
O Espaço de Convivência Santa Cecília tem capacidade para atender 200 pessoas diariamente, oferece nove banheiros equipados com chuveiros, sendo um adaptado para deficientes, serviço de barbearia e cabeleireiro e uma oficina para recuperação de roupas. Três computadores também estão disponíveis para os usuários - que serão orientados por educadores da entidade parceira, Sociedade Amiga Esportiva Copacabana - Jardim Ângela. Uma mesa de tênis de mesa, uma de pebolim, tabuleiros de dama e xadrez, peças de dominó e uma brinquedoteca completam a estrutura do local.

Uma equipe multidisciplinar com 20 profissionais estará à disposição dos usuários para orientá-los sobre os serviços da rede socioassistencial, como a inclusão em programas de transferência de renda, capacitação para o mercado de trabalho, obtenção de documentos, entre outros.
A secretária de Assistência Social, Alda Marco Antonio, anunciou a intenção da Prefeitura em ampliar o atendimento diurno a moradores de rua com a inauguração de mais dois Espaços de Convivência, um na Mooca e outro na Bela Vista. "Faltava atendimento diurno para a população em situação de rua e, como tivemos uma experiência positiva com as tendas na região do Parque Dom Pedro, decidimos estender esse tipo de serviço aqui para Santa Cecília. Este endereço está próximo do Minhocão, onde muitas pessoas pernoitam, então a nossa expectativa é que o fluxo aqui seja grande", esclareceu a secretária.

Além disso, a secretária relembrou que os albergues da cidade têm capacidade para atender até dez mil pessoas por noite, mas apenas sete mil vagas tem sido preenchidas diariamente. O Espaço de Convivência Santa Cecília fica na Rua General Marcondes Salgado, 106, e funciona das 8h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.